foto

5 motivos científicos para beber vinho tinto 

Você gosta de vinho tinto e aprecia a sua companhia à mesa durante as refeições? A boa notícia é que este hábito é bom para a saúde! Vamos enumerar algumas pesquisas cientificas que comprovam os benefícios de beber vinho.

1. Alonga a vida e reforça o coração

Uma pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Healt, durou 40 anos e acompanhou quase 1.400 homens, à procura de uma relação entre o consumo diário de vinho e a saúde. O estudo revelou que, em comparação com os abstêmios, os consumidores de vinho têm uma expectativa de vida de cinco anos a mais e 48% menos chances de ter problemas cardiovasculares.

Nada mal! Mas isso não “autoriza” ultrapassar o consumo: fala-se estritamente de vinho e, acima de tudo, de meio copo ao dia.

2. Combate a acne

O segredo se encontra no resveratrol, um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto., que seria capaz de inibir o crescimento de bactérias que causam a acne. É o que emerge de um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Segundo os pesquisadores, a combinação do resveratrol com um medicamento comum contra a acne, o peróxido de benzoíla, reduz a proliferação do Propionibacterium acnes.

3. Vinho tinto contra o derrame, diabetes e câncer

O resveratrol encontrado no vinho tinto é uma grande ajuda para aqueles que estão potencialmente em risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Uma equipe de peritos dos laboratórios da Universidade de Maastricht, na Holanda examinou 11 homens, obesos e, portanto, potencialmente sujeitos ao risco de síndrome metabólica, ou doenças como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes tipo 2. Os voluntários tiveram um mês de tratamento diário com 150 mg de resveratrol purificado, conteúdo próprio do vinho tinto. A pesquisa revelou que este antioxidante teria a capacidade de reduzir a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. 

4. Faz bem aos dentes

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Pavia descobriu que o vinho tinto impede a formação de algumas bactérias nocivas à boca

Os pesquisadores demonstraram que algumas substâncias contidas na bebida formam uma espécie de película de proteção sobre a superfície dos dentes. Este revestimento impederia o ataque dos “Streptococcus mutantes”, que se alimenta de detritos de alimentos e açúcar, corroendo o esmalte do dente, favorecendo a formação de cáries.

5. Combate o estresse

Vinho tinto combate o estresse e o segredo de novo está no resveratrol. A substância seria capaz também de proteger nosso corpo dos terríveis efeitos do estresse, desde que não se exagere na dose. O estudo foi publicado na revista Nature.

Sinal verde ao vinho tinto mas, lembre-se: sempre com moderação!

Leia também: O SEGREDO PARA EMAGRECER ESTÁ NOS FRUTOS DO BOSQUE E NO VINHO TINTO

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Anterior 10 Plantas tóxicas que o brasileiro tem em casa
Próximo Antioxidantes naturais: quais são, as fontes e os seus benefícios para o organismo

Veja Também

gengibre

Gengibre: todos os benefícios, propriedades medicinais e modos de usá-lo

Desde Hipócrates a Confúcio, até hoje, o gengibre tem sido usado em muitas culturas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *