Quais serão as profissões do futuro? Quais formações exigem?


A rápida evolução tecnológica e as mudanças no mercado de trabalho estão trazendo novas demandas e oportunidades para o futuro das profissões.

Um estudo desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial mostrou que cerca de 25% dos empregos serão interrompidos nos próximos cinco anos. O estudo analisou informações de mais de 800 empresas e 673 milhões de empregos. O relatório diz que a tecnologia e a digitalização farão com que alguns empregos desapareçam enquanto outros sejam criados. Trabalhos como secretárias e caixas de banco poderão não mais existir, pois serão substituídos por robôs e computadores. Mas haverá mais empregos em Inteligência Artificial, segurança cibernética e aprendizado de máquina.

Os trabalhos que poderão sobreviver à tecnologia e à IA são aqueles que requerem habilidades interpessoais, gerenciais e de comunicação médias ou acima da média; e níveis mais elevados de habilidades analíticas, como pensamento crítico e conhecimentos de informática, conforme sugere este estudo.

Algumas das profissões mais promissoras, e que provavelmente terão alta demanda nos próximos anos, incluem:

Especialista em transformação digital

Talvez você nem tenha ouvido falar, mas um especialista em transformação digital será uma das profissões mais procuradas no futuro. Esse será o profissional capaz de ajustar e transformar o modelo e a cultura de negócios de hoje para o modelo futuro: 100%, ou quase 100%, digital, eficaz, rentável e sustentável.

Engenheiro ambiental e de energias renováveis

Acredita-se que muitos empregos de alto nível intelectual darão lugar à Inteligência Artificial. No entanto, a área ambiental tende a crescer e até lá, serão necessárias pessoas que, no mínimo, ajudem as máquinas a desenvolverem fontes de energia eficientes e sustentáveis para minimizar ao máximo o impacto ambiental da geração de energia. É uma profissão que será fundamental para a transição energética mundial.

Engenharia de materiais e nanotecnologia

A engenharia de materiais desenvolve novos materiais de ponta junto à nanotecnologia. São  especializações futuramente indispensáveis na medicina, construção, agricultura, meio ambiente, indústrias têxtil e de alimentos.

Engenheiros civis e arquitetos

Ainda por causa da transição para o novo mundo sustentável, as Smart Cities, pelo menos  em um primeiro momento, serão projetadas por profissionais humanos ainda que com a ajuda da IA.

Engenheiro de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais promissoras, e os engenheiros especializados nessa área serão cada vez mais procurados. Essa profissão exige conhecimento em programação, matemática e algoritmos.

Engenheiro de biotecnologia

Biotecnologia seria a biologia aplicada. Esses profissionais contribuirão para a solução de problemas nas várias áreas da biologia: saúde, química, agricultura, produção de alimentos e proteção ambiental.

Especialista em segurança cibernética

Com a crescente ameaça de ciberataques, a segurança cibernética é uma área em constante crescimento. Essa profissão exige conhecimentos em redes de computadores, programação e técnicas de criptografia.

Especialista em loT (Internet of Things)

IoT são sistemas de rede interligados por diferentes protocolos. Este profissional ajuda a projetar e gerenciar a rede de objetos físicos que se conectam e trocam dados com outros dispositivos por meio da internet.

Desenvolvedor de aplicativos

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, a demanda por aplicativos móveis continua a crescer.

Essa profissão exige habilidades em desenvolvimento de software, design de interface do usuário e programação móvel.

Profissional de marketing digital

Com o aumento do uso da Internet e das redes sociais, o marketing digital é uma das áreas mais promissoras. Essa profissão exige habilidades em análise de dados, estratégia de marketing e publicidade on-line.

Filósofos e Juristas

Talvez estejamos sendo otimistas, mas a transição que estamos vivendo de um mundo a outro requer regulamentação e ninguém está vendo isso. Existe uma necessidade urgente de discussão sobre a Ética, bem como sobre legislação para a perda de emprego, para a transformação do mundo físico em totalmente (ou em grande parte) digital. Quem pode regulamentar as implicações éticas disso tudo, senão filósofos e juristas?

Formações para as profissões do futuro

Quanto à formação, cada uma dessas profissões requer habilidades específicas que podem ser matriculadas em cursos de graduação, pós-graduação, especialização e treinamento profissional.

Alguns dos cursos relevantes incluem:

  • Ciência da computação
  • Engenharia
  • Estatística
  • Matemática
  • Biologia
  • Farmácia
  • Marketing e comunicação
  • Direito

É importante lembrar que, com a rapidez das mudanças tecnológicas, a capacidade de se adaptar e aprender novas habilidades será uma habilidade fundamental para o sucesso nessas profissões.

Fontes:

  1.  WEF- Future of Jobs 
  2. Pew Research Center

Talvez te interesse ler também:

Especialistas pedem pausa à Inteligência Artificial pela profunda ameaça à humanidade

Quais trabalhos sobreviverão à Inteligência Artificial?

Especialistas temem que a Inteligência Artificial acabe com a humanidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...