Comer Brócolis Pode Prevenir AVC? Novo Estudo Revela Potencial Inesperado


Brócolis medicinal! Mais um motivo para se jogar nesse alimento mágico! Pesquisas recentes indicam que o brócolis, juntamente com outros vegetais da família das crucíferas, pode ser um forte aliado na prevenção e tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, graças ao sulforafano, um antioxidante presente nestes vegetais.

O estudo revelou que o sulforafano tem a capacidade de se unir às plaquetas, potencializando a ação de medicamentos anticoagulantes e podendo não apenas prevenir, mas também melhorar o tratamento de AVCs isquêmicos.

Este composto, o sulforafano, foi estudado em um contexto pré-clínico, examinando sua habilidade de interagir com as plaquetas — elementos cruciais na coagulação sanguínea. Anormalidades nessa função podem levar à formação de trombos, obstruindo o fluxo sanguíneo para o cérebro ou coração, desencadeando um AVC isquêmico.

O estudo

A pesquisa indicou que o uso de sulforafano pode triplicar a eficácia dos tratamentos anticoagulantes disponíveis, sugerindo um avanço significativo na prevenção e terapia de AVCs. Conduzido por uma equipe internacional de cientistas, incluindo pesquisadores da Universidade de Sydney e outras instituições renomadas, o estudo analisou o efeito do sulforafano em plaquetas e na formação de trombos, demonstrando uma redução significativa no risco de coágulos sem aumentar o risco de sangramentos, um efeito colateral comum de anticoagulantes.

Além disso, foi mostrado que, em modelos de camundongos, a adição de sulforafano ao tratamento padrão para AVC isquêmico aumentou a taxa de sucesso do tratamento.

Enquanto isso, na sala de espera… coma brócolis!

Embora ainda seja cedo para afirmar que o consumo de brócolis possa diretamente prevenir AVCs isquêmicos, os resultados preliminares são promissores e abrem caminho para pesquisas adicionais que poderiam levar ao desenvolvimento de novos medicamentos baseados em sulforafano. Além de seus potenciais benefícios na prevenção e tratamento de AVCs, o sulforafano já é conhecido por oferecer outras vantagens à saúde, incluindo ação antiviral, proteção contra certos tipos de câncer e efeitos antidiabéticos.

Com a possibilidade de um medicamento baseado em sulforafano estar disponível em até cinco anos, esta descoberta reforça o brócolis como um superalimento, prometendo benefícios além dos já conhecidos:

O estudo Integrating Phenotypic and Chemoproteomic Approaches to Identify Covalent Targets of Dietary Electrophiles in Platelets foi publicado na revista ACS Central Science, destacando a importância de integrar abordagens fenotípicas e quimioproteômicas para a descoberta de novos tratamentos.

Talvez te interesse ler também:

Câncer da cabeça e pescoço: extrato de brócolis pode prevenir

Brócolis para se desintoxicar da poluição atmosférica

Brócolis – Por que você deveria comer com mais frequência

O que fazer com Talo de Brócolis: Benefícios e Receitas

10 Receitas com Brócolis – Saborosas e Fáceis

Prevenir o câncer de mama com brócolis e brotos de brócolis




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...