Café e soneca para se manter ativo durante todo o dia


Fadiga e falta de concentração? Beber um café e tirar uma soneca de 20 minutos imediatamente após bebê-lo, pode ajudar a recuperar a energia.

Assim concluem alguns estudos recentes que combinaram cochilo com café. Segundo os pesquisadores, esta combinação ajuda a melhorar o estado de alerta e a atenção.

É verdade que à primeira vista parece uma contradição, porque normalmente nos é dito que a cafeína do café ajuda a nos mantermos acordados. Mas a cafeína não tem efeito imediato, e 20 minutos de cochilo representam o tempo necessário para que essa substância entre em ação.

A cafeína do café é absorvida pelo intestino delgado, passa através da corrente sanguínea e atinge o cérebro enquanto este se encontra em repouso, mas ainda não entrou na fase do sono profundo. Além disso, a soneca após o café cancelaria uma molécula capaz de inibir a eficácia da cafeína.

Os cientistas avaliaram se, para permanecer ativo durante o dia é melhor beber uma xícara de café ou tirar um cochilo, e chegaram à conclusão de que seria mais útil tirar proveito dos efeitos benéficos de ambos.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough conduziram um estudo em que alguns participantes que estavam cansados tomaram um café e logo depois tiraram uma soneca de 15 minutos. As reações foram testadas em um simulador de direção automobilística. O grupo que combinou café com cochilo cometeu menos erros do que aqueles que apenas tinham tomado a bebida ou simplesmente descansado.

Outro estudo, realizado no Japão, analisou os efeitos dos cochilos depois de beber café em testes de memória. Os participantes que tiraram uma soneca depois do café tiveram um desempenho melhor do que aqueles que simplesmente tomaram um copo da bebida sem o descanso posterior.

Veja como fazer um “Café-cochilo”:

1) Beba um café ou outras bebidas com cafeína.

2) Beba rapidamente de modo que haja um lapso de tempo mais longo antes da cafeína atingir o cérebro.

3) Beber café quente de pressa pode ser difícil, melhor café morno ou frio.

4) Depois de beber o café, tente dormir imediatamente. E se você não for capaz de se adormentar, descanse ou tente chegar a uma fase de semi-sono.

5) Acorde depois de 20 minutos, depois desse período o risco é de entrar em estado de sono profundo, o que pode te deixar ainda mais cansado.

Não custa nada tentar! No escritório, essa seria uma boa desculpa para entrar em um revigorante cochilo “em nome da ciência”, naquela hora que o cansaço bate. Mesmo que você pense que normalmente não tem tempo para descansar um pouco, vamos combinar que 15, 20 minutos não é tanto, não é verdade?

Fonte foto: zdnet.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...