Chega de sensualizar: tênis em vez de salto para as comissárias de bordo


Os tempos estão mudando, graças às deusas. Primeiro as meninas alemãs da ginástica artística, agora as comissárias de bordo dessa companhia aérea ucraniana de baixo custo.

As alemãs decidiram elas mesmas a mudar o figurino durante suas apresentações nas Olimpíadas de Tóquio. Em vez de uniformes com as pernocas de fora, elas usaram macacão inteiro. As mulheres não querem mais ser objeto de fetiche, sendo vistas sempre como mercadorias feitas de carne, osso (e talvez alma).

A boa de hoje é essa companhia aérea que passou a não mais exigir de sua tripulação feminina salto alto e saia justa (inclusive metaforicamente falando). As funcionárias da SkyUp Airlines já podem usar tênis e calças em vez de salto e saia.

A mudança marca mais uma vitória contra a padronização da aparência feminina sensualizada. Não é a primeira vez que isso acontece, como informa a Business Insider, outras companhias aéreas já haviam mudado seus códigos de vestimenta, antes padronizados (e até fetichizados) pela indústria da aviação. Em 2019, a Virgin Atlantic, por exemplo, anunciava que as mulheres não eram mais obrigadas a usar maquiagem durante o trabalho.

Comissárias de bordo são sempre bonitas, magras, altas, bem arrumadas e penteadas. Só que elas não são modelos desfilando na passarela e trabalhar vestida como modelo é cansativo.

Foi por causa de reclamações das próprias comissárias em uma pesquisa da empresa, que a SkyUp Airlines, decidiu mudar.

“Doze horas a pé, voando de Kiev para Zanzibar e de volta. Se você usar salto alto, dificilmente conseguirá andar”, disse a comissária de bordo do SkyUp Daria Solomennaya à BBC.

Criando tendências

A SkyUp Airlines é uma das mais jovens companhias aéreas de baixo custo da Europa e, como tal, a empresa decidiu criar tendências em vez de segui-las.

“Procuramos sempre ser dinâmicos e flexíveis para encontrar as soluções mais eficazes”, lê-se no site da empresa.

“O novo uniforme incorpora a ideia de movimento. São roupas para quem está aberto a coisas novas, para quem gosta de viajar e de viver”.

A empresa explica que para fazer o novo uniforme houve uma pesquisa histórica sobre a evolução da vestimenta das comissárias de bordo desde o início dos anos 1930, que foi mudando conforme mudava a função que a tripulação desempenhava durante o voo.

Mas não apenas o trabalho mudou como as mulheres também mudaram.

A mulher de hoje está mais para a campeã, que incorpora os valores da liberdade, da beleza natural e da independência, segundo afirma Marianna Grigorash, Chefe do Departamento de Marketing da SkyUp Airlines.

É isso aí. Com todo o respeito às mulheres que gostam de salto alto e saia justa, mas conforto é fundamental!

O que vocês acharam?

Talvez te interesse ler também:

Mulher dorme melhor com cachorro do que com homem

Mães cansadas, mulheres esgotadas física e psicologicamente. O que fazer?

A vida começa aos 50, principalmente para as mulheres de hoje

Jennifer Aniston e os seus mais sinceros segredos de beleza




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...