Simpatias (do bem) para o Ano-Novo


Simpatias “do bem” sim, porque vamos combinar que essa história de jogar “coisas” para Yemanjá não está com nada, certo? Nossos mares e oceanos não precisam de espelhos, de garrafas de champanhe e de tantas outras crendices que não fazem mais que poluir as águas da Rainha do Mar. Portanto vamos fazer simpatias sim, mas do bem!

Fim de ano, começo de ano, vida nova, as pessoas sonham em emagrecer, em ficarem ricas e famosas, em pararem de fumar, em terem saúde, em se casarem… são talvez esses os pedidos mais comuns. Daí, claro, a fé não costuma falhar e especialmente durante as doze badaladas noturnas, colocar toda a energia positiva em pensamentos do bem é muito válido. Orar, pedir, acreditar e, por que não?, fazer uma simpatia?

O problema é que muita simpatia não é legal com o meio ambiente, muitas simpatias geram lixo, pedem para jogar os objetos usados virgens (que desperdício!) sem contar que tem gente que exagera e faz sacrifícios animais enfim… tem de tudo, ainda mais em nossa cultura misturada, afro, europeia, indígena, não é mesmo?

Mas daí a gente quer manter a tradição sem fazer mal ao planeta. Como?

Simpatias do bem

foto

1. A calcinha ou a cueca nova

A simpatia mais popular entre nós é do bem, pois a calcinha não precisa ser jogada fora, aliás deve ser usada durante todo o ano novo. As cores usadas são branco-paz; amarelo-dinheiro; azul-saúde; verde-esperança; vermelho-amor e por aí vai. Veja aqui um guia de cromoterapia muito legal para saber mais sobre o significado de cada uma das cores.

2. Lentilha com louro

Além de saudável, comer lentilha no dia 31, diz a crença popular, traz prosperidade pois a lentilha representa fartura e crescimento, temperada com folhas de louro então é o máximo pois o louro traz sucesso e riqueza, além de ajudar a digestão 🙂 Tem gente que coloca uma folha de louro na carteira e só a retira no ano próximo para que passe um ano de fartura.

3. Romã

Outra simpatia que além de saudável é uma delícia, é comer romã. Na noite do Réveillon muitas pessoas comem 7 sementinhas de romã e guardam as sementes embrulhadas num papel ou em um pacotinho (que tal fazer o pacotinho reutilizando uma meia-calça velha?) para que não falte dinheiro durante o ano inteiro, deixando o pacotinho na bolsa ou na carteira.

4. Uvas

Comer uvas fazendo pedidos também é outra simpatia do bem. À meia-noite, com fé, coma 3 uvas e faça 3 pedidos para o Ano Novo.

6. Arrumar a casa

Tem gente que não passa o réveillon com lixo dentro de casa, mas o ideal mesmo para trazer boas e novas energias para o Ano Novo, é fazer aquela faxina, retirando tudo que é velho, sufoca ou tem energia ruim.

7. Banhos de ervas

Ah que delícia dedicar-se a um banho revigorante no dia 31 para entrar o ano com ótimas energias. Veja no link abaixo várias dicas para fazer um banhos de ervas.

8. Ceia vegetariana

Por que levar o sofrimento animal para a mesa que deve ser repleta de boas energias? Além disso, há quem não coma no réveillon aves que ciscam ou andam para trás: peru, frango, caranguejo… Então para não errar, réveillon vegetariano ou vegano é a pedida.

9. Pulos e pulos

Pular sete ondas, pular com o pé direito durante a meia noite, passar a meia noite sobre uma cadeira e descer dela pulando sobre o pé direito. Ginastiquinha de réveillon mal não fará, a não ser que a pessoa esteja já muito bêbada o que tampouco traria boa energia para o Ano Novo, certo?

10. Boas energias com sal grosso

Colocar sal grosso nos cantos da casa, limpar os batentes das portas com sal grosso são simpatias do bem que todos podemos fazer, além de tentar trazer para a casa uma atmosfera de bem-estar para a entrada do Ano Novo.

Com todas essas dicas, não terá porque jogar coisas para Yemanjá, desperdiçar materiais ou fazer simpatias demasiado estranhas. A fé é o que impulsiona o pedido. Esteja de bem consigo e com os outros, que o Ano Novo promete ser só de alegria.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...