O que a língua revela sobre o seu estado de saúde


Olhar a língua no espelho é uma maneira de saber como está a sua saúde, podendo detectar através da sua aparência, se você está bem, se tem algo desregulado, se está estressado, sobrecarregado ou com algum outro problema mais grave.

Pela observação da língua, um médico experiente e bem treinado poderá avaliar sua saúde e até a sua energia.

Na medicina ocidental clássica, a observação da língua é rotineira nas consultas e nos diagnósticos clínicos de problemas mais evidentes. Saliências e manchas podem indicar infecções, intoxicações, envelhecimento e até doenças graves como câncer e diabetes. Mas nas medicinas holísticas, aqueles que avaliam o indivíduo  como um todo, a observação da língua vai além de detectar doenças pontuais, considerando que a língua é um espelho da saúde também com relação a estados emocionais e energéticos do paciente.

A medicina chinesa e outras medicinas antigas usam a avaliação da cor e do estado da língua como uma ferramenta de diagnóstico geral.

As mudanças de cor e a aparência da língua mostram o estado do fluxo energético que caminha pelo nosso corpo, a saúde e a fluidez do sangue que nos corre nas veias.

Para esse tipo de medicina, a língua reflete a situação dos órgãos internos, das glândulas e do fluxo de energia vital do ser humano. E, de uma maneira simplificada, se divide em 3 partes principais onde se situam os órgãos e as vísceras:

diagnostico lingua

Fonte foto

Como é a língua de uma pessoa saudável?

A língua de uma pessoa totalmente saudável é rosada, brilhante, sem manchas, úmida e sem marcas.

As papilas não estão inchadas, as bordas não ficam marcadas pelos dentes, a superfície não parece seca, com protuberâncias ou fiapinhos.

Olhe a sua língua e, em seguida, confira alguns sinais de interpretação que damos abaixo.

O que a aparência da língua diz sobre sua saúde

Manchas brancas

Manchas brancas e cremosas podem indicar aftas ou infecções causadas geralmente por doenças ou medicamentos que prejudicam o equilíbrio das bactérias presentes naturalmente na boca. Também podem indicar baixa imunidade. Atenção à manchas brancas e duras, que podem indicar doenças graves.

Língua “cabeluda”

Se a língua apresenta saburra do tipo pelo ou fiapo pode indicar má higiene ou algo mais grave, câncer ou Aids. Faça a higiene adequada e se os fiapos não desaparecem em duas semanas mais ou menos, consulte um especialista.

Língua rachada

Sulcos profundos podem se formar com o avançar da idade, mas também podem indicar doenças e síndromes. É importante ser bem higienizada para evitar infecções. Consulte um médico.

Língua vermelha demasiado brilhante

A língua saudável é vermelha ou rosada mas quando demasiado vermelho pode indicar doença de Kawasaki, escarlatina ou deficiência de vitamina.

Língua de fogo que sente queimar

Existe uma síndrome chamada de Síndrome de Boca Ardente. Pode significar problemas com os nervos da língua, deficiências de vitaminas, refluxo e diabetes.Se você sente a língua ou a boca toda queimar acompanhada de um gosto metálico ou amargo, consulte um médico.

Língua demasiado lisa

Uma língua demasiado lisa sem pequenas saliências na parte superior pode indicar algumas deficiências nutricionais como falta de ferro, de ácido fólico ou de vitaminas do complexo B além de outras doenças como psoríase, infecções e doença celíaca

Saliências

Pequenas saliências nas pontas e nas laterais podem indicar papilite lingual transitória, se não forem simples aftas. Procure ajuda se a saliência dói e não desaparece.

Dor na língua

A língua dói se for queimada ou mordida mas dores contínuas ou inesperadas podem  indicar câncer, especialmente se acompanhadas de caroços, saliências ou manchas, feridas que não cicatrizam e dificuldade para mastigar ou engolir.

Se esses sintomas durarem mais de 2 semanas, consulte um médico.

Língua grande

Pode ser macroglossia (quando a língua é maior que a boca) mas pode indicar hipotireoidismo, infecções ou alergias.

Como interpretar a cor da língua

095de9 aedbf5f5dee2408f8b119f54088bd938

Fonte foto

Para além dos diagnósticos médicos tradicionais, nas medicinas alternativas, a cor e o aspecto da língua são interpretados de uma maneira também emocional.

Por exemplo:

  • Língua branca, pálida – energia fortemente estagnada
  • Língua inchada – estagnação no circuito das águas do organismo
  • Língua com manchas vermelhas – desequilíbrio no pulmão e fígado
  • Língua saburrosa – (esbranquiçada com aspecto sujo, esverdeada) – intoxicação de fígado e vesícula
  • Língua amarronzada – infecção bacteriana ou inflamação intestinal
  • Língua vermelho forte e inchada – acúmulo de proteína animal no organismo
  • Língua violeta ou roxapode indicar carência de vitamina B2, que fluidos e sangue não estão circulando adequadamente, colesterol alto, excesso de açúcar e até depressão
  • Língua preta – papilas demasiadamente escuras podem indicar infecção bacteriana grave, diabetes, uso de antibióticos ou tratamentos quimioterápicos
  • Língua verde  ou amarelada – podem indicar distúrbios do fígado, vesícula biliar ou baço.

A cor e o aspecto da língua também varia conforme o estado emocional da pessoa

  • Língua muito vermelha, inchada – desequilíbrio energético ligado ao cardíaco
  • Língua seca – dificuldade no metabolismo dos açúcares (por exemplo, na diabetes)
  • Língua marcada pelos dentes, nas bordas – agitação, ansiedade e excesso de energia do fogo

Como melhorar o aspecto da língua

Mas, se a sua língua não está lindamente rosada e brilhante, antes de sair correndo para um médico, que tal você tentar, por uns dias, melhorar sua rotina tornando-a mais saudável?

Você pode apostar em:

Para evitar o estresse, uma boa dica é você procurar relaxar sua mente através da meditação.

Procure um médico

Todas essas recomendações, em conjunto, são essenciais para se recuperar a saúde física e mental.

Mas, se com essas mudanças, em uma ou duas semana você não se sentir melhor ou sua língua não mudar de aspecto aparentando mais saúde, recorra a um bom médico.

Atenção especial se você apresentar:

  • dor de origem estranha na lingua
  • saliências, caroços e ou manchas que não desaparecem
  • feridas que não cicatrizam
  • dificuldade para mastigar ou engolir.

Talvez te interesse ler também:

Whey Protein Funciona? Benefícios, Receitas e Como Escolher

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer

Que tipo de barriga você tem, pneu ou pochete? Como eliminar




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...