Raízes que curam: gengibre, ginseng, dente-de-leão, inhame, equinácea, galanga


De algumas plantas usamos as folhas, ou as flores. De outras, a casca dos ramos, as sementes. Mas, de algumas usamos, especificamente, as raízes. E destas raízes fazemos os chás, em decocção, para a cura que precisamos.
São várias as raízes que curam: gengibre, ginseng, dente-de-leão, inhame, equinácea, galanga.
Vejamos cada uma delas.

Raiz de gengibre

gengibre

O gengibre já é nosso velho conhecido. O gengibre, uma Zingiberaceae também, é o Zingiber officinale, planta que é conhecida como mangarataia na região Norte do nosso país.

Seu uso medicinal já foi extensamente estudado como agente antibacteriano eficaz em tratamentos de câncer. A ingestão de gengibre, em chá, ralado na salada, ou seco, tem efeitos muito benéficos na manutenção do sistema imunológico.

O óleo de gengibre é muito eficaz nas inflamações dolorosas da coluna e articulações.

Em casos de problemas digestivos, o uso do gengibre evita enjoos e náuseas pois, ajuda na digestão dos alimentos gordurosos. Outro uso bastante conhecido é no tratamento de gastrites e úlceras pois, o gengibre inibe o crescimento das colônias de Helicobacter pylori, causadora ou coadjuvante destas situações.

Leia mais: GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

Raiz de dente de leão

dente de leao

O uso da raiz de dente de leão, em decocção, tem efeitos surpreendentes na manutenção do sistema imunológico, na saúde hepática e cardíaca. Alguns estudos demonstram também seu efeito rápido na destruição de células cancerígenas.

Raiz de ginseng

ginseng

O ginseng é uma das plantas medicinais mais usadas na China e países orientais. É indicado para uma diversidade grande de doenças mas, de forma resumida, o que se busca é seu efeito tônico sobre o sistema imunológico, em geral.

O ginseng tem bom efeito nos problemas hepáticos, cardíacos, vasculares, debilidade generalizada, esgotamento físico e psíquico e nos casos de anemias. Seu uso se faz por consumo da tintura ou o extrato seco da raiz.

Leia mais: GINSENG: MIL PROPRIEDADES, USOS E ONDE COMPRAR

Raiz de inhame

O inhame é outra raiz, tubérculo, que já conhecemos bem. Suas raízes são ricas em vitaminas, fibras, potássio, manganês e outros elementos importantes para a saúde do nosso organismo. É usado em casos de baixa imunidade ou sistema imunológico deprimido, dificuldades digestivas, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Raiz de equinácea

O decocto da sua raiz ou o seu macerado fresco pode ser usado para tratar picadas de animais peçonhentos, febres e feridas. A equinácea tem propriedades tônicas e antissépticas, estimulantes, antibacterianas, antifúngicas e o uso da raiz é comprovadamente eficaz em infecções vaginais (como banho de assento) e na artrite viral, como chá.

Raiz de galanga

A galanga é uma planta parente do gengibre, uma Zingiberaceae do gênero Alpinia. Como galanga são conhecidas as espécies Alpinia galanga, Alpinia officinarum ou Kaempferia galanga. No Brasil, as espécies de galanga são genericamente chamadas de “colônia” e seu uso se restringe a banhos curativos com macerado das folhas e flores, com efeito calmante e relaxante.

Seu uso culinário e medicinal é extenso no Japão, China, Tailândia e Malásia, região onde é tão importante que é considerada o “tempero de vida“.

As propriedades medicinais da raiz de galanga são estimulantes do aumento do fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro sendo de grande benefício em situações que requerem maior lucidez. Tem sido usada como preventivo de demência, depressão e como estimulante sexual. Sua ação estimulante age diretamente sobre a glândula pineal.

A raiz se usa fresca, em lascas, na água quente, como infusão ou, seca, moída (como tempero). A maneira mais eficiente, no entanto, é se fazer uma tintura alcoólica de galanga e tomar, algumas gotas, em água. A indicação exata de seu uso deverá ser orientada por um fitoterapeuta ou naturopata.

Talvez te interesse ler também:

Nabo faz bem pra quê? Benefícios e Receitas Deliciosas

JILÓ: o amargo que faz bem! Veja Benefícios, Contraindicações e Receitas

Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...