Câncer da cabeça e pescoço: extrato de brócolis pode prevenir


Brócolis pode combater o câncer? Claro! A planta já é famosa nas manchetes por suas propriedades anticancerígenas, incluindo o extrato do broto de brócolis, e, em geral, os vegetais crucíferos, reconhecidamente armas naturais contra o câncer de mama. Agora a nova descoberta é que estes alimentos podem oferecer proteção contra os tumores orais, agindo como uma verdadeira “quimioterapia verde“.

Os vegetais crucíferos (couve, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo, entre outras.) têm uma alta concentração de sulforafano, uma molécula natural que ajuda a reduzir os efeitos dos agentes cancerígenos.

Pesquisadores da University of Pittsburgh Cancer Institute, estudaram pessoas que foram curadas do câncer da cabeça e pescoço, mas que ainda tinham um alto risco de desenvolver câncer na boca ou na garganta, e passaram a desenvolver a molécula natural que se encontra nestas verduras, para proteger o revestimento da cavidade oral nestes pacientes com predisposição a desenvolverem tumores.

Através de vários testes em laboratório, os pesquisadores descobriram que o sulforafano reduziu consideravelmente a incidência e o número de tumores. Cientistas posteriormente trataram 10 voluntários saudáveis ​​com um suco de frutas misturado com extrato de broto de brócolis, muito rico em sulforafano. Os voluntários não relataram efeitos adversos e foram detectadas alterações benéficas na mucosa da boca, o que significa que o tecido em risco absorveu a substância.

“Nós chamamos isso de “quimioprevenção verde“, na qual são preparadas simples sementes ou extratos de plantas para prevenir a doença”, explicou Julie Bauman, coordenadora o estudo.

De acordo com os pesquisadores, resultados semelhantes são convincentes o suficiente para se pedir um ensaio clínico no qual 40 voluntários curados do câncer da cabeça e pescoço sejam recrutados para ajudarem na pesquisa.

Leia também: Brócolis para se desintoxicar da poluição atmosférica




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...