Glicínias: significado da flor e dicas de cultivo


Se você já viu uma Glicínia, a “Flor da Ternura”, certamente sabe do encantamento e da exuberância que essa planta tem. Já quem não a conhece, poderá se encantar só de observar as imagens e aprender sobre ela.

É uma pena que não dá para sentir o cheiro pela leitura, mas quem a conhece sabe: além de belíssimas, as Glicínias têm um perfume marcante e envolvente.

Glicínias representam romantismo, misticismo e magia. São dignas de um conto de fadas! Por isso, ela cai muito bem em decorações de casamentos, festas e eventos, crescendo sobre pérgolas e caramanchões.

Ficou encantado ou encantada, mas não tem espaço para plantar? Calma! Também é possível plantar glicínia em vaso! Mas para isso são necessários alguns cuidados.

Vamos aprender tudo isso?

Mas atenção! Leiam o artigo até o fim, pois apesar de bela e exuberante, as sementes de Glicínias são venenosas! Por isso, mantenham as crianças e os pets longe delas!

Significados da Glicínia

Glicínia significa “Ternura” e não é à toa que este nome foi dado à esta belíssima trepadeira ornamental de várias espécies.

Originária do Japão e da China, a Glicínia também é conhecida popularmente como wistéria-japonesa e wistéria-chinesa. Já os nomes científicos mais comuns são Wisteria sp, Wisteria frutescens, Glycine sp, Kraunhia sp.

O nome comum Wisteria se refere a esse gênero de plantas do qual atualmente existem 10 espécies, todas floridas. O gênero faz parte da família Fabaceae, das leguminosas.

Além da exuberância das suas mais variadas espécies, as Glicínias simbolizam um certo romantismo, pois eram utilizadas por gregos e romanos com o intuito de preservar o amor conjugal.

A Glicínia possui também um significado importante no budismo, onde seus ramos são pendurados na cabeça em sinal de humildade, respeito e sinceridade em referência ao Buda.

A flor da Glicínia é um símbolo de brilho e transitoriedade da existência, pois tudo muda constantemente. Isso quer dizer que devemos apreciar cada momento e praticar sempre a gratidão.

Sua cor violácea nos remete à espiritualidade, suas flores carregam o significado de devoção que transcende a morte.

Para os japoneses, Glicínias são símbolo de boa sorte, sucesso e longevidade.

Na linguagem das flores, Glicínias representavam desejo ardente e paixão irresistível. O recado dado era: “eu me agarro em você”.

Significados de acordo com a cor das flores

Apesar de a cor preponderante ser violeta, Glicínias podem ter nuances coloridos com significados diversos, de acordo com a cromoterapia. Por exemplo:

  • Branco: Cura, pureza, saúde, juventude, renascimento e luto.
  • Malva: Paixão, beleza oculta, intelecto e sagacidade e devoção.
  • Rosa: Inocência, amor platônico, romance em desenvolvimento e alegria.
  • Lavanda: Delicadeza, refinamento, graça, riqueza, espiritualidade e realeza.
  • Sky Blue: Inspiração, riqueza, inteligência, crescimento, desenvolvimento e ambição.

Uma trepadeira exuberante

Assim como a Jade (Strongylodon macrobotrys), a Glicínia (Wisteria floribunda) é uma trepadeira exuberante que fica linda em estruturas como pérgolas e caramanchões, pois suas flores coloridas ficam pendentes dando um charme a qualquer ambiente.

É uma planta que precisa de tempo e espaço para esplandecer. Plantada a partir das sementes pode demorar de 10 a 15 anos para florir. Mas as compradas nos viveiros, reproduzidas por estacas, podem levar de 2 a 5 anos para florescerem após o plantio. No entanto, o plantio, a poda e os cuidados adequados podem acelerar o processo de floração.

A Glicínia floresce no outono-inverno com flores arroxeadas ou brancas, veja mais sobre ela no vídeo do canal Seja Natureza.

Os vários tipos e cores

A Glicínia é um tipo de trepadeira com folhas grandes, finas e com flores roxas claras, raramente brancas, que ficam pendentes cerca de 30 cm de comprimento para baixo. Seus frutos são vagens de feijão, cujo comprimento é de até 15 cm e no seu interior possui várias sementes.

Existem vários tipos de Glicínias, cujos nomes variam de acordo com a região e tipo de floração:

  • Wisteria chinesaSurgiu nas florestas montanhosas do leste da China, mas também aparece no Japão e na Europa. É uma videira de 15 a 25 metros de altura, com hastes de 25 a 40 cm de diâmetro na base, giram no sentido anti-horário e a casca tem o tom cinza escuro.
  • Wisteria floribundaComo o próprio nome já diz, esse tipo de Glicínia possui flores abundantes e grandes (40 a 60 cm de comprimento). Por isso são muito utilizadas na jardinagem, além da folhagem exuberante e variação de cores.
  • Wisteria lianaOriginal do Japão, atinge 10 m de altura, onde as folhas já são mais sobressalentes do que as flores, pois elas se mesclam.
  • Wisteria japonesaTambém é originária do Japão, porém é menos decorativa do que as outras espécies. No entanto, isso não faz dela menos bela que as outras. O único porém é que ela é menos resistente ao frio e demora 10 anos para florescer. Diferente da chinesa que floresce com três.
  • Wisteria shrubbyEsta é originária da América do Norte e tem característica mais arbustiva. Assim como a liana e a japonesa, ela não fica pendente, mas é menos comum, pois contém mais folhas e as flores são azul-violeta.
  • Glicínia de grãos grandes – É um tipo parecido com a shrubby e também é da América do Norte. No entanto, suas flores ficam mais pendentes do que a anterior. Uma característica desse tipo de Glicínia é que ela é mais resistente ao frio do que as outras.

Características da planta e como plantar

Vimos que a Glicínia possui vários tipos e espécies diferentes, mas a característica mais comum entre elas é a beleza exuberante, possibilitando diversas opções de decoração e harmonia de ambientes externos.

Além disso, ela possui um aroma único e marcante que transmite um ar de romantismo ou simplesmente causa uma sensação agradável a quem consegue sentir o seu perfume e admirar a sua beleza.

No entanto, para ter um exemplar desta planta é necessário ter alguns cuidados. Por isso, vamos aprender como plantar e como cuidar, pois a Glicínia é muito sensível e carece de condições ideais para o cultivo.

O solo deve estar devidamente úmido, mas não encharcado e a terra deve ser adubada com húmus de minhoca. Além disso é necessário que ela tenha uma boa drenagem para evitar o afogamento da planta.

As Glicínias requerem muito nitrogênio no solo, o que é facilmente encontrado na matéria orgânica. Por isso, outra recomendação é a de misturar um quarto de farinha de semente de algodão para fornecer uma liberação de nutrientes mais duradoura e balanceada, deixando a terra boa para o plantio.

Após estas primeiras instruções, vamos ao passo a passo:

  1. Faça buracos na terra com aproximadamente o tamanho das raízes da planta e o dobro de sua largura;
  2. Mantenha uma distância mínima de 2 metros entre um buraco e outro, pois as raízes da Glicínia precisam de espaço;
  3. Coloque as plantas nos buracos feitos na terra e preencha os espaços com terra adubada.

A melhor época para o plantio da Glicínia é durante a primavera e o inverno. Deve-se escolher um lugar aberto e que não seja coberto por outras plantas, pois a Glicínia precisa de espaço para crescer e ela precisa de Sol, o que pode ser privado à ela caso tenham outras plantas por perto.

Outra dica importante é a de plantá-la em lugares altos, se possível sobre estruturas resistentes para que ela possa crescer e se esparramar por elas, dando aquele aspecto de decoração agradável e natural.

Foto @larisabirta

Para cuidar da Glicínia, recomenda-se os seguintes cuidados

  • O plantio deve ser feito antes que comece a floração e a planta deve ser protegida de qualquer frio intenso, podendo ser coberta com um lençol e colocando uma luz de baixa voltagem próximo a ela;
  • Durante a primavera, adube os arredores da planta com compostos orgânicos e restos de folhas;
  • No inverno, jogue um pouco de farinha de ossos e fósforo sobre a terra, pois essa mistura é essencial para o florescimento das Glicínias;
  • Em caso de escassez de chuva, regue semanalmente.

A poda é essencial para o florescimento da Glicínia, mas ela deve ser feita respeitando algumas condições:

  • Realize a poda sempre no fim do inverno
  • Remova os brotos e restos de florescimentos passados, deixando apenas alguns brotos por galho
  • Durante o verão, após a queda das folhas, realize novamente a poda sem deixar resquícios velhos que possam atrapalhar a planta
  • Remova também os brotos velhos que não floresceram na primavera
  • A poda no verão pode ser feita sempre que necessário, pois ela é necessária para retirar brotos velhos e mortos que atrapalham o crescimento dos novos e sadios

Como plantar Glicínias em vasos

Se você se encantou com essa planta, mas não tem condições nem espaço para plantar uma no seu jardim, veja essa sugestão de plantar a “Flor da Ternura” em vaso:

  1. Pegue um vaso médio de barro e faça uma camada de pedras, a camada será essencial para evitar a retenção de água na terra e evitará o afogamento da planta;
  2. Coloque terra preta sobre as pedras;
  3. Faça um buraco de aproximadamente 5 cm no meio da terra;
  4. Se possível, embebe a base da planta com hormônios para facilitar o crescimento das raízes e ajudar na fixação da planta no vaso;
  5. Coloque a Glicínia no buraco e preencha o espaço vazio com terra apertando firmemente para garantir a estabilidade da planta;
  6. A hidratação da Glicínia nesse primeiro momento é essencial para ajudar no crescimento das raízes, por isso regue sempre sua planta.

ATENÇÃO TOXIDADE!

Uma última dica é a de tomar cuidado com as sementes da Glicínia, pois elas são venenosas! Se você tem crianças por perto, fique alerta e avise-as sobre os perigos de colocar as sementinhas da Glicínia na boca.

A ingestão dessas sementes em adultos não causa muitos problemas, mas para crianças e pets elas podem ser mortais!

Fontes:

  1. algarve blogspot
  2. mulher virtual
  3. universo das flores
  4. petal republic
  5. casa umcomo
  6. madlovefarms
  7. pianteefioriditalia

Talvez te interesse ler também:

HELICÔNIAS: VARIEDADES E ESPÉCIES. COMO PLANTAR E CUIDAR DELAS?

BASTÃO-DO-IMPERADOR: QUE PLANTA MAIS LINDA! VAMOS PLANTAR?

COMO FAZER ADUBO VEGANO E TER COMPOSTAGEM ORGÂNICA E CASEIRA, HORTA E POMAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...