1° de outubro Dia Mundial do Vegetarianismo – A vida não se comemora com a morte

Bem-vindo outubro, o mês mundial do vegetarianismo! E hoje, 1° de outubro, é o World Vegetarian Day, uma data que promove o amor e o respeito aos animais durante todo o mês, e que culmina com o 1° de novembro, o Dia Mundial do Veganismo!

A data foi criada pela North American Vegetarian Society em 1977, e endossada pela International Vegetarian Union no ano seguinte.

Mas todo dia é dia para ser vegetariano e, quem sabe, vegano.

A diferença entre as dietas? No vegetarianismo, produtos de origem animal são “permitidos”: ovos, leite e seus derivados.

Já o veganismo exclui qualquer tipo de alimento e produto de origem animal, por uma questão ética, pela não exploração animal e pela consciência de que animais são seres sencientes (capazes de sentir, assim como nós).

Por que ser vegetariano?

Muita gente escolhe o vegetarianismo por questões de saúde, outros por questões econômicas (contra as gigantes da produção alimentícia).

Há também quem tenha a consciência de que o consumo de carne está ligado ao desmatamento e à geração de gases de efeito estufa na atmosfera, o que causa o aquecimento global e todo o desequilíbrio que temos visto no meio ambiente.

Mas a causa animal é um dos fatores mais fortes para quem decide por parar de comer carne. Porque carne é morte, é dor, é sofrimento e é um monte de energia negativa que se coloca pra dentro.

O vegetarianismo geralmente é uma passagem para o veganismo àqueles que amam os animais. Mas muitos seguem vegetarianos comendo ovos de galinhas felizes e leite de vacas bem cuidadas.

Tudo pode ser! O importante é o amor e o respeito à vida, imperarem em nossos corações.

E hoje, se você ainda não é vegetariano mas é simpatizante da causa, força! Comemore e tire a carne do prato. Tua saúde agradece, mas principalmente teu espírito.

Comemore!

Feliz Dia Mundial do Vegetarianismo para você! A vida não se festeja com a morte!

Talvez te interesse ler também:

Joker contra o especismo: Joaquin Phoenix lembra que somos todos animais, e nos convida ao veganismo

Consumo de carne e doenças: mais um motivo para rever seus hábitos alimentares

O consumo de carne provoca câncer: o alerta chocante vem da OMS

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.

Veja Também

foie gras

Receita de foie gras vegano: chefs e gastrônomos, chega de crueldade!

O foie gras é um prato da culinária francesa que envolve crueldade com patos e …