Fogos de artifício silenciosos: o que são e quais cidades terão


Quando o penúltimo dia do ano chega, aí cai a ficha que mais um ciclo se encerra. Nesta última sexta-feira de 2022, o clima de Ano Novo bate na porta e muitos vão assistir as comemorações com fogos de artifício.

Por muito tempo, os barulhos dos fogos da virada do ano foram um problema sério, principalmente para as crianças pequenas, idosos e animais.

Nos últimos anos, finalmente, depois de muita discussão, algumas cidades brasileiras adotaram o estilo de show pirotécnico de pouco ruído – também conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional.

Fogos de artifício silenciosos

O que são?

Apesar de serem conhecidos como “fogos silenciosos“, na verdade eles fazem um pequeno barulho, só que muito menor do que os fogos tradicionais. E custam mais caro.

O diferencial dos fogos com poucos ruídos é que ele não produz bombas arredondadas e sim bombas pequenas, ideais para serem usados em curta distância.

Como funcionam?

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória/ES (CDV), Leonardo Krohling, afirmou que esse era um sonho antigo:

“Era um desejo nosso desde o ano passado, mas não tínhamos empresas suficientes que forneciam esses fogos em grandes quantidades e isso custava cerca de 40% mais caro na época. Agora, nós estruturamos isso desde o início do ano e teremos uma queima de fogos com barulho muito menor.

São fogos de baixo estampido. Como eles explodem com pólvora, não tem como serem totalmente mudos. Mas já reduzem significativamente o barulho”.

 

Diferenças de fogos normais e silenciosos

Mas será que o formato e o brilho dos fogos são os mesmos?

Uns acreditam que sim, o colorido dos fogos com baixo ruído não reduziu e o brilho não se perdeu. Outros acreditam que não. Por exemplo, José Fernando da Silva, gerente da fábrica de fogos Caruaru, em Minas Gerais, acredita que os fogos sem ruídos tornam os efeitos mais limitados:

“Aquele efeito que faz a abertura no céu, em formato de bola, abrindo como um coqueiro, gasta uma explosão, uma pólvora. Os fogos de baixo ruídos não têm essa capacidade. Enquanto os que fazem barulho possuem pólvoras que explodem, os sem barulho têm pólvora de propulsão”.

Os fogos são realmente silenciosos?

Não existe no mundo uma nova tecnologia que elimine o ruído dos fogos de artifício por completo,  pois é fisicamente impossível isto acontecer.

Segundo pesquisadores, o termo “fogos de artifício silenciosos”, que às vezes é utilizado na mídia e em muitos projetos de lei, é enganoso, pois transmite a sensação de que os mesmos, podem ser grandes, brilhantes e coloridos quanto os fogos de artifício tradicionais, mas sem o barulho da explosão normalmente associado a eles.

De acordo com um engenheiro químico da SINDIEMG, analisando sob o aspecto visual, o show de “fogos de artifício com ruído reduzido” fica limitado e sem a referência popular de um espetáculo pirotécnico, pois não conta com aquelas tradicionais explosões no céu.

Diferenças de preços

A diferença de preço varia entre 15% e 20% a mais no valor dos fogos com baixos ruídos.

Um conjunto com múltiplos tubos dos fogos tradicionais, com 110 explosões em alto ruído custa hoje R$ 1.500. Já o de baixo ruído, com o mesmo número de explosões, custa R$ 1.900.

Algumas cidades que terão fogos com baixo ruído

Muitas capitais do Brasil adotaram este tipo de solta de fogos durante o Réveillon:

  • Belo Horizonte;
  • Campo Grande
  • Curitiba;
  • Fortaleza;
  • Goiânia;
  • Macapá;
  • Porto Alegre;
  • Recife
  • São Luís;
  • São Paulo;
  • Vitória;
  • entre outras cidades.

Em alguns lugares, a solta de fogos de artifício com ruído reduzido já é Lei.

Muitos ficaram aliviados com esta tomada de decisão. A poluição sonora (além da quantidade de lixo produzida) causada pelas festas de final de ano é prejudicial não só para as pessoas, mas também para o Planeta.

Vamos começar 2023 com um estilo de vida mais saudável e cuidando da Natureza de forma mais responsável.

Feliz Ano Novo!

Fontes:

  1. agazeta
  2. sindiemg
  3. g1

Talvez te interesse ler também:

Como começar o Ano Novo com o pé direito?

O Significado das Cores no Ano Novo para Atrair o que Quiser

Comece AGORA a Realizar as Promessas para o Ano Novo

Ano-Novo, sem ressaca, confiram as dicas!




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...