Oferendas para Yemanjá: a Rainha do Mar está cansada de limpar as praias


Vamos combinar que Yemanjá, a Rainha do Mar, está cansada de limpar as praias das oferendas que todos os anos as pessoas lhe dão, pensando em reverenciá-la. Este ano, e daqui para frente, façamos diferente.

Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (“mãe cujos filhos são peixes“). Você acha que a mãe dos peixes gosta de ver seus filhos sufocados pela poluição em nossas águas, causada pela nossa ignorância?

O Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás. A religião tem, por base, a anima (alma) da Natureza, sendo, portanto, chamada de anímica. Você acha que uma religião que cultua a natureza, pretende desrespeitá-la jogando nada mais nada menos que lixo no mar?

Foi-se o tempo em que acreditávamos que o mar, os rios, os lagos levavam tudo: o mal, o espelho, a garrafa de champanhe… Hoje sabemos o quanto cada material demora para se decompor e o quanto podem prejudicar os animais aquáticos que confundem lixo com comida, morrendo sufocados ou sofrendo por insuficiência digestiva.

Com tanta informação, então, vamos combinar que ficou feio, mal educado, senão cafona, chegar à praia com aquele espelho, aquele perfume e aquele pente para presentear a Rainha. Existirão lugares apropriados para deixarmos tais oferendas? Que tal no terreiro dos santos?

Alguns dirão: tudo bem, levo flores, comidas e todo presente que seja biodegradável. Convenhamos que nem mesmo oferendas, por assim dizer, naturais, são bem-vindas. Flores e guloseimas não fazem parte do habitat marinho e seria melhor que ficassem também de fora das festas de ano-novo, onde humanos pensam em presentear peixes e outros animais com comida industrializada. Haja consciência!

Então, como reverenciar a minha Rainha e pedir por um bom Ano Novo?

Com todo o seu coração, com muito agradecimento ao ano que passou, mesmo este que este tenha sido ruim para você. Agradeça a saúde, aos amigos e ao fato de estar vivo. Peça por um ano melhor para você e para todos, com toda sinceridade e coerência, respeitando a natureza – a origem de todas as coisas. Com certeza desse modo, Yemanjá te ouvirá.

E um feliz, muito feliz, ano novo para você e sua família. Que o amor esteja com todos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...