Ginseng: quanto e como tomar por dia para ver seus efeitos


Ginseng é uma planta bem conhecida pelas suas propriedades tônica e estimulante para o corpo, um aliado natural precioso em diferentes situações. Mas o quanto e como tomar por dia para ver seus efeitos?

A Panax ginseng é derivada das raízes de algumas plantas da família Araliaceae, e é especialmente prevalente no Oriente embora seja atualmente um dos remédios mais usados ​​mesmo nos países ocidentais, onde muitas pessoas estão à procura de alguma substância natural que possa ajudá-las a suportar o ritmo frenético em que eles muitas vezes estão sujeitas.

As propriedade do ginseng

Ginseng é um tônico adaptogênico que permite ao corpo de “se adaptar” à novas situações, como uma temperatura diferente no caso de mudanças de estação, mas também em períodos de estresse físico e psicológico. Tomar ginseng todos os dias pode ajudar a enfrentar um momento particularmente intenso da vida, estressante ou cansativo. O ginseng, neste caso, apoia e dá uma energia extra para usar durante o dia.

Uma outra vantagem oferecida pelo uso do ginseng é a melhora da concentração. Assim, estudantes durante o período de exames, bem como aqueles que trabalham com pesquisas etc, podem usá-lo em momentos cruciais de suas atividades, em que necessitam do máximo de seus recursos mentais.

Este remédio natural também pode servir após um período de convalescença, pois ajuda o corpo a se recuperar melhor e mais rápido. Há ainda aqueles que usam o ginseng como suporte para a cessação do tabagismo, dada a capacidade desta planta em aliviar a fadiga e a ansiedade durante períodos de estresse elevado. Uma vez que é um adaptógeno natural, pode certamente intervir para que o corpo, agora sem nicotina, seja capaz de estabelecer um novo equilíbrio.

Leia também: PARAR DE FUMAR? É POSSÍVEL COM 10 REMÉDIOS NATURAIS

Outras vantagens de tomar o ginseng são: controlar a glicose no sangue, diminuir o colesterol LDL, melhorar a circulação e a pressão arterial, melhorar o sistema imunológico.

Aqueles que tomam ginseng regularmente notarão os seus benefícios até mesmo na esfera sexual, pois é um remédio com qualidades afrodisíacas que também podem ajudar em caso de impotência.

Ginseng: quanto tomar por dia

ginseng cha

O ginseng está disponível comercialmente sob a forma de pó, cápsulas, preparados para infusões, extratos líquidos, etc. No que diz respeito aos suplementos, geralmente recomenda-se a ingestão diária que varia de acordo com as necessidades, a partir de 200 mg a 1 gr.

Como para a raiz seca, com a qual se pode preparar infusões mas que também pode ser mastigada, a quantidade varia entre 0,5 a 2 gramas por dia.

Para encontrar a dose adequada de ginseng às suas necessidades, é preciso consultar um especialista, fitoterapeuta ou médico.

Não se deve tomar ginseng de forma continuada por longos períodos, recomenda-se usá-lo apenas durante momentos em que ele seja realmente necessário para um máximo de 2/3 semanas seguidas e depois fazer uma longa pausa antes de usá-lo novamente.

Contraindicações do ginseng

O ginseng não é adequado sempre e a todos. Para algumas pessoas, na verdade, pode ser excessivamente estimulante e, portanto, causar ansiedade, taquicardia, insônia, especialmente quando tomado em doses elevadas. Também a interação medicamentosa pode ser perigosa por isso é sempre necessário pedir conselho ao seu médico.

Absolutamente não é recomendado o uso durante a gravidez e a amamentação.

Talvez te interesse ler também:

MENOPAUSA: 20 REMÉDIOS NATURAIS PARA DRIBLAR OS SINTOMAS

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

5 MOTIVOS CIENTÍFICOS PARA BEBER VINHO TINTO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Daelson Souza
    Publicado em 09/02/2021 às 3:25 pm [+]

    Boa tarde a todos,Quero falar um pouco sobre o uso do giseng, comecei a tomar ele há cinco dias é fiquei satisfeito com os resultado,estou tomando em pó pela manhã e ao meio dia sempre um pouco antes das refeições ou depois, o giseng promove bem estar,alivia dores,cansaço,estresse, estou me referindo ao cansaço físico e mental além disso fornece energia para o dia a dia,muito bom e eu recomendo, obs.eu tomo por conta própria não consultei médicos más é bom consultar. Um nutricionista,um naturopata antes de fazer o consumo.


  2. Jayme José Ferreira
    Publicado em 24/07/2022 às 9:40 pm [+]

    Já tomei em cápsulas consegui as raízes inatura vou mastigar um pedaço por dia.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...