Argila branca - propriedades medicinais e fantásticos usos dermatológicos

  • atualizado: 
argila-branca-uso

Argila na pele é usada pelas mulheres há milênios - foram essas as primeiras máscaras faciais que se usaram para alisar, clarear, tirar cicatrizes, curar feridas, enfim, para todo tipo de problema de pele se usou argila, sempre.

A argila branca é excelente para pele manchadas e sensíveis por se pH ser bem próximo ao natural da pele humana. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove hidratação intensa, é calmante, tem ação anti-inflamatória, é cicatrizante e clareadora. Entre todas as variedades de argilas, a branca é a mais suave de todas.

No blog Coisas da Diva encontrei um ótimo relato sobre o uso dermatológico da argila branca e reproduzo aqui, para vocês, as informações que achei mais adequadas.

Benefícios da argila branca

É fácil comprar argila branca em pó, e mais fácil ainda de se usar mas, o mais importante é que a argila branca é um "composto de pequenas partículas de silicato – nesse caso específico, ela tem também alumínio". "Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar a pele, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação, remove a oleosidade sem desidratar a pele e absorve toxinas e impurezas".

Como usar a argila branca

Se você tem argila em pó o procedimento para preparar a base é sempre o mesmo – misturar a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha: soro fisiológico, água mineral, água termal ou uma loção hidratante neutra, por exemplo. E você também pode incluir também algumas gotinhas de óleos essenciais. A "boa fórmula" é: "misturar uma colher de sopa bem cheia de argila branca com um pouco de líquido".

Mexer até virar pasta, aplicar sobre o rosto limpo e seco e deixar descansar por uns 20 minutos. Enxaguar, com água fria ou morna. Você poderá sentir sua pele repuxando durante a aplicação - não se assuste, é normal. E mesmo se a pele ficar avermelhada, depois de enxaguar - isso se deve à ativação da circulação que a argila promove, passará logo. Se recomenda essa máscara uma a duas vezes por semana, não mais.

Quanto aos óleos essenciais, você pode escolher entre os de lavanda (acalma e relaxa a pele), capim limão (bom para diminuir a oleosidade da pele), palma-rosa (tem ação clareadora), melaleuca (bom para peles com acne, já que tem poder cicatrizante e antisséptico). E você pode misturar até 3 óleos que complementem seu efeito, dependendo do que você precise.

Onde comprar argila branca

Encontra-se argila branca, com facilidade, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e pela internet (assim como os óleos essenciais). Também se podem comprar máscaras de argila branca em bisnaga, já preparadas, mas costumam ser bem mais caras.

Talvez te interesse ler também:

ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

OS BENEFÍCIOS DA ARGILA PARA A SAÚDE

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!