Ideias para ganhar renda extra para quem está com dificuldades


Os preços estão altos ou os salários estão baixos? Muita gente, infelizmente, está tendo que se virar nos 30, nos 40, nos 50 e até nos 80, fazendo mais de um trabalho, fazendo bico e se virando como pode para fechar as contas. Outras estão buscando uma forma de ganhar um dinheiro extra para realizar um sonho de viagem, comprar algum bem mais caro, etc.

Seja qual for o seu caso, saiba que existem muitas opções disponíveis para ganhar uma renda extra. Veja algumas ideias e escolha a que melhor te convier:

  1. Venda produtos online: você pode vender produtos novos ou usados em sites de comércio eletrônico como o Mercado Livre, OLX, Enjoei, Repassa entre outros. Desapegue e venda o que não usa mais!
  2. Faça trabalhos freelancers: procure por trabalhos em plataformas de freelancers, como o Workana, 99Freelas, Fiverr, Upwork, entre outros. Há oportunidades em áreas como redação, tradução, design gráfico, programação, entre outras.
  3. Ofereça serviços de entrega: você pode se inscrever para fazer entregas por aplicativos de entrega, como o Uber Eats, iFood, Rappi, entre outros.
  4. Motorista de aplicativo: se você tiver um carro, pode se tornar um motorista de aplicativo como Uber, 99 ou Cabify para ganhar dinheiro extra.
  5. Revenda de produtos: você pode comprar produtos em grandes quantidades por um preço mais baixo e revendê-los por um preço mais alto em sua comunidade local.
  6. Dê aulas particulares: se você for bom em uma matéria ou atividade específica, pode oferecer aulas particulares presenciais ou online.
  7. Faça trabalhos temporários: muitas empresas contratam funcionários temporários em épocas de alta demanda, como em datas comemorativas. Fique atento às oportunidades nas lojas de sua cidade.
  8. Venda de refeições:  se você souber cozinhar, pode vender refeições caseiras, doces, salgados, marmitas ou bolos em sua comunidade ou até mesmo pela internet.
  9. Venda de pães: você pode vender pães para amigos, vizinhos, familiares e até pelas redes sociais.
  10. Alugue seus pertences: você pode alugar objetos que não está usando no momento, como bicicletas, ferramentas ou até mesmo seu carro, através de aplicativos como o Rentcars ou o Turo.
  11. Faça artesanato: se você tiver habilidades manuais, pode criar e vender objetos artesanais, como bijuterias, objetos de decoração, entre outros.
  12. Faça serviços de limpeza: ofereça serviços de limpeza residencial ou comercial para ganhar uma renda extra.
  13. Faça figuração em filmes e seriados: se você mora em grandes cidades, essas oportunidades sempre aparecem. Procure por produtoras ou agências de casting na sua cidade e arredores.
  14. Faça shows: se você souber cantar ou tocar um instrumento, pode se disponibilizar a trabalhar nas horas “vagas” com uma banda ou a substituir algum musicista.
  15. Baby sitter: se você gosta de crianças pode levar ou pegar crianças da escola, levá-las ao parquinho, etc.
  16. Dog sitter ou passeador de cães: você pode levar doguinhos para passear uma hora por dia e ganhar uma renda extra divertindo-se.
  17. Pet sitter: você pode cuidar de pets para pessoas que viajam e precisam deixar seus animais de estimação em boas mãos.
  18. Groomer: é um tosador profissional de pelo de animais, uma profissão que você pode ter nas horas extras.
  19. Vender sua arte: se você pinta, costura ou cria outras artes, pode vendê-las em mostras físicas ou virtuais.
  20. Secretária virtual: você pode ser secretária à distância por algumas horas por dia organizando planilhas, agendas e fazendo outros serviços.
  21. Bartender: você pode trabalhar nos finais de semana como bartenders.
  22. Marketing de afiliados: você pode promover produtos de outras pessoas em seu site ou blog e ganhar uma comissão por cada venda que você gera.
  23. Aluguel de quartos: se você tiver um quarto extra em sua casa ou apartamento, pode alugá-lo para um estudante ou viajante de passagem.
  24. Fazer trabalhos de reparo e manutenção: se você tiver habilidades em áreas como eletricidade, encanamento, carpintaria, pode oferecer serviços de reparo e manutenção para amigos, familiares ou em sua comunidade.
  25. Enfermeiro (a) ou cuidador: se você for enfermeiro (a) pode usar algumas horas no final de semana para prestar cuidados de enfermagem ou como cuidador de enfermos, se não for necessário ser formado em enfermagem.
  26. Ajudante de cozinha: nos finais de semana, se você tiver habilidades culinárias, pode ajudar na cozinha de algum restaurante como auxiliar do chef ou para lavar pratos.
  27. Cabeleireiro (a): você pode ir à casa das pessoas para cortar, pintar, pentear e fazer outros serviços de cabeleireira se tiver o dom
  28. Manicure: da mesma forma, você fazer as unhas na casa da cliente.
  29. Leitura de Tarot: se você souber ler Tarot ou Baralho Cigano pode ganhar uma renda extra com essa arte mística.
  30. Acompanhante: um acompanhante é alguém que pode dar uma ajuda seja para acompanhar alguém a algum lugar, como dormir, geralmente em hospitais ou com crianças e idosos.
  31. Segurança: se você for forte ou souber técnicas de defesa pessoal, pode fazer umas horas extras nos finais de semana como segurança, em boates e bares.
  32. Lavadeira, passadeira: é uma profissão antiga mas que ainda pode ser requerida.
  33. Jardineiro: se souber cuidar de plantas ou tiver o dedo verde, pode fazer umas horas extras como jardineiro (a).
  34. Personal shopper: se você tem bom gosto e gosta de fazer shopping, saiba que existe uma profissão chamada personal shopper, que você pode fazer nas tuas horas vagas.
  35. Guia turístico: se você pode mora em uma cidade turística, pode fazer guia aos finais de semana. Informe-se sobre a necessidade de ter habilitação, pois algumas cidades exigem.
  36. Hostess: são pessoas que recepcionam eventos ou promovem produtos, um trabalho que pode ser feito tanto ocasionalmente como profissionalmente.
  37. Maquiadora: se você gosta e leva jeito para maquiar, pode fazer esse trabalho como hobby remunerado em ocasiões especiais.
  38. Fotógrafo: é uma profissão mas pode ser um hobby remunerado para aumentar a renda, se você gostar, for talentoso e tiver os instrumentos.
  39. Animador de festa: se você gosta de crianças ou tem habilidades com dança e música, pode animar festas adultas e infantis.
  40. Amigo ou amiga de aluguel: é aquela pessoa que ajuda a fazer coisas chatas que ninguém faz grátis de boa vontade (fazer mudança, pintar parede, preparar festas em casa, etc).

Essas são apenas algumas ideias, mas há muitas outras possibilidades dependendo de suas habilidades e interesses.

Talvez te interesse ler também:

Quais serão as profissões do futuro? Quais formações exigem?

Burnout: veja os tipos, avalie os riscos e encontre soluções

Feng Shui para atrair dinheiro, trabalho e prosperidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...