10 VEGETAIS que você só precisa comprar uma vez, plantar e ter sempre!


A gente está acostumado, nos tempos modernos em que há um supermercado em cada bairro, a comprar tudo o que precisamos para a nossa alimentação diária. Mas, sempre é possível a gente aprender, ou reaprender, os bons usos antigos, certo? E, na área das plantas de comer tem muito o que se possa fazer para comprar só uma vez. Veja aqui 10 exemplos:

  1. Alface
  2. Cebolinha, salsinha e coentro
  3. Aipo, endro, funcho ou erva-doce
  4. Cebolas
  5. Alho
  6. Gengibre e cúrcuma
  7. Batatas de todo tipo
  8. Manjericão
  9. Alho-poró
  10. Abacate

Bom, a coisa começa assim:

Um dia de primavera, por exemplo, você vai à feira e compra alface, cheiro-verde, cebola, batata, aipo, cenoura, abacate, mamão, alho, gengibre, cúrcuma, manjericão, tudo fresquinho e bem saudável.

Em um canto do seu jardim ou varanda você até já tem o composto gerado durante o ano anterior. Então, prepara uma terra orgânica bem equilibrada, do jeito que as plantas gostam.

Até tem um pedaço de chão com sol, ou vasos grandes na varanda, uma jardineira na janela da cozinha e, sim, uma prateleira meio-sol, meia-sombra, pertinho da cozinha ou mesmo dentro dela.

E a vontade de plantar, claro. É quanto baste!

CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS

Vamos ver, abaixo, o que se poderá fazer de bom para perpetuar essas compras?

Alface

Qualquer tipo de alface vai continuar a se reproduzir se você cortar as folhas deixando o caule intacto e, mantendo este em um pote de água até enraizar – coloque o pote na prateleira. Quando enraizar, replante a cabeça de alface em um vaso qualquer, não precisa ser fundo, com uma mistura de 50% terra orgânica e 50% areia grossa.

A partir desse momento, alface gosta de sol e água boa, de preferência, sem molhar demais as folhagens. Seu pé de alface crescerá, soltando folhas e você poderá colher só o quanto vai precisando. Quando aparecer o botão floral, corte-o fora antes de florescer para seguir o desenvolvimento vegetativo ou, se preferir, deixe florescer, gerar sementes.

Com sementes novas você também poderá dar continuidade à sua horta-salada-de-vaso, certo? Um cuidado ou dois: o leite da alface pode irritar sua pele ou causar alergias então, use uma luva para cuidar da planta.

Poderão aparecer lagartas, mosquinhas ou outros bicharocos buscando seu pé de alface suculento então, em volta dele plante alhos, cebolas, salsinhas e coentro, ótimos espantadores de bichos em geral.

Cebolinha, salsinha e coentro

cebolinha

O nosso cheiro-verde! Sempre prefira comprar do maço de cheiro-verde que tenha raízes e, se puder escolher, pegue aquelas plantas com raízes mais grossas, mais desenvolvidas. Quando for usar, corte as folhas. Deixe as raízes em um pote com água (na tal prateleira meia-luz, na cozinha), vá trocando a água com frequência e usando as folhas que continuarão crescendo por um tempo mais.

Ou então, corte as raízes, com alguns centímetros de folhas, plante em vasos individuais, ou jardineiras alongadas, com terra adequada para cada tipo de planta. Em geral, toda planta de horta gosta de terra adubada e bem drenada pois, não dá jeito viver com o pé na lama e as raízes afogadas, sem poderem respirar, não é?

Aipo, endro, funcho ou erva-doce

Essas 4 plantas deliciosas, das quais nós aproveitamos caule, folhas e sementes em saladas, sopas e muito mais, você pode reproduzir (fazer crescer) a partir do enraizamento da base, desde que tenha um pouco do miolo de onde saiam as raízes. Corte os caules e folhas que vai usar deixando a base com até 10 cm.

Coloque diretamente na terra e mantenha esta umedecida até os caules recomeçarem a crescer (isso indica que já enraizou). Depois do enraizamento, mantenha um sistema de regas equilibrado de acordo com a umidade e chuvas da sua região.

Esses são vegetais rústicos, que aguentam um período de seca, gostam do sol pleno e não desagradam das chuvas mas, não toleram encharcamento do solo.

Cebolas

Cebolas não podem faltar na mesa do brasileiro e você poderá ter sempre cebola em casa, à mão de usar, se aproveitar as bases, ou o miolo, para reproduzi-las vegetativamente.

Primeiro deixe as cebolas enraizarem bem colocando as bases em um pote com água – troque a água com frequência para que esta não apodreça dificultando o processo.

Quando enraizar, você poderá plantar suas cebolas no local definitivo. Mas, você também poderá pegar aquela cebolinha que ficou no fundo da cesta e enraizou sozinha, em ambiente escuro e mais úmido, e plantar no vaso.

As folhas da cebola logo começarão a crescer e poderão ser usadas em saladas, sopas e tudo o mais. Se quiser esperar para ter cebolas inteiras, deixe que o ciclo se complete – dependendo da variedade esse tempo é de 1 a 2 anos, entre crescimento, formação dos bulbos, floração e produção de sementes. Mas, se você tiver espaço, vai valer a pena. Mas, se você quiser só ter as folhas das cebolas, veja essa alternativa de plantar em garrafão de pet onde você abriu janelinhas.

Veja o video abaixo sobre como plantar cebola.

Alho

alho

O alho é que nem a cebola, não pode faltar na nossa cozinha, costumes tão antigos que a gente nem sabe de onde eles vêm, não é? Nosso uso de tanto alho e cebola, assim como do cheiro-verde, tem a ver com as heranças ibérico-lusitanas, mediterrânicas e também árabes (afinal a região ficou sob domínio mouro durante 700 anos, diz a história).

Só não abuse porque o alho também tem suas contra-indicações. Então, para ter alho sempre escolha alguns dentes, dos mais cheios e bonitos, e plante em um vaso, com o biquinho para cima. Faça toda uma jardineira de alhos e a coloque ao sol pleno, no sentido do vento, para proteger seus outros vasos (o odor do alho espanta de tudo, não só aos vampiros) ou então, faça bordadura de alhos, e cebolas, no seu jardim. Só não plante alho ou cebola com batata ou tomate que essas são antagônicas.

No caso do alho também fica legal fazer uma garrafa cheia deles para usar as folhas, veja no vídeo a seguir:

Gengibre e cúrcuma

Gengibre e cúrcuma são facílimos de se reproduzir em casa. Pegue um pedaço de cada raiz e deixe brotar dentro de um vaso com terra úmida. Escolha vasos amplos pois esses vegetais têm que ter espaço para crescer dentro da terra.

As folhas, verdinhas, e as flores, são muito bonitas esteticamente e cheirosas, atraindo abelhas e outros polinizadores. Quando estiverem bem grandes, separe pedaços da raiz para usar.

Batatas de todo tipo

©Jonathan Kemper/Unsplash

Batata-inglesa, batata-doce, inhame e taro. Qualquer um desses tubérculos tão saborosos e necessários à nossa vida podem ser plantados em vasos ou no jardim. Para tanto, basta você escolher alguns tubérculos saudáveis, sem machucados, e colocar na terra. As batatas e as batatas-doces você pode até cultivar em um saco com terra, veja as 10 MANEIRAS DE SE CULTIVAR BATATA-DOCE EM CASA

e taro, no jardim, em um canto de sombra e bastante umidade no solo.

Manjericão

O manjericão solta raízes nas folhas quando estas são mergulhadas na água por uns dias. Quando aparecerem as raízes, coloque cada folhinha em um vaso. Aí você poderá cuidar da muda até que ela esteja em condição de ser transplantada para o solo (com 15 a 20 cm de altura) ou deixar crescer no vaso mesmo.

A mesma técnica poderá ser usada para a sálvia, o alecrim, a arruda, o capim-santo e muitas ervas medicinais diferentes.

Alho-poró

Esta é mais uma das plantas fáceis de se reproduzir pela base. Corte as folhas do alho que comprou e use nas suas receitas preferidas Deixe a base dos alhos-poró em um copo com água até enraizar. Transfira suas plantas para um vaso, fundo.

Abacate

abacate

Abacate ou mamão são frutas fáceis de se plantar. Retire a sementes daquele abacate delicioso que você comprou na feira, coloque-a em um copo com água, apoiado em palitos para que só a base toque a água do copo. Quando surgir o broto e a raíz, transfira para o quintal (se for do abacate manteiga) ou para um vaso grande (desde que seja do abacate miúdo, de casca escura).

O abacateiro, da espécie que for, precisa de outros no entorno para conseguir frutificar, umidade no ar e calor de sol a pleno. Vai demorar uns 6 anos mas você terá seus abacateiros produzindo, com certeza.

Já o mamão cresce bem mais rápido. Semeie as sementinhas diretamente no chão, ou em vaso, mantenha a umidade do solo e espere. Em menos de 2 anos você terá mamão para dar e vender, se quiser.

Talvez te interesse ler também:

Como cuidar da costela-de-Adão e ter essa planta sempre linda

Glicínias: significado da flor e dicas de cultivo

Como plantar flor-de-lótus. Sim, é possível ter lótus em casa!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...