30 Simpatias e Rituais para Começar o Ano com Boas Energias


O costume de celebrar a passagem do ano vem de longa data, desde cerca de quatro mil anos!

Nesses milhares de anos, o fim e o início de um ciclo eram definidos pelas estações do ano e os pioneiros em celebrar esse período foram os povos da Mesopotâmia, território que na atualidade abrange Síria, Iraque, Kuwait e Turquia.

Esses povos da Antiguidade festejavam o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava a plantação para posteriormente fazer a colheita.

Nesse contexto, os rituais e as simpatias têm origem das tradições ancestrais das antigas correntes esotéricas e místicas dos antigos povos, principalmente os do Oriente e, com o passar do tempo, foram se popularizando e sendo realizadas na passagem de ano para afastar a negatividade e atrair prosperidade.

Na passagem de ano é tradicional as pessoas realizarem estes rituais e simpatias, que são meios  de firmar a intenção no propósito que se busca alcançar. Por isso mesmo, é bom lembrar que a força propulsora para realizar os objetivos está na fé, na positividade nos pensamentos e nas atitudes para realizar o que é necessário.

Outro detalhe importante: antes de apresentar uma lista de simpatias e rituais para focar em positividade e começar intencionando o melhor, é importante dizer que simpatias que fazem mal a algum ser ou à Natureza para conseguir algum benefício está longe de ser simpatia e está mais para “antipatia” que em vez de benefícios atrairá malefícios, pois, NÃO se realiza o bem, fazendo o mal.

Por esse motivo, esqueça as oferendas à Yemanjá.

Dito isto, vamos à lista de simpatias do bem para começar o Ano Novo com boas energias.

30 Simpatias e Rituais para o Ano-Novo

O Branco da Paz

Use roupa branca na passagem do ano para atrair paz e harmonia pois, a cor branca representa pureza, luz, bondade. Outras cores que podem ser usadas para atrair boas vibrações são: azul –  associada à tranquilidade, à saúde; vermelho – cor relacionada ao vigor, ao amor e ao magnetismo; amarelo – que representa a riqueza mas também a energia; laranja – que traz otimismo e vitalidade. Veja aqui o significados de todas as cores.

Lentilha com louro

Comer na ceia de passagem do ano lentilha com louro para atrair prosperidade e fartura.

Romã

Comer romã no Réveillon e guardar 7 sementinhas dessa fruta em um pacotinho para colocar na bolsa ou carteira e atrair dinheiro.

Uva

A uva simboliza abundância e, segundo a tradição, comer 3 uvas à meia-noite atrai boas realizações para o Ano Novo. Para isso, após comer as uvas, pegue três sementes e jogue-as no jardim.

Faxina de fim de ano

Fazer faxina e arrumação na casa para começar o ano com o astral limpo.

Banho de ervas

Tomar banho de ervas no dia 31 de Dezembro para começar o ano com vigor, uma sugestão para isso é: ferva algumas folhas de hortelã, eucalipto e melissa com dois litros de água e em seguida, tome um banho com essa infusão do pescoço para baixo mentalizando alegria, vitalidade e boas energias para o novo ano.

Sem crueldade

Realizar uma Ceia Vegetariana, começando o Ano com mais Alegria, Vida e Paz para todos os seres sencientes!

As 7 ondas

Se estiver no litoral, a pedida é pular sete ondas com o pé direito durante a meia noite, para começar o ano com mais força para o progresso.

Ação de limpeza

E que tal começar o ano fazendo bem ao planeta? Com certeza uma ação de limpeza nas praias, nos campos ou onde quer que você esteja, trará boas energias para o ano novo pois, a sensação de pertencimento, de somos todos um, a boa energia do querer o bem de todos é uma das metas mais nobres que você pode realizar. E pode acreditar, o Universo te restituirá bondade em dobro.

Sal grosso

Colocar sal grosso nos cantinhos da casa e passá-lo nos batentes das portas para purificar o ambiente das energias negativas e promover uma atmosfera de leveza e bem-estar para a chegada do Ano Novo.

Simpatia para atrair dinheiro

Para atrair dinheiro, compre um lenço e na noite do dia 31 de dezembro, no primeiro minuto do Ano Novo, molhe-o e deixe-o secando até antes do Sol nascer, em seguida, coloque algumas moedas em seu interior e amarre-o, guardando-o para só abri-lo no próximo dia 31 de dezembro.

Atrair novo amor

Usar roupa íntima nova na passagem do ano para atrair um novo amor ou renovar o relacionamento.

Dinheiro aos seus pés

Segundo os orientais, os pés são nosso elo entre as forças terrenas e celestiais e por isso que colocar “dinheiro no sapato” no Réveillon com uma nota de dinheiro atrairá riqueza no novo ano.

Distribua abraços

Quando relógio marcar meia-noite, abrace uma pessoa do sexo que você gosta (ou qualquer sexo se for bissexual), para atrair amor.

Progresso e ascensão

Essa simpatia é para atrair progresso e ascensão e consiste em: colocar o pé direito sobre um degrau acima de uma escada ou cadeira no exato momento da virada de ano.

Dando se recebe

Meia hora antes da passagem do ano, embrulhe uma moeda de um real em papel-alumínio, e, depois do Réveillon, coloque a moeda em sua carteira ou bolsa, para atrair prosperidade durante o ano todo. Ao terminar o ano, dê a moeda para alguém pobre.

Ervas de boas energias

Tenha em seu jardim, canteiro ou vasos sete ervas que afastam negatividade: pimenta, manjericão, arruda, alecrim, guiné e espada-de-são-jorge, mas, cuidado com animais e crianças, pois, algumas são tóxicas, e na passagem do ano, coloque alguns ramos delas em um vasinho para enfeitar a residência ou a mesa do Réveillon.

Oração à Nossa Senhora

Coloque uma travessa ou cesta com frutas na mesa da ceia de Ano-Novo, como celebração à Maria, Mãe de Jesus, que representa a Mãe Divina e ore pronunciando a seguinte mensagem: “Poderosa virgem, que este novo ano seja de fartura e que eu possa suprir as minhas necessidades e a dos meus irmãos. Gratidão!”.

Símbolo da Luz Divina

Coloque velas acesas na mesa da ceia do Réveillon. Para isso pode-se utilizar um porta-velas de vidro ou candelabros como símbolo da Luz Divina e, na virada do ano, a família em volta da mesa pode fazer uma prece para que a Suprema Luz Divina proteja a todos e os guie em um caminho de paz, amor e sabedoria no novo ciclo. Agradeça.

Boa sorte no amor

Segundo simbologia ancestral, a maçã representa o amor, por isso, comer uma maçã bem vermelha e doce na noite da virada, trará boa sorte no amor.

Rosas brancas

Tomar um bom banho de rosas brancas no último dia do ano, limpa o campo energético trazendo purificação, equilíbrio e harmonia para uma boa entrada de ano, para isso basta colocar as pétalas em infusão em um litro de água fervida por alguns minutos e deixar amornar para poder se banhar.

Folhas de louro

No último dia do ano, queime folhas de louro e incense a residência com a fumaça, para purificar o ambiente e começar o ano com melhor astral.

Gratidão

Tenha uma garrafa ou vaso de vidro e desde o primeiro até o último dia do ano, deposite pedaços de papel com os acontecimentos do ano que te fizeram sentir gratidão. No final do ano, retire e faça uma retrospectiva de tudo que aconteceu e veja quantos motivos você teve para se sentir grato. A gratidão é o grande caminho da prosperidade.

Dê espaço ao novo

Antes de acabar o ano doe o que não te serve mais, para dar espaço ao novo.

Plante flores

Plante flores em seu jardim, canteiro ou vaso, pois, elas simbolizam as virtudes da Alma e comece o ano com mais vivacidade, beleza, motivação e alegria.

Faça o bem

Faça uma boa ação antes de acabar o ano e comece o novo ciclo com a Alma revigorada por ter feito o bem a alguém.

Vermelho e preto

Em um círculo de cartolina, escreva com caneta vermelha (cor associada às realizações) na parte superior os objetivos e as promessas para o ano novo e, na parte debaixo do círculo, escreva com caneta preta (cor relacionada com o fim de ciclos) as conquistas alcançadas no ano velho. Diante do círculo medite, ore e agradeça pelas experiências que contribuíram para seu avanço como ser humano.

Transmutação de energia

Escreva com lápis em uma folha de papel o que foi negativo no ano de ano novo: as mágoas, desentendimentos, medos, rancores, decepções e tristezas. Queime o papel com as anotações e enterre as cinzas na terra de um jardim ou jogue-as no mar. Solte-as e esqueça-as! Agradeça pela transmutação de energia!

Clareza e foco

No final do ano faça um balanço do que alcançou, do que não conseguiu alcançar e do que quer ainda realizar. Para isso, em uma folha dividida com estes três âmbitos, liste os respectivos objetivos associados à cada um deles. Essa lista te ajudará a ter mais clareza e foco para o ano novo.

Agradeça a Vida

Independente de fazer ou não rituais e simpatias, o mais importante é sermos Gratos por experienciar a Vida e estarmos abertos para permitirmos que ela flua melhor em nós.

Viva com intensidade, leveza e alegria… e Feliz Ano Novo!

Talvez te interesse ler também:

Ajude o cão a suportar rojões e fogos com essa técnica

23 simpatias para um 2023 cheio de paz, amor, saúde e dinheiro

Comidas que dão boa sorte para o Ano Novo

Alimentos que dão SORTE e não podem faltar na Ceia da Virada

Réveillon: conheça as tradições do mundo inteiro para trazer sorte




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. elane consuelo martins ferreira
    Publicado em 28/12/2020 às 7:55 pm [+]

    legal


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...