Olha o que uma pesquisa revela sobre quem cochila durante o dia


“É proibido cochilar, cochilar, cochilar” diz o forró  dOs 3 do Nordeste. Será que o trio tem razão? De acordo com uma pesquisa recém-publicada no AHA Journals, sim!

Aqueles que cochilam com regularidade durante o dia correm riscos maiores de desenvolver hipertensão e derrame.

Os especialistas apontam que não são propriamente os cochilos a causarem tais riscos, e sim o potencial sono defasado durante a noite.

Em outras palavras, aqueles que se sentem compelidos a dormirem durante o dia – geralmente no horário entre 12h00 e 15h00 – o fazem simplesmente porque dormiram pouco ou mal durante a noite e, dormir menos que 7-8 horas por dia, aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto do miocárdio, como revelam vários estudos.

O estudo

Para determinar que as pessoas acostumadas a fazer cochilos diurnas têm um risco maior de hipertensão e AVC, uma equipe de pesquisa chinesa analisou os dados de 360 mil pessoas entre 40 e 69 anos, coletados do biobank britânico, um rico banco de dados biomédico com informações clínicas, sociodemográficas e genéticas dos participantes (todos residentes no Reino Unido entre 2006 e 2010).

Os participantes nunca tiveram um derrame ou episódios de hipertensão.

Depois de analisar os dados, os pesquisadores encontraram uma forte associação entre cochilo e risco de hipertensão e derrame.

Os dados permaneceram evidentes mesmo após a exclusão de todos os fatores associados a estes problemas, tais quais, diabetes tipo 2, obesidade, colesterol ruim alto, distúrbios do sono e o fato de trabalhar em turnos noturnos.

Aqueles que habitualmente tiravam uma soneca durante o dia, tiveram um risco 12% maior de desenvolver pressão alta e 24% maior de ter um derrame em comparação com aqueles que nunca dormiam durante o dia.

A maioria das pessoas que costumava tirar um cochilo era composta de homens que tinham hábitos noturnos, que fumavam e bebiam com frequência e que tinham problemas de insônia.

Os resultados revelaram que tirar um cochilo não é prejudicial em si. Aliás, há pesquisas que indicam os benefícios da famosa sesta:

Mas aqui, o que se coloca, é que a sesta do dia pode ser um sinal de sono noturno ruim.

“Isso pode ser devido ao fato de que, embora tirar uma soneca em si não seja prejudicial, muitas pessoas que tiram uma soneca poderiam fazê -lo por causa do sono pobre durante a noite. O sono ruim à noite está associado à pior saúde e os cochilos não são suficientes para compensá -lo”, disse o professor Michael A. Grandner, especialista em sono e co-autor da ” Vida é essencial da American Heart Association “, em comunicado à imprensa.

Há que se dizer que muita gente gostaria mas não pode dar uma cochilada depois do almoço (o que talvez seja pior, afinal, um cochilo ajuda a se reerguer de uma noite mal dormida).

A pesquisa não diferenciou o tempo do cochilo, se de 20 minutos ou duas horas, o que faz tanta diferença. Portanto, outros estudos são necessários.

Mas o que fica claro é a importância fundamental do sono de qualidade para a nossa saúde.

Talvez te interesse ler também:

Como se recuperar de uma noite sem dormir?

Álcool não ajuda a dormir e a falta de sono engorda

Dormir em lençóis limpos e cheirosos faz bem ao sono e à saúde

Cores que facilitam o sono e acalmam o corpo e a mente

Não consegue pegar no sono? Toma um banho quente!

Para ter um SONO BOM → Posições, Travesseiros e Outras Dicas

Estudo afirma que dormir as boas 8h de sono durante a noite é fundamental para a saúde

No Dia Mundial do Sono, 7 conselhos para dormir bem




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...