Kani Kama: o que é, do que é feito e porque você NÃO deve comer


O Kani Kama é um alimento bastante popular na culinária japonesa. É conhecido por imitar o sabor e a textura da carne de caranguejo, sendo uma opção mais acessível e prática. No entanto, é importante entender do que o Kani Kama é feito e por que seu consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.

O que é o Kani Kama?

O Kani Kama, também conhecido como “palitos de caranguejo”, é um produto alimentício que imita a carne de caranguejo. No entanto, é importante ressaltar que o Kani Kama não é carne de caranguejo real, mas uma imitação feita com ingredientes processados, ou seja, é um alimento “fake”.

Do que é feito?

O ingrediente principal do Kani Kama é o surimi, um tipo de pasta de peixe que passa por um processo de transformação para obter uma textura firme e elástica. O surimi é geralmente feito a partir de peixes brancos de carne macia, como o peixe panga, pollock ou outros peixes de carne magra.

Além do surimi, o Kani Kama contém uma combinação de outros ingredientes, como amido, clara de ovo, açúcar, sal e aromatizantes. Esses ingredientes são adicionados para melhorar o sabor, a textura e a aparência do produto final, imitando a carne de caranguejo.

Por que pode fazer mal à saúde?

Embora o Kani Kama seja uma opção popular em pratos asiáticos, é importante consumi-lo com moderação e estar ciente de seus possíveis malefícios e impactos à saúde.

  • Baixo valor nutricional: O Kani Kama não oferece os mesmos benefícios nutricionais da carne de caranguejo real. Ele contém menos proteínas e nutrientes essenciais, e muitas vezes é alto em sódio, açúcar e carboidratos refinados.
  • Aditivos e conservantes: O processo de fabricação do Kani Kama envolve o uso de aditivos e conservantes para prolongar sua vida útil e melhorar seu sabor. Esses ingredientes adicionados podem ter efeitos negativos na saúde de algumas pessoas, especialmente aquelas com sensibilidades alimentares ou alergias.
  • Teor de gordura e calorias: Embora o Kani Kama seja baixo em gordura, ele ainda contém calorias. O consumo excessivo pode contribuir para um consumo calórico elevado, o que pode levar ao ganho de peso se não for equilibrado com uma dieta saudável e atividade física regular.

Conclusão

O Kani Kama é um alimento popular que imita a carne de caranguejo. É feito principalmente de surimi e outros ingredientes adicionados para imitar o sabor e a textura do caranguejo. No entanto, é importante consumi-lo com moderação, pois pode ter um baixo valor nutricional e conter aditivos e conservantes. Se você optar por incluir o Kani Kama em sua dieta, é fundamental equilibrá-lo com outros alimentos saudáveis e variados, para garantir uma alimentação balanceada e nutritiva.

Alergias

Se você sofre de alergias ou intolerâncias alimentares, você precisa ter um cuidado especial. Além do peixe (que por si só pode causar alergias), também pode haver ovos, trigo ou leite. Você não esperava por isso, não é?

Fontes:

  1. Dra Silvia Soligon, bióloga nutricionista – Ohga!
  2. Healthline

Talvez te interesse ler também:

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Polvos e caranguejos têm sentimentos. Não devem ser cozidos vivos

Depois dessa, salmão nunca mais. Por que você não deve comer esse peixe

Peixes sufocados e espancados: o lado negro da piscicultura intensiva

Lagostas e camarões sentem dor. Quem come deve saber isso

Pesca fantasma: o inimigo que assombra mares e oceanos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...