Diabetes: brócolis e broto de brócolis para controlar a glicemia


Quem tem diabetes tipo 2 sabe o quão importante é manter uma nutrição justa para o controle do açúcar no sangue. Agora uma nova pesquisa destacou o potencial do brócolis e dos brotos de brócolis para manter normais os níveis de açúcar no sangue.

O que fora descoberto por um grupo de pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, pode abrir portas para novas terapias naturais para o tratamento da diabetes tipo 2. A equipe de pesquisa liderada pelo professor Anders Rosengren demonstrou que um antioxidante encontrado no brócolis (o sulforato) é capaz de abaixar significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Leia mais: GLICEMIA – ALTA E BAIXA: O QUE SÃO E COMO CORRIGI-LAS

Para chegar a este resultado, a pesquisa, publicada na revista Science Translational Medicine, analisou inicialmente ​​cerca de 4.000 compostos usados ​​em medicamentos contra a diabetes, concentrando-se ao final no próprio sulforato (ou sulforafano) presente no brócolis.

O Estudo

Uma amostra com 97 pacientes obesos foi monitorada durante 12 semanas. Nos voluntários experimentou-se um composto à base de sulforato extraído dos brotos de brócolis, comparando-os a um placebo através de um grupo de controle.

O que os pesquisadores conseguiram destacar? Após o experimento, a hemoglobina glicada dos pacientes, (isto é, o indicador da presença de diabetes tipo 2) estava significativamente diminuída.

O concentrado de sulforato revelou-se eficaz em controlar os níveis de açúcar no sangue, uma vez que é capaz de suprimir a produção da glicose e simultaneamente reduzir a produção de enzimas.

A conclusão dos especialistas é que o extrato concentrado de brócolis pode se tornar, no futuro, um suplemento valioso para a glicemia e ser incluído também em medicamentos contra a diabetes.

Brócolis e brotos de brócolis para a nossa saúde

Mas o potencial dos ingredientes ativos nos brócolis não param por aí. Vem-se falando cada vez mais sobre este alimento porque várias pesquisas vêm analisando seus componentes para possíveis aplicações médicas.

Descobriu-se, por exemplo, que o brócolis e seus brotos são capazes de prevenir o câncer de mama. Em particular, os brotos de brócolis contêm isotiocianato, uma substância que tem efeito desintoxicante sobre as células e, a planta madura contém indole-3-carbinol, com efeitos inibidores sobre este tipo de câncer.

Também se fala da chamada “prevenção verde” do brócolis, contra o câncer da cavidade oral, para a saúde do coração, mantendo artérias limpas e para evitar artrites.

Graças à presença do sulforatano, além disso, brócolis e crucíferas em geral, também ajudam a matar as células da leucemia linfoblástica aguda.

Sobre a ação benéfica do brócolis para a nossa saúde, leia também:

PREVENIR O CÂNCER DE MAMA COM BRÓCOLIS E BROTOS DE BRÓCOLIS

COUVE-FLOR E BRÓCOLIS: DOIS VERDADEIROS ALIMENTOS ANTICÂNCER

CÂNCER DA CABEÇA E PESCOÇO: EXTRATO DE BRÓCOLIS PODE PREVENIR

BRÓCOLIS PARA SE DESINTOXICAR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Portanto, em tua mesa não deixe faltar brócolis!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...