Yemanjá
Yemanjá

Oferendas para Yemanjá: a Rainha do Mar está cansada de limpar as praias

Vamos combinar que Yemanjá, a Rainha do Mar, está cansada de limpar as praias das oferendas que todos os anos as pessoas lhe dão, pensando em reverenciá-la. Este ano, e daqui para frente, façamos diferente.

Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (“mãe cujos filhos são peixes“). Você acha que a mãe dos peixes gosta de ver seus filhos sufocados pela poluição em nossas águas, causada pela nossa ignorância?

O Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás. A religião tem, por base, a anima (alma) da Natureza, sendo, portanto, chamada de anímica. Você acha que uma religião que cultua a natureza, pretende desrespeitá-la jogando nada mais nada menos que lixo no mar?

foto

foto: wikipedia.org

Foi-se o tempo em que acreditávamos que o mar, os rios, os lagos levavam tudo: o mal, o espelho, a garrafa de champanhe… Hoje sabemos o quanto cada material demora para se decompor e o quanto podem prejudicar os animais aquáticos que confundem lixo com comida, morrendo sufocados ou sofrendo por insuficiência digestiva.

immagine

foto: commons.wikimedia.org

Com tanta informação, então, vamos combinar que ficou feio, mal educado, senão cafona, chegar à praia com aquele espelho, aquele perfume e aquele pente para presentear a Rainha. Existirão lugares apropriados para deixarmos tais oferendas? Que tal no terreiro dos santos?

foto

foto: wikipedia.org

Alguns dirão: tudo bem, levo flores, comidas e todo presente que seja biodegradável. Convenhamos que nem mesmo oferendas, por assim dizer, naturais, são bem-vindas. Flores e guloseimas não fazem parte do habitat marinho e seria melhor que ficassem também de fora das festas de ano-novo, onde humanos pensam em presentear peixes e outros animais com comida industrializada. Haja consciência!

Então, como reverenciar a minha Rainha e pedir por um bom Ano Novo?

Com todo o seu coração, com muito agradecimento ao ano que passou, mesmo este que este tenha sido ruim para você. Agradeça a saúde, aos amigos e ao fato de estar vivo. Peça por um ano melhor para você e para todos, com toda sinceridade e coerência, respeitando a natureza – a origem de todas as coisas. Com certeza desse modo, Yemanjá te ouvirá.

E um feliz, muito feliz, ano novo para você e sua família. Que o amor esteja com todos!

About Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Previous Réveillon: conheça as tradições do mundo inteiro para trazer sorte
Next 30 Simpatias e Rituais para Começar o Ano com Boas Energias

Check Also

Amizade seria o fator mais importante para preservação da espécie na “nova” teoria da evolução

Interessante a nova visão sobre a teoria da evolução de Darwin que dois neurocientistas propõem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *