Vitaminas para engordar: alimentos e suplementos 

Vitaminas para engordar: alimentos e suplementos 

Um dos grandes problemas de saúde pública atualmente é a obesidade. Muitas pessoas lutam para manter os ponteiros da balança em uma média ideal. No entanto, existe também a situação inversa.

Apesar de pouco se falar, existem pessoas que apresentam baixo peso e que sofrem muito para engordar um pouquinho que seja.

Estresse, agitação, ansiedade, falta de apetite, genética… Sem falar em bulimia e anorexia que são problemas à parte, são vários os motivos para que uma pessoa tenha dificuldade em ganhar peso e, embora para alguns isso possa parecer uma dificuldade “positiva”, principalmente para aqueles que engordam facilmente, a verdade é que não é bem assim.

O baixo peso pode trazer problemas de saúde sérios, como desnutrição, osteoporose, infertilidade, além de um sistema imunológico fraco, que não consegue lidar com as ameaças que aparecem.

Com dificuldade para engordar, muitos recorrem às vitaminas como forma de ganhar uns quilinhos com saúde. Afinal, ninguém que ganhar gordura e sim, massa corpórea forte e saudável.

Mas será que as vitaminas podem ajudar a engordar com saúde?

Será que existem e que funcionam?

Existem vitaminas para engordar?

O mercado conta com uma gama muito grande de suplementos alimentares. Tem suplemento pra tudo!

Muitos deles trazem a promessa de levar ao organismo todas as vitaminas que ele precisa, inclusive nos casos de quem quer ganhar peso.

No entanto, não existe uma vitamina que vá fazer esse trabalho sozinha.

Para engordar é preciso consumir mais calorias do que queimar por dia. Porém esse consumo precisa ser com alimentos saudáveis.

Nesse sentido, as vitaminas entram como um importante complemento de nutrientes. Algumas delas podendo ajudar a dar um empurrãozinho nos ponteiros da balança.

Mas é preciso cautela e acompanhamento médico-nutricional, afinal, cada um tem suas próprias necessidades.

Quais vitaminas posso tomar para engordar?

O corpo humano precisa de uma boa dose de vitaminas para funcionar corretamente e cada uma delas tem uma função específica no organismo.

A Vitamina D, por exemplo, ajuda na absorção de cálcio.

A Vitamina K, auxilia na correta coagulação sanguínea, e assim por diante.

Para quem quer ganhar peso, as vitaminas do complexo B são as mais efetivas, pois estão relacionadas ao metabolismo celular.

A Vitamina B ajuda na conversão do carboidrato em energia. A falta dela pode provocar anemias e perda de peso.

Já a Vitamina C fortalece o sistema imunológico, impedindo várias doenças que podem provocar o emagrecimento.

Mas a ampla gama de vitaminas aliada à necessidade particular de cada indivíduo, faz com que não seja possível indicar quantas e quais vitaminas ajudariam uma pessoa a alcançar o objeto de engordar com saúde.

Considere também que a dificuldade em ganhar peso pode estar relacionada a tantos fatores, desde problemas psicológicos à doenças que podem causar má absorção de nutrientes pelo organismo.

Por isso, uma consulta médica é essencial.

Vitaminas para engordar funcionam?

As vitaminas sozinhas não fazem milagres.

Para quem quer ou precisa ganhar peso, o mais indicado é mesmo uma reeducação alimentar baseada em aumentar a ingestão calórica dos pratos, de modo saudável.

Com a inclusão de uma boa alimentação, exercícios físicos focados no ganho de massa muscular, um sono de qualidade e uma vida longe do estresse, as vitaminas podem ser complementares nesse processo de engordar.

Fontes naturais para quem quer engordar com saúde

Existem vários alimentos que devem fazer parte de quem quer ganhar peso, com qualidade e saúde.

São itens, geralmente, calóricos, mas com gorduras boas e que ajudam o organismo a funcionar melhor.

Alguns deles são: 

Ovos – Ricos em proteína e gordura, são queridinhos de quem quer ganhar massa;

Abacate – Uma fruta rica em gorduras boas e que pode ajudar no ganho de peso;

Nozes e frutas secas – As nozes são uma boa fonte de gorduras boas e as frutas secas são ricas em nutrientes e calorias;

Amido – Alimentos como batata, milho, aveia, leguminosas, massas, pães e cereais integrais contém amido, uma substância que ajuda no ganho de calorias e fornece energia na forma de glicose.

Arroz, cereais, pães e barras integrais – Esses itens contém carboidrato, que contém bastante caloria e ajudam o organismo na produção de energia.

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Suplementos

Caso a alimentação sozinha não esteja funcionando, suplementar pode ser uma opção. Mas suplementos somente devem ser tomados, mediante indicação médica.

Além disso, é preciso considerar outros fatores, como sinalizamos, desde questões psicológicas à doenças físicas.

Geralmente, em uma situação normal, sem estar vivenciando um estresse acentuado, ganhar peso é possível apenas com uma alimentação mais calórica mas saudável. Dificuldades persistentes precisam ser investigadas mais a fundo. E somente um profissional de saúde pode ajudar nestes casos.

Também devemos considerar que estética não é sempre sinônimo de saúde. Muita gente está saudável dentro do seu peso e do seu tipo físico, mas quer mudar para seguir moda ou padrões que nada têm a ver com saúde.

Pense nisso! Cuide-se!

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