Ginseng: mil propriedades, usos e onde comprar


Ginseng (Panax ginseng) é um remédio natural universalmente conhecido, feito das raízes de algumas plantas perenes pertencentes à família Araliaceae.

É tradicionalmente usado por séculos como um tônico e estimulante para o corpo, especialmente na China, Coréia, Japão e Rússia. Na Antiguidade representava um remédio tão poderoso e procurado, que seu preço podia se igualar ao preço do ouro.

Além de ser um tônico geral para corpo e mente, o ginseng era utilizado principalmente no tratamento da febre. Agora ele vem sendo usado para outros fins, em particular para os casos de fadiga e dificuldade de concentração.

É interessante saber o significado do nome do ginseng, que liga dois termos como o gin (homem, humano) com seng (raiz).

Propriedades e benefícios do ginseng

O ginseng contém 12 tipos de substâncias químicas bioativas, uma das quais é considerada capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue e de melhorar os efeitos da insulina. O ginseng também tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, antidepressiva e afrodisíaca. Diminui os níveis de colesterol ruim no sangue e tem efeitos positivos sobre a circulação sanguínea, a memória e a concentração. É também considerado útil para quem precisa melhorar a sua função pulmonar.

O ginseng pode estimular a produção de adrenalina, por isso é revitalizante, combate a fraqueza e a sensação de fadiga, sendo muito usado por quem faz muito esforço físico. É também recomendado durante a convalescença, uma vez que estimula o processo de cicatrização.

O ginseng estimula o funcionamento das glândulas endócrinas, aumenta a absorção de vitaminas e minerais, é capaz de ajudar o corpo a se adaptar às condições externas desfavoráveis, tais como frio, o estresse e a má nutrição.

A quantidade de componentes ativos presentes nas suas raízes, aumenta com o passar do tempo, de modo que, acredita-se, que o ginseng é considerado totalmente maduro quando a planta atinge a idade de seis anos.

ginseng cha

Usos e utilizações tradicionais do ginseng

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o ginseng pode ser usado tanto para o tratamento da hipo que da hipertensão; nos casos de anemia, artrite, insônia, problemas digestivos e períodos de forte estresse. É utilizado no tratamento da diabetes, nos estados de debilitação, depressão e para retardar o processo de envelhecimento dos tecidos do corpo.

Uma vez que também é um estimulante para o sistema imunológico, o ginseng é recomendado no caso de diminuição das defesas do corpo, especialmente nos períodos de inverno, onde ficamos mais sujeitos aos resfriados e à febre. Também é de grande ajuda em casos de fadiga mental, tanto para jovens e adultos quanto idosos. Também é recomendado em casos de enjôo e náuseas de movimento (cinetose).

O ginseng também pode ser utilizado dar sabor a alimentos como café, chocolate, chá, chá-preto e chá-verde.

A dose geralmente recomendada é entre 0,5 e 2 gramas por dia das raízes secas para a preparação do chá de ginseng.

Precauções

ginseng capsulas

O ginseng pode interagir com a ação de alguns medicamentos. Por esta razão, se você estiver seguindo algum tratamento farmacológico, é bom consultar o seu médico antes de começar a tomar ginseng. O ginseng pode ser um estimulante muito poderoso para pessoas muito sensíveis, que deveriam suspender ou reduzir a sua ingestão, se sentirem quaisquer problemas a este respeito.

Onde comprar ginseng

O ginseng pode ser encontrado em forma de pó, em cápsulas ou comprimidos, em preparados para infusões ou como suplemento alimentar. Ele pode ser comprado em farmácias ou lojas de produtos naturais. É também disponível on-line.

Talvez te interesse ler também:

O QUE ACONTECE AO CORPO SE COMERMOS 30 GR DE AMÊNDOAS POR DIA?

EQUINACEA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

INSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...