Fim de ano, festa geral, muito barulho, rojões, fogos de artifício… mesmo com a pandemia!
O que é festa para os humanos pode ser tormento para os animais.
Há quem goste, há quem pense que a tradição deve falar mais alto, que é preciso comemorar assim, ainda que o barulho causado pelos fogos seja prejudicial às pessoas combalidas em hospitais, aos bebês, anciãos e aos nossos cães, que ouvem os rojões como se fossem o fim do mundo., dado que eles têm uma audição muito superior à nossa.
Algumas dicas, talvez já conhecidas, para aliviar esse medo são:
- Tentar “abafar” o som de fora com música, televisão, ventilador, etc.
- Deixar o cachorro “se esconder” onde ele quiser, onde ele se sentir mais protegido e nem sempre esse lugar é o teu colo. Não force mais a barra do bichinho em sofrimento.
- Ficar atento para que o cachorro não fuja. Fechar portas e portões por exemplo, pois com o medo, o cachorro pode querer fugir.
- Evite deixar o cão sozinho em casa em dias de fogos, não só no final de ano, mas em finais de jogos etc. O porto seguro do animal é o seu dono, portanto não o abandone nas suas horas mais difíceis.
- Se o seu cão sofrer demasiado com os barulhos, converse com o veterinário para ver se seria possível algum tratamento leve, poderia ser homeopático ou natural, que ajudasse o cão a suportar a sua ansiedade dos fogos.
Mas nem sempre essas dicas são suficientes, pois alguns pets desenvolveram verdadeiras fobias a esses barulhos.
Leia também:
- Como ajudar cães traumatizados a superarem seus medos e fobias
- Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog
- Como manter o pet seguro e tranquilo durante as festas de fim de ano
TTouch, a técnica que acalma os cães dos fogos de artifício
Uma dica natural, que consiste em amarrar uma faixa no corpo do cão, é a técnica do TTouch body wrap.
A técnica, segundo o site PETmi, foi usada pela primeira vez pela Dra Temple Grandin para aliviar a tensão em pessoas com autismo, e posteriormente foi estudada e desenvolvida por Linda Tellington-Jones, uma especialista em comportamento animal, para aliviar a ansiedade em cães.
Como funciona
O princípio Tellington Touch consiste em fazer uma “pressão mantida” que acalmaria os cães, pois os ajudaria a liberar a musculatura tensa e melhoraria a circulação sanguínea, dando como resultado uma sensação de confiança e segurança nos cães.
A técnica é usada no Reino Unido em abrigos e canis para reduzir o estresse canino.
Dicas para aplicar o body wrap:
foto: Petmi
- Ainda que a ligadura possa ser feita em casa, o conselho geral seria obter a ajuda de um profissional para avaliar se o método pode ser eficaz como curativo emocional em cada caso específico.
- A ligadura é utilizada como suporte psicológico para conter as emoções, seja em pessoas como em animais, mas acredita-se que a contenção deveria ser feita por um profissional para que a ajuda emocional fosse certeira e para que bandagem estimulasse também determinados pontos de energia, coisa que só um veterinário holístico saberia fazer.
Fora isso, seguem as dicas abaixo:
- Para que o cão se acostume com a faixa, aconselha-se a amarrá-la em situações não estressantes por uns 10 minutos.
- Atenção para não amarrar a faixa muito apertada. Ela deve ser colocada em modos que o cão sinta o contato do tecido em sua pele de uma maneira cômoda.
- Observe o cão e não o deixe sozinho enquanto usa a body wrap.
- Reutilize uma t-shirt velha de algodão ou use uma bandagem médica, de qualquer forma, um material confortável.
Veja no vídeo abaixo como proceder e boa sorte!
Fica a dica e boas festas também para os nossos pets 🙂
Talvez te interesse ler também:
POR QUE OS CÃES INCLINAM A CABEÇA QUANDO FALAMOS COM ELES?
KIT DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS: O QUE NÃO PODE FALTAR NA CAIXINHA DO SEU PET?
SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS
2 comentários em “Ajude seu cão a suportar os rojões e os fogos de fim de ano”
Além de fogos de artifício, meu cachorro tem muito medo de barulhos altos como esmagamento, quebra… o que devo fazer para ajudá-lo a melhorar essa situação?
Esse artigo pode te ajudar: https://www.greenme.com.br/morar/gato-e-cachorro/73553-como-ajudar-caes-traumatizados-a-superarem-seus-medos-e-fobias/