O que significa ser vegano? Conheça a dieta vegana (veganismo)


A dieta vegana faz parte de uma filosofia de vida baseada no respeito ao direito dos animais. Os veganos procuram evitar a exploração animal, não só na alimentação mas também na vestimenta, adornos, medicamentos, cosméticos, limpeza, entretenimento, visando o fim da apropriação dos animais pelo homem para o trabalho, caça, confinamento e toda outra ação que envolva a exploração da vida animal não humana.

No Brasil, o veganismo começou a ser difundido na década de 90 e de lá para cá vem se expandindo, demandando até um nicho específico de mercado. Nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, mas devagar também nas pequenas, cada vez mais há restaurantes, sorveterias e lojas especializadas onde os adeptos do veganismo conseguem encontrar itens de higiene, cosméticos, produtos alimentícios e têxteis 100% cruelty free.

Vegano com saúde

Do ponto de vista nutricional, ao se falar sobre dieta vegana, a primeira preocupação que surge se refere à ingestão de proteínas, vitaminas e outros nutrientes fundamentais. Com um planejamento nutricional adequado, uma dieta vegana é capaz de fornecer toda proteína, ferro, cálcio e outros nutrientes necessários ao organismo humano em qualquer fase da vida, desde a infância até a velhice.

As fontes vegetais de proteína podem fornecer todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita, mas é necessário uma grande variação delas, como exemplo as leguminosas e as oleaginosas. Os alimentos vegetais são sempre muito ricos em ferro e cálcio e apresentam menos calorias, menos gorduras e maior quantidade de fibras do que os alimentos de origem animal que contém estes mesmos nutrientes. Mas é preciso saber combinar os alimentos para obter todos os nutrientes necessários, além de garantir uma boa absorção deles pelo organismo.

Dietas veganas mal planejadas podem ser pobres em vitamina B12, pois os alimentos vegetais não contêm valores necessários de vitamina B12 ativa. A deficiência desta vitamina é potencialmente grave, podendo causar anemia megaloblástica, degeneração do nervo e danos neurológicos irreversíveis. Para solucionar essa deficiência é necessário a utilização de suplementos da vitamina, que pode ser obtida através de fontes sintéticas.

A dieta vegana também apresenta vantagens à saúde. De acordo com vários estudos, a dieta vegana está associada a baixos níveis de obesidade e risco de doenças crônicas degenerativas como diabetes, problemas cardiovasculares e vários tipos de câncer, principalmente do intestino grosso e da próstata.

Go Vegan!

Além de um hábito alimentar, o veganismo é uma maneira de viver e consumir de forma consciente com relação aos direitos dos animais e o impacto ambiental que a exploração animal corrobora. Por mais que pareça “radical” muitas pessoas veganas famosas seguem saudavelmente esse estilo de vida: Thom Yorke – vocalista da Banda Radiohead é adepto ao veganismo, assim como Joaquin Phoenix – ator; Patrik Baboumian – atleta fisiculturista; Nick Diaz – lutador peso médio de MMA.; Olivia Wilde – atriz; Luisa Mell – apresentadora e ativista; Mac Danzig – lutador peso leve de MMA; Daniel Meyer – atleta e ativista; Jared Leto – ator e músico; Ellen Degeneres – apresentadora; e vários outros famosos e anônimos por aí.

Leia mais:

Talvez te interesse ler também:

Vinho Vegano existe? O que é e como reconhecê-lo

Ceia de Natal Vegana: 15 Receitas para um Natal sem Crueldade!

Leonardo da Vinci: Vegetariano e Defensor dos Animais

Holanda quer ser a 1ª nação vegana! Conheça suas metas!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...