Por que não se deve beber água gelada quando acorda?

Por que não se deve beber água gelada quando acorda?

Será que você deve evitar beber água gelada de manhã quando acorda? Neste conteúdo, você terá a resposta.

Nesse calorão do Verão brasileiro, tudo o que mais desejamos são bebidas para nos refrescar: água, suco, sorvete…. quanto mais gelado, melhor. E com a quentura que está fazendo, isso começa logo cedo.

Se por um lado a água gelada refresca, por outro lado, bebê-la logo ao acordar, ou com muita frequência durante o dia não faz tão bem como sugerem alguns médicos, nutricionistas ou estudos.

Isso porque muitas funções metabólicas de nosso corpo necessitam de uma temperatura mais quente para ocorrer de forma satisfatória.

Se bebemos água gelada demais, durante o dia ou logo ao acordar, essa funções são prejudicadas. Por isso, em práticas de medicinas milenares, como a chinesa e a indiana (Ayurveda) é costume beber água morna ao acordar e bebidas quentes (não fervendo), durante o dia.

Inclusive, existe até um tratamento natural baseado neste princípio, que é a Terapia da Água, uma terapêutica que consiste em  beber água em temperatura ambiente, morna ou quente (desde que não queime a língua), logo ao acordar e durante o dia, para manter o corpo saudável e tratar diversas doenças.

Neste conteúdo também serão explicadas as diferenças de beber água, nas diversas temperaturas, e quais as vantagens e riscos para a saúde.

Benefícios de beber água morna e quente

Segundo esclarecimentos da nutricionista, especialista em Ayurveda Michelle Bortoletto, a água morna pela manhã melhora a digestão, estimula o peristaltismo intestinal, a produção das enzimas digestivas e do ácido clorídrico (substância química produzida pelo estômago, para o processo digestivo).

De acordo com a Ayuveda, quem comanda a digestão é AGNI, o fogo digestivo.

Se o fogo digestivo é prejudicado pelos maus hábitos, nossa digestão fica comprometida e, por mais que nos alimentemos bem, comendo coisas saudáveis, os nutrientes não são bem absorvidos pelo organismo.

Por isso, a medicina Ayurveda recomenda manter a digestão quente.

Sendo assim, se bebemos algo gelado, o calor do fogo digestivo é apagado, causando a má digestão.

Além do benefício relacionado à digestão, que é de vital importância para a nutrição do nosso corpo, existem mais outros benefícios.

Por exemplo:

  • provavelmente, beber água morna melhora a função intestinal, prevenindo gases. Um estudo avaliou isso em pacientes durante um pós operatório.
  • estimula a circulação sanguínea provavelmente porque expande artérias e veias, transportando melhor o sangue, evitando o risco de doenças cardiovasculares
  • hidrata (o que vale para a água em qualquer temperatura)
  • promove o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema nervoso central,  beneficiando a função cerebral e até afetando positivamente o humor, como sugere esta pesquisa onde se conclui que a falta de água prejudica tais funções.
  • ajuda a combater a constipação (prisão de ventre) pois hidrata as fezes, facilitando sua passagem
  • ajudar a manter o corpo quente e a reduzir os tremores de frio.
  • relaxa, aliviando o estresse e ajudando a ter um bom sono, como sugere esta pesquisa
  • alivia congestão nasal e outros sintomas de gripes e resfriados.
  • por consequência, alivia também a sinusite
  • provavelmente ajuda a desintoxicar o organismo porque protege os rins ao diluir os resíduos no sangue.
  • diminui os sintomas da acalasia (dificuldade do esôfago levar o alimento para o estômago), conforme sugere esta pesquisa.

Mais benefícios, veja em:

Morna com limão

Se beber água em temperatura ambiente ou morna não lhe é tão atrativo, uma forma de tornar esse hábito mais agradável é adicionar o sumo de alguma fruta cítrica, como limão por exemplo.

Vídeo: por que beber água morna todo dia?

O Dr. Rafael Freitas, especialista em medicina natural, explica neste vídeo por que é recomendado beber água morna durante o dia, e evitar de beber bebidas geladas, com frequência

 

Riscos de beber água muito quente

Ao beber água morna para usufruir de todos seus benefícios, tome o cuidado para não tomá-la quente demais pois, neste caso, não será tão benéfica assim, e apresentará alguns riscos à saúde como:

  • pode lesar o tecido do esôfago
  • queimar a língua
  • queimar as papilas gustativas (saliências na língua)
  • sensibilizar a mucosa da garganta 

Por que você NÃO se deve beber água gelada quando acorda?

Existem algumas razões que afetam negativamente o bom funcionamento do metabolismo de nosso corpo, quando se bebe água fria ou gelada pela manhã, ao acordar.

Veja as principais:

  • Beber água fria ou gelada torna o muco nasal mais espesso, dificultando sua passagem pelo trato respiratório.
  • Em contrapartida, a água quente facilita a respiração. Dessa forma, pessoas com resfriado ou gripe, ao beberem água fria correm o risco de piorar a congestão nasal.
  • Há também um estudo que comprova que a ingestão de água fria pode agravar a enxaqueca em pessoas que já têm predisposição a esse problema de saúde.
  • A dor desencadeada pela acalasia (dificuldade de passar alimentos pelo esôfago) pode apresentar piora quando se bebe água fria junto com a refeição.
  • Beber água fria durante a refeição também desequilibra o processo digestivo, principalmente se os alimentos estiverem quentes.

Quando é vantagem beber água fria?

Vimos que beber água em temperatura ambiente ou um pouco mais quente tem seus benefícios, ainda mais quando se faz logo cedo. Entretanto, não vamos criar um mito de que água fria é ruim, não é mesmo?

A água fria ou gelada (sem exagero) também tem propriedades benéficas para o nosso corpo e podemos alternar e variar a temperatura da água, conforme a necessidade do momento.

Como, por exemplo:

  • durante o exercício para evitar o superaquecimento da temperatura do corpo e manter o corpo hidratado. Só não beba gelada porque, devido o corpo estar quente, pode provocar resfriado, gripe ou até inflamação da garganta
  • estimula o corpo a trabalhar mais para manter a temperatura central
  • a água fria é melhor para reidratação corporal pois, diferente da água morna, não sacia a sede de forma mais prolongada

Não deixe de beber água

Seja como for, beber água faz bem, em qualquer temperatura que seja. Porém, como foi explicado, existe a melhor forma de fazer isso, para tirar o melhor proveito dos benefícios de beber água.

Você pode adequar o hábito de beber água em diversas temperaturas, de acordo com a atividade que esteja fazendo, com a necessidade do corpo e conforme o seu estilo de vida.

não deixe de beber a quantidade necessária de água para manter seu corpo hidratado e saudável.

Talvez te interesse ler também:

Shot de gengibre ou limão em jejum para desintoxicar, emagrecer e começar bem o dia

Porque não se deve beber água enquanto se come doce

Que bem faz beber água pura em jejum. Você sabia?

Água com canela: 10 motivos para beber todo dia. Veja como fazer

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *