O que fazer quando tiver pesadelos constantes


Pesadelos, ou sonhos ruins, às vezes podem se tornar recorrentes, acontecendo várias vezes por semana, durante meses, às vezes anos. É o seu caso? Pesquisadores da Suíça descobriram um modo de acabar com os sonhos ruins de uma maneira inusitada. Descubra!

Estima-se que até 4% dos adultos no mundo sofram de pesadelos recorrentes, uma condição associada a sono de baixa qualidade com despertares noturnos frequentes.

Sonhos ruins podem estar relacionados a ansiedade, preocupação e outros fatores.

Na verdade, entender para resolver o problema dos pesadelos recorrentes é um desafio, pois não sabemos exatamente por que nosso cérebro cria sonhos enquanto dormimos.

Mas um novo método, desenvolvido por uma equipe de pesquisa suíça provou ser capaz de silenciar os sonhos mais angustiantes, reduzindo sua frequência.

Como se trata o problema dos pesadelos frequentes

Às pessoas que vivem tendo sonhos ruins são aconselhadas uma técnica não invasiva, chamada terapia de repetição imaginativa. Praticamente essa terapia consiste em reescrever os sonhos que geram sentimentos negativos em um diário, e tentar dar-lhes um final mais positivo. A ideia seria “recriar” para si mesmo o cenário dos sonhos, tentando transformar o pesadelo em um sonho bom.

Contudo, essa forma de terapia nem sempre é eficaz. Eis então que uma ideia surgiu:

Um estudo feito em 2010 sobre escuta de sons e reativação de memória direcionada, lançou as bases para a concepção de um novo método que poderia ajudar as pessoas a mudar as emoções ruins vividas em seus sonhos.

O estudo

O método desenvolvido pelo professor Lampros Perogamvros, psiquiatra do Laboratório do Sono dos Hospitais Universitários de Genebra e professor do Departamento de Neurociência Básica da Universidade de Genebra, se baseou na audição de um único acorde de piano.

Juntamente com outros pesquisadores, Perogamvros investigou se ouvir um som associado a uma emoção positiva diurna, por meio de um fone de ouvido sem fio durante o sono, poderia ajudar a modificar as emoções sentidas nos sonhos.

“Existe uma relação entre os tipos de emoções experimentadas nos sonhos e nosso bem-estar emocional”, disse Lampros Perogamvros. “Com base nessa observação, tivemos a ideia de que poderíamos ajudar as pessoas manipulando as emoções em seus sonhos. Neste estudo, mostramos que podemos reduzir o número de sonhos emocionalmente muito fortes e muito negativos em pacientes que sofrem de pesadelos.”

Os pesquisadores avaliaram 36 pacientes, todos tiveram que fazer um diário de sonhos por duas semanas, usando a técnica da terapia de repetição imaginativa. Mas apenas metade do grupo foi obrigada a criar uma associação entre uma versão positiva de seu pesadelo, com um som durante o exercício de repetição.

A estes participantes fora solicitado a colocar um fone de ouvido sem fio antes de dormir, de onde se ouviria o som escolhido para fazer a associação (especificamente para o experimento, usaram o acorde de piano C6/9). O som era ativado durante o sono REM (a fase em que os pesadelos geralmente acontecem).

Os resultados mostraram uma diminuição dos pesadelos em ambos os grupos, mas a metade que recebeu a terapia combinada com som teve menos pesadelos após a intervenção, bem como 3 meses depois. Eles também experimentaram mais alegria em seus sonhos.

“Através desse procedimento – explicaram os pesquisadores – observamos uma rápida diminuição dos pesadelos, juntamente com os sonhos que se tornaram emocionalmente mais positivos. Para nós, esses resultados são muito promissores, tanto para o estudo do processamento emocional durante o sono quanto para o desenvolvimento de novas terapias”, diz Perogamvros.

Contudo, o método deve ser testado em escalas maiores e com diferentes tipos de populações para determinar a extensão e generalização de sua eficiência.

O estudo foi publicado na Current Biology.

Fontes:

  1. fanpage
  2. EurekAlert
  3. Current Biology

Talvez te interesse ler também:

Significados dos sonhos mais comuns em pessoas ansiosas

Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

O que significa sonhar com sequestro ou de ser sequestrado?

Significado de sonhar com aranhas 

Significado espiritual da barata e de sonhar com baratas

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...