Sua língua pode revelar carência perigosa de vitamina D


A vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, não deveria faltar para os brasileiros porque o país é bastante ensolarado. No entanto, por causa da nossa vida no escritório, a carência de vitamina D é muito comum no mundo todo, inclusive no Brasil. E os sinais de sua carência podem ser vistos na língua.

Como assim?

Existem vários sintomas que indicam deficiência de vitamina D, mas um deles aparece muito claramente na língua, e infelizmente este é um sintoma frequentemente negligenciado pelos médicos.

A importância da vitamina D

A vitamina D é importante para manter o bom funcionamento do corpo e combater infecções. Esta vitamina ajuda a fortalecer a imunidade, os ossos, os músculos e está associada à prevenção de alguns tipos de câncer e outras doenças, inclusive a Covid-19.

Isso porque a deficiência de vitamina D tem ligação com um maior risco de episódios trombóticos, que são frequentemente observados na Covid, de um aumento nas citocinas inflamatórias e de um risco significativamente maior de ter pneumonia e outras infecções virais respiratórias.

Outra dado de fato observado é que a deficiência de vitamina D ocorre com mais frequência em obesos e diabéticos.

Leia mais:

Tem como saber sem ter que fazer exame de sangue se há deficiência de vitamina D no corpo?

A Síndrome da Boca Ardente (SBA)

De acordo com este estudo realizado pelo Departamento de Dermatologia da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, pessoas que relataram sentir dor do tipo queimação ou sensação de calor nos lábios, língua ou na boca toda, eram carentes de vitamina D. Outros sintomas como dormência, secura e sabor desagradável também estiveram ligados à deficiência dessa vitamina.

A Síndrome da Língua Ardente também pode estar ligada à deficiência de outros nutrientes como vitamina B, ferro e zinco.

Se você perceber esses sintomas, consulte um médico. Nunca se automedique, a deficiência é ruim mas o excesso de vitamina D também é prejudicial.

Talvez te interesse ler também:

Magnésio e Vitamina D: por que você deve tomá-los ao mesmo tempo?

Vitamina D: porquê é importante para crianças e bebês

Alimentos ricos em zinco para previnir Covid e outras doenças




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...