Inemuri: a arte japonesa do cochilo


Você gostaria de dar um tempo de tudo para tirar um cochilo agora mesmo? Ainda que esteja no trabalho? No Japão, o cochilo é uma verdadeira arte chamada Inemuri.

Inemuri é o nome da arte do descanso livre: tirar uma soneca é permitido quando você está na escola ou no trabalho. Inemuri é uma técnica japonesa para descansar em público e é muito mais do que um simples cochilo.

Os japoneses são capazes de descansar em público tirando uma soneca, sem nunca se desligarem completamente daquilo que os rodeia. Talvez você já tenha se deparado com as imagens típicas dos japoneses que cochilam no metrô, apenas o tempo suficiente para chegarem ao ponto que devem descer.

No Japão não há nada de errado em adormecer em público, de fato, aprender a arte do cochilo no estilo japonês parece ser muito útil para recuperar um pouco da energia perdida durante a jornada.

O ritmo de trabalho no Japão é muito intenso e quem pára para dar uma soneca está realmente muito cansado. Na verdade, significa que a pessoa dedicou todas as suas energias no trabalho e que precisa descansar por um um instante para começar melhor sua atividade.

inemuri 3

No Japão, quem faz Inemuri não está realmente dormindo como se pensa, e nem fazendo um clássico cochilo.

Inemuri é um descanso vigilante: você fecha os olhos para se recuperar da fadiga, mas ao mesmo tempo mantém uma parte da mente desperta e presente no lugar onde está.

O segredo está na palavra “Inemuri”, em que “I” significa estar presente, enquanto “Nemuri” significa dormir.

Depois do Inemuri, você acorda rapidamente, começa a trabalhar de novo ou desce na tua exata estação de metrô.

inemuri 2

Será que os japoneses têm essa arte no sangue ou simplesmente aprenderam esta técnica por necessidade?

Você consegue dormir e ao mesmo tempo estar em vigília como os japoneses?

Sobre a cultura japonesa, talvez te interesse ler também:

SHIKATA GA NAI: A ANTIGA SABEDORIA JAPONESA DE DEIXAR AS COISAS COMO ESTÃO

KAKEBO, O MÉTODO JAPONÊS PARA APRENDER A ECONOMIZAR

BANHO DE FLORESTA – UMA PRÁTICA CURATIVA ADOTADA PELOS JAPONESES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...