Argila branca: para que serve, benefícios e como usar


Argila na pele é um tratamento usado pelas mulheres há milênios – foram essas as primeiras máscaras faciais que se usavam para alisar, clarear, tirar cicatrizes, curar feridas, enfim, para todo tipo de problema de pele se usou argila, sempre.

A argila branca é excelente para peles oleosas e sensíveis porque seu pH é bem próximo ao pH natural da pele humana.

As propriedades da argila branca

A argila limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove hidratação intensa, é calmante, tem ação anti-inflamatória, é cicatrizante e levemente clareadora.

Entre todas as variedades de argilas, a branca é a mais suave de todas.

No blog Coisas da Diva encontramos um ótimo relato sobre o uso dermatológico da argila branca e reproduzimos aqui as informações que achamos mais adequadas, juntamente com outras pesquisas que fizemos sobre as propriedades medicinais da argila branca, bem como todos os seus benefícios e formas de usar.

Acompanhe!

O que é argila

Argila é um termo usado para designar minerais presentes em uma rocha, minúsculos de tamanho inferior a 2 µm (micrômetros),

Ela é formada pela alteração de rochas que contêm feldspato (uma família de minerais que constitui cerca de 60% da crosta terrestre) formadas por aluminossilicatos de potássio, sódio e cálcio, sendo geralmente encontrada às margens de rios e praias, muitas vezes formando barrancos.

É um produto da desagregação destas rochas através de processos químicos ou físicos, como chuvas, erosão ou vulcanismo, que fragmentam a rocha em partículas muito pequenas.

Leia também:

Os fantásticos usos e benefícios da argila branca

A argila branca é um composto de pequenas partículas de silicato – nesse caso específico, ela também contém alumínio.

Também chamada de caulim ou de argila chinesa, acredita-se que as máscaras faciais de argila branca possam prevenir acne, tratar a pele seca, absorver excesso de óleo ou sebo, sendo considerada a argila mais suave e delicada de todas.

A argila branca também ajuda a revitalizar a pele, suavizar manchas, suavizar e cicatrizar feridas, além de ajudar a reduzir inflamações.

Além desses benefícios, acredita-se também que a argila branca renove a pele, já que faz uma leve esfoliação, removendo a oleosidade excessiva sem desidratar, absorvendo toxinas e impurezas.

Mas vejamos os benefícios um a um para que você possa se orientar melhor caso esteja procurando comprar argila branca. Recomendamos sempre a orientação médica, principalmente se você tiver problemas de pele mais graves.

Argila branca no rosto: é a mais suave de todas

A argila branca é considerada a mais suave e delicada de todas, sendo portanto a mais indicada no tratamento da pele do rosto. Ainda assim, não deve ser usada para quem tem a pele muito seca, pois nessa condição, ela pode causar irritação.

Quem tem pele sensível, pode fazer um teste antes, colocando um pouco de argila branca no pescoço ou na parte interna do pulso, para ver como a pele reage antes de aplicá-la no rosto.

Ajuda a tratar acne

Para aqueles que possuem pele oleosa com tendência à acne, a argila branca pode ajudar pois ela absorve a oleosidade em excesso e evita o entupimento dos poros.

É usada também para retirar impurezas e toxinas dos poros, tendo ação anti-inflamatória além de propriedades antibacterianas.

Pele firme

Não existem muitos estudos sobre os benefícios da argila para a pele, embora este seja um ingrediente muito usado em produtos cosméticos. Mas este estudo por exemplo, demonstrou que o uso de argila na pele pode aumentar as fibras de colágeno, o que seria um indicativo de que a argila possa atuar como antienvelhecimento pois a perda de tônus da pele é um dos principais motivos da pele parecer menos jovem.

Desodorante natural

A argila branca pode ser usada como desodorante natural dado que ajuda a absorver o suor e a neutralizar os odores,  além de ser hipoalergênica.

Argila branca no cabelo

A argila branca também tem sido usada para desintoxicar o couro cabeludo, pois ela ajuda a absorver o excesso de óleo, evitando inflamação e caspa, ajudando no crescimento do cabelo, pois um couro cabeludo saudável nutre o crescimento dos fios.

Como clareador de dentes

Alguns produtos dentais usam a argila branca como ingrediente para clarear os dentes, bem como para a limpeza através de sua ação esfoliante leve. Mas não existem estudos que comprovem esta eficácia.

Sabonete com argila branca

Você pode encontrar sabonetes feitos com argila branca seja em produtos industrializados que artesanais. Este sabonete é usado como revitalizante, rejuvenescedor, para suavizar rugas e clarear a pele de manchas.

Argila branca para clarear a pele e tirar manchas

Na internet existem muitos produtos e tratamentos com argila branca para clarear a pele, inclusive para clarear axilas e virilhas.

Mas será que clareia mesmo?

Na verdade, o que a argila faz é limpar a pele, retirar impurezas e isso dá a impressão de clarear. A argila branca pode suavizar pequenas manchas mas como clareador propriamente dito, não encontramos estudos que sustentem esse benefício.

Se você vir uma foto de antes e depois do tratamento com argila para clarear a pele, e te pareceu fantástico, o efeito pode ser simplesmente o de limpeza.

O melhor nesse caso é procurar um dermatologista antes de gastar dinheiro à toa. Outra alternativa é tentar o tratamento caseiro para ver os benefícios. Tudo sem exagero pois, como vimos, a argila branca, por mais que seja a mais suave de todas, pode irritar peles secas.

Como usar a argila branca

Existem diversas formas de usar a argila branca.

Vejamos algumas receitinhas.

Como preparar argila branca

Se você tem argila em pó o procedimento para preparar a base é sempre o mesmo – misturar a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha: soro fisiológico, água mineral, água termal ou uma loção hidratante neutra, por exemplo.

Você também pode incluir algumas gotinhas de óleos essenciais suaves como o óleo essencial de lavanda ou de laranja sempre se não tiver alergia. Nunca use óleo essencial de canela no rosto, pois ele pode causar vermelhidão.

A “boa fórmula” é: “misturar uma colher de sopa bem cheia de argila branca com um pouco de líquido”.

Mexer até virar pasta, aplicar sobre o rosto limpo e seco e deixar descansar por uns 20 minutos. Enxaguar, com água fria ou morna.

Você poderá sentir sua pele repuxando durante a aplicação – não se assuste, é normal. E mesmo se a pele ficar avermelhada, depois de enxaguar – isso se deve à ativação da circulação que a argila promove, passará logo.

Recomenda-se essa máscara uma a duas vezes por semana, não mais e somente se você não tiver pele seca.

Quais óleos essenciais usar na máscara facial com argila

Quanto aos óleos essenciais, você pode escolher entre os de lavanda (acalma e relaxa a pele), capim-limão (bom para diminuir a oleosidade da pele), palma-rosa (tem ação clareadora), melaleuca (bom para peles com acne, já que tem poder cicatrizante e antisséptico).

Você pode misturar até 3 óleos que complementem seu efeito, dependendo do que você precisar, mas uma gota de cada óleo. Não exagere e faça sempre o teste antes no pulso, como dissemos antes.

Receita de máscara de argila branca com óleo vegetal

Misture

Aplique

  • Molhe o rosto e aplique a mistura sobre a pele
  • massageie por 30 segundos e depois enxágue com água morna.

Como fazer esfoliante facial com argila branca

Misture

  • 1  colher e 1/2 de chá de argila branca com
  • 3/4 colher de chá de hamamélis, água de rosas ou água filtrada.

Aplique

  • Molhe o rosto e aplique a mistura sobre a pele.
  • Massageie fazendo movimentos circulares suaves por 30 segundos e enxágue com água morna.

Máscara com argila branca para o cabelo

Indicado para quem tem cabelo oleoso.

Misture

  • 3 colheres de sopa de argila branca
  • 1  colher e 1/2 de sopa de vinagre de maçã,
  • 1 colher de sopa de um óleo vegetal de sua preferência
  • 2 colheres de chá de água de rosas.

Aplique a mistura no couro cabeludo.

Deixe agir por 5 a 15 minutos.

Retire a máscara e lave o cabelo normalmente com xampu.

Onde comprar argila branca

Encontra-se argila branca em pó, com facilidade, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e pela internet (assim como os óleos essenciais).

Também existem máscaras de argila branca já prontas, mas costumam ser bem mais caras.

Além das máscaras, existem muitos outros produtos de beleza que levam argila branca como ingrediente.

Talvez te interesse ler também:

Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas

Argila verde, argila branca, argila vermelha e de outros tipos: indicações e benefícios

Faça você mesmo creme antirrugas: receitas fáceis e econômicas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...