cor da língua
cor da língua

O que a língua diz sobre o nosso estado de saúde

Olhar a língua no espelho é uma maneira de se detectar o que você tem – se está bem, se tem algo desregulado, se está sobrecarregado.

Então, pela observação da sua língua, um médico bem treinado poderá avaliar sua saúde, sua energia e a profundidade dos danos.

A medicina chinesa e outras medicinas tradicionais usam a avaliação da cor e estado da língua como uma ferramenta de diagnóstico de saúde e doença.

As mudanças de cor e aspecto da língua da gente mostram o estado do fluxo energético que vai pelo nosso corpo, a saúde e fluidez do sangue que nos corre nas veias, enfim, a saúde que temos.

A ideia é que a língua reflete a situação dos órgãos internos, das glândulas e do fluxo de energia vital do ser humano e, de uma maneira simplificada, se divide em 3 partes principais onde se situam os órgãos e vísceras:

diagnostico lingua

Fonte foto

A língua de uma pessoa totalmente saudável é rosada, brilhante, sem manchas, úmida e sem marcas. As papilas não estão inchadas, as bordas não ficam marcadas pelos dentes, a superfície não parece seca, ou com protuberâncias, ou fiapinhos. Olhe a sua língua e, em seguida, confira aqui com os sinais de interpretação que damos abaixo.

Como interpretar a linguagem das cores

095de9 aedbf5f5dee2408f8b119f54088bd938

Fonte foto

 

  • Língua branca, pálida – energia fortemente estagnada
  • Língua inchada – estagnação no circuito das águas do organismo
  • Língua com manchas vermelhas – desequilíbrio no pulmão e fígado
  • Língua saburrosa (esbranquiçada com aspecto sujo, esverdeada) – intoxicação de fígado e vesícula
  • Língua amarronzada – infecção bacteriana ou inflamação intestinal
  • Língua vermelho forte e inchada – acúmulo de proteína animal no organismo

A cor e aspecto da língua também varia conforme o estado emocional da pessoa

  • Língua muito vermelha, inchada – desequilíbrio energético ligado ao cardíaco
  • Língua seca – dificuldade no metabolismo dos açúcares (por exemplo, na diabetes)
  • Língua marcada pelos dentes, nas bordas – agitação e excesso de energia do fogo

Mas, se a sua língua não está lindamente rosada e brilhante, antes de sair correndo para um médico, que tal você tentar, por uns dias, melhorar sua rotina tornando-a mais saudável? Uma dieta leve, muita água pura, descanso, recuperar o ritmo natural e saudável do sono, melhorar sua respiração, fazer banhos de ervas, tomar chás depurativos, melhorar sua higiene bucal limpando também a superfície da língua, reduzir a ingestão de gorduras, alimentos de origem animal e alimentos industrializados, passear ao ar livre, estabelecer um ritmo de exercícios suaves e, melhorar os seus pensamentos.

Uma boa dica é você procurar relaxar sua mente através da meditação. Todas essas recomendações, em conjunto, são essenciais para se recuperar a saúde física e mental. Tente!

Mas, caso em uma semana você não se sentir melhor ou sua língua não mudar de aspecto indicando mais saúde, recorra a um bom médico para que a oriente.

Especialmente indicado para você:

VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

QUE BEM FAZ BEBER ÁGUA PURA EM JEJUM. VOCÊ SABIA?

DIETA SAUDÁVEL PARA UMA LONGA E BOA VIDA

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Covid: recorde absoluto de mortes na Itália. Quase mil casos

O segundo país a ser atingido pelo coronavírus, depois da China, foi a Itália. E …