Alimentos que dão SORTE e não podem faltar na Ceia da Virada


Se você é o que você come, na ceia da virada essa frase faz ainda mais sentido. Quem quer atrair sorte, amor e saúde para o Ano Novo, pode começar fazendo simpatia na mesa.

Vamos começar o Ano Novo com as BOAS energias emanadas dos alimentos, excluindo da ceia todo tipo de comida produzida com dor e sofrimento.

Veja quais são os alimentos benéficos e que darão SORTE para compor a tua Ceia da Virada.

São ingredientes tradicionais, usados em várias partes do mundo, que simbolizam prosperidade, abundância e sorte, e que além disso, vão dar cor, sabor e saúde à tua ceia

10 Alimentos que dão SORTE

O SIMBOLISMO E O SIGNIFICADO DESTES ALIMENTOS

Lentilha

 

A planta da lentilha é uma trepadeira da família das leguminosas, de origem asiática e que é cultivada no mundo todo. Desde o período neolítico, na Pré-História, a lentilha é utilizada na alimentação humana.

A lentilha simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento. Na Bíblia vemos várias passagem citando a lentilha, como alimento dos povos antigos:

… “trouxeram à Davi e ao seu exército, camas, bacias e utensílios de cerâmica e, também, trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha”… (2 Samuel 17:1)

…”Então Jacó serviu à Esaú, pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi… ” (Gênesis 25:34)”

…”Os filisteus reuniram-se em Lei, onde havia uma plantação de lentilha”…(2 Samuel 23:11,12)

Segundo uma antiga tradição de origem italiana, comer lentilhas na noite do Réveillon, traz sorte para o Ano Novo.

A forma achatada da lentilha é semelhante às moedas e, por isso esse alimento está associado à prosperidade e à riqueza.

A lentilha é deliciosa e nutritiva, é rica em ferro, proteínas e fibras.

Pode ser consumida de várias formas: fria em saladas; quente, como sopa ou misturada com arroz integral e cebolas como o maravilhoso Mjadra, da culinária libanesa.

Não esqueça de colocar folhas de louro na tua lentilha, um tempero cheio de simbologias positivas -como veremos adiante – e que ajuda da digestão das leguminosas.

Romã

Outra tradição de passagem de ano é comer as sementinhas de romã no Réveillon e, para dar sorte , guardá-las na carteira. Isso porque a romã está associada à riqueza, à nobreza, à ordem e à prosperidade, mas também à fertilidade, solidariedade e união.

Leia mais:

A romã também é uma fruta muito saudável, tem propriedades antioxidantes, é rica em vitaminas A, B, C e ácido fólico. Faz bem para o intestino e para a pele.

Por todos esses benefícios, comer romã traz sorte garantida para o ano Novo.

Uva

Na ceia de Natal, frutas como a uva, sejam fresca ou desidratadas como a uva-passa, adoçam nossa ceia, e até por isso fazem parte do Réveillon para começar o ano com mais doçura!

Existe uma simpatia ligada à uva que diz para comer 12 uvas na virada, imaginando realizações positivas, para cada mês do vindouro ano. Em seguida, guarda-se as sementes para atrair prosperidade.

A uva tem propriedade antioxidante e possui muitas vitaminas (C, B, K e E), é muita benéfica e saudável para nosso organismo.

Da uva se faz o vinho, bebida associada ao simbolismo da aliança entre a matéria e o espírito, à vida e ao renascimento.

Arroz

O arroz é um alimento presente em todos os povos e culturas do mundo. Esse alimento simboliza abundância, felicidade e riqueza.

Acelga

A acelga com suas folhas arrendondadas representam o movimento circular da vida. Vegetais como a acelga nos dão vitalidade e força para entrar o Ano Novo com a energia renovada.

Alho-poró

Na comemoração do Ano Novo Judaico, o alho-poró não pode faltar, pois para os judeus, esse vegetal é proteção contra a negatividade e contra todo tipo de maldade.

Repolho

Os alemães consideram o repolho símbolo de sorte, por isso, o chucrute não pode faltar na ceia desse povo. Na ceia alemã, quanto mais chucrute no prato, maior a abundância.

Frutas secas

As frutas secas foram trazidas ao Brasil pelos imigrantes árabes. Elas representam fartura, sem contar que têm propriedades rejuvenescedoras, por isso, é bom aproveitar a ceia de Ano Novo para degustar esses nutritivos e deliciosos alimentos!

Cereja

A cereja, com sua cor vermelha, é uma fruta exótica, delicada e requintada, remete à sensualidade e ao romantismo. Só de ver as cereja compondo a ceia, isso já anima nosso astral.

Maçã

A maçã está relacionada com a fecundidade da vida e de cada ser, não só no sentido da procriação, mas da criação. Além, de agregar esse simbolismo à passagem do ano, poder saborear esse alimento no Réveillon, trará satisfação e será prazeroso, por se tratar de uma fruta leve, suave e saborosa e muito saudável.

Leia mais:

Temperos mágicos

E não se esqueçam de temperar a comida com louro, sal grosso, alho e pimenta!

  • O louro simboliza a nobreza, a sabedoria, tanto que é usado nas coroas dos laureados (premiados). Seu nome cientifico é Laurus nobilis onde laurus, significa “vitória”, e nobilis “nobre”.
  • O sal grosso desde tempos antigos é usado em rituais para limpeza e purificação.
  • A pimenta tem simbologias incríveis sendo muito conhecida para espantar mau-olhado e limpar a negatividade.
  • Da mesma forma o poderoso alho, espanta tudo o que é negatividade.

E UM FELIZ COMEÇO DE ANO PRA TODOS!

Agora que vimos a lista de alimentos para Ceia da Virada, já dá para organizar nosso jantar!

Que todos tenham uma passagem de ano cheia de amor, energia e alegria.

Um Ano Novo cheio de bençãos e realizações é o que a equipe de greenMe deseja a todos vocês!

Talvez te interesse ler também:

23 simpatias para um 2023 cheio de paz, amor, saúde e dinheiro

Previsões Baba Vanga 2023

Saiba o Significado das Cores no Ano Novo

O que a Numerologia prevê para o ano de 2023 

Lua regente 2023

Magenta é a cor 2023




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...