Safra do mês de novembro: abobrinha, manga, melão e muito mais. Confira


É sempre bom saber quais alimentos estão na safra da estação, garantindo a compra de ingredientes mais econômicosnutritivos, saborosos e na sua melhor forma.

Safra de alimentos no mês de novembro

O mês de novembro tem uma grande variedade de frutas refrescantes para o verão, além de muitos legumes e verduras.

As frutas, legumes e verduras têm o período certo para serem colhidos, garantindo alimentos ainda mais frescos e saborosos. Cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, logo, os itens da safra do mês, por exemplo, podem proporcionar um certo tipo de economia e facilidade na hora de escolher as compras.

Na safra do mês de novembro, destacam-se as:

Frutas

  • abacaxi;
  • acerola;
  • banana-nanica;
  • banana-prata;
  • caju;
  • coco-verde;
  • mamão;
  • manga;
  • melancia;
  • melão;
  • pêssego.

Legumes

Verduras

Abobrinha

A oferta de abobrinha no mercado atinge seu pico no mês de novembro. Enquanto o período forte da safra da abobrinha italiana vai de setembro a novembro, a da brasileira se estende de novembro a abril.

No mercado, na prévia da inflação de outubro, o preço do legume caiu 23% em relação a setembro.

Manga

O pico de oferta da manga ocorre entre outubro e dezembro, pois é nesses meses em que há um encontro das safras das duas variedades mais consumidas no país: a palmer e a tommy, segundo dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

A manga palmer começa a entrar no mercado em setembro e vai até dezembro, a tommy inicia o seu período de maior oferta em outubro e segue até fevereiro.

Melão

O melão é uma das frutas que está no auge da safra em novembro. E no Rio Grande do Norte, onde está a maior produção do país.

É uma fruta refrescante por ter muita água e ótima para o pré-verão. Seu período de maior oferta inicia-se em setembro e termina em janeiro.

Pepino

O auge da safra do pepino inicia em setembro, mas o pico vai de outubro a março.

Segundo a prévia da inflação de outubro, o preço do pepino já recuou 9,6 % no mês passado em relação a setembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Menos agrotóxicos

Consumir produtos de época pode ser uma opção mais barata e saudável. Além disso, o consumo de alimentos de época tende a ser mais saudável, pelo menor uso de agrotóxicos em seu cultivo.

Quando os alimentos estão em seu ciclo natural de produção, sem a necessidade de tanto uso de agrotóxico, os alimentos ficam com o seu sabor natural mais acentuado.

Veja no Calendário da feira, como escolher e armazenar alimentos e quais os itens mais fáceis de encontrar nos mercados nesta primavera-verão de novembro.

Talvez te interesse ler também:

Receita especial de Natal: abobrinha com hortelã ao forno 

Frutas brasileiras estão servidas de agrotóxicos proibidos na UE

Em fevereiro tem carnaval e alimentos da estação 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...