Conhecendo as principais dietas: vegana

principais dieta vegana

A dieta vegana faz parte de uma filosofia de vida baseada no respeito ao direito dos animais. Os veganos procuram evitar a exploração animal, não só na alimentação mas também na vestimenta, adornos, medicamentos, cosméticos, limpeza, entretenimento, visando o fim da apropriação dos animais pelo homem para o trabalho, caça, confinamento e toda outra ação que envolva a exploração da vida animal.

No Brasil, o veganismo começou a ser difundido na década de 90 e de lá para cá vem se expandindo, demandando até um nicho específico de mercado. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba há restaurantes, sorveterias e lojas especializadas onde os adeptos conseguem encontrar produtos de higiene, cosméticos, alimentícios e têxteis 100% cruelty free.

Do ponto de vista nutricional, ao se falar sobre dieta vegana, a primeira preocupação que surge se refere à ingestão de proteínas e vitaminas. Com um planejamento nutricional adequando, uma dieta vegana é capaz de fornecer toda proteína, ferro e cálcio necessário ao organismo humano em qualquer fase da vida, desde infância até a velhice.

As fontes vegetais de proteína podem fornecer todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita, mas é necessário uma grande variação delas, como exemplo as leguminosas e as oleaginosas. Os alimentos vegetais são sempre muito ricos em ferro e cálcio e apresentam menos calorias, menos gorduras e maior quantidade de fibras do que os alimentos de origem animal que contém estes mesmos nutrientes.

No entanto, as dietas veganas mal planejadas podem ser pobres em vitamina B12, pois os alimentos vegetais não contém valores necessários de vitamina B12 ativa. A deficiência desta vitamina é potencialmente grave, podendo causar anemia megaloblástica, degeneração do nervo e danos neurológicos irreversíveis. Para solucionar essa deficiência é necessário a utilização de suplementos da vitamina, que pode ser obtida através de fontes sintéticas.

A dieta vegana também apresenta vantagens à saúde. De acordo com o guia de Nutrição para Americanos de 2010 - um relatório emitido pelo Departamento de Agricultura Americano e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos Americano - e outros estudos, a dieta vegana é associada a baixos níveis de obesidade e risco de doenças crônicas degenerativas como diabetes, problemas cardiovasculares e vários tipos de câncer, principalmente do intestino grosso e da próstata.

Go Vegan!

Além de um hábito alimentar, o veganismo é uma maneira de viver e consumir de forma consciente com relação aos direitos dos animais e o impacto ambiental que a exploração animal corrobora. Por mais que pareça “radical” muitas pessoas seguem saudavelmente esse modo de vida: Thom Yorke – vocalista da Banda Radiohead é adepto ao veganismo, assim como Joaquin Phoenix – ator; Patrik Baboumian – atleta fisiculturista; Nick Diaz – lutador peso médio de MMA.; Olivia Wilde – atriz; Luisa Mell – apresentadora e ativista; Mac Danzig – lutador peso leve de MMA; Daniel Meyer – atleta e ativista; Jared Leto – ator e músico; Ellen Degeneres – apresentadora; e vários outros famosos e anônimos por aí.

Leia também:

seta

A DIETA VEGANA EM NÍVEL OLÍMPICO

setaOS 10 MELHORES ATLETAS VEGANOS DO MUNDO

setaCONHECENDO AS PRINCIPAIS DIETAS: VEGETARIANA

Fonte fotos: freeimages.com