10 Dicas e Receitas Caseiras para Clarear Axilas e Virilhas


Axilas escurecidas é algo incômodo que geralmente acontece às mulheres que se depilam com frequência, seja porque se sentem mais limpas, ou porque se sentem pressionadas pela sociedade que não aceita mulher com pelos.

As axilas ficam escurecidas justamente devido ao método e à frequências com que são depiladas. Mas alguns desodorantes também podem manchar a pele da região, irritar, entupir os poros ou causar de lesões fúngicas que acabam por provocar um aumento da melanização local.

A pele das axilas e das virilhas é sensível, muito fina e, com as agressões frequentes na depilação, ou do uso de produtos químicos irritantes, pode desenvolver células mais grosseiras, mais rústicas que, para se proteger, acaba ficando escurecida.

Dicas para Clarear Axilas e Virilhas

Alguns remédios caseiros podem ajudar a clarear as axilas (eles também valem para as virilhas, que sofrem o mesmo tipo de problema).

Tenha também em mente que pode haver um componente genético que causa escurecimento das axilas e ou virilhas.

Além disso,  roupas apertadas, que deixam fiapinhos, podem manchar a pele das axilas (junto com acúmulo de suor ou desodorante). Então, as primeiras precações são:

Limpeza

  • Lavagens periódicas mas com produtos não agressivos, sempre que suar ou se sujar de poeira
  • Esfoliação suave, semanal, para retirar resíduos de produtos (desodorantes, cremes) ou células mortas. A esfoliação pode ser feita com pedra-pomes, sal, açúcar, fubá, bicarbonato de sódio ou o seu creme esfoliante preferido (mas, recuse usar aqueles que contêm microplásticos que contaminam mares e oceanos)

Depilação

Se você depila suas axilas, tente mudar o método (existem vários e com diferentes tipos de produtos)

Manutenção

Cuide da hidratação da pele das axilas e virilhas com o mesmo cuidado que usa na pele do rosto. Um desodorante hidratante, de boa qualidade, é fundamental em casos de processos irritativos nestes locais.

Remédios caseiros para Clarear Axilas e Virilhas

Os ingredientes usados para clarear a pele desta região, são feitos com base em ingredientes como:

  • mel
  • limão
  • bicarbonato de sódio
  • vinagre
  • amido de milho (farinha de Maizena, por exemplo)
  • aveia
  • leite ou iogurte
  • suco de pepino
  • suco de batata crua
  • sândalo em pó
  • água de rosas

O uso destes ingredientes naturais podem ser combinados (usando diversos ingredientes) ou puros. Como você preferir!

A seguir, veja algumas receitas

Receita de creme caseiro clareador e esfoliante

  • mel (1 colher de sopa)
  • limão (suco de meio limão)
  • aveia (duas colheres, flocos finos)

Faça uma pasta com esses ingredientes. Passe nas axilas e virilhas, em movimentos circulares. Retire com água abundante. Use 2 vezes na semana.

Clareador com limão

O limão é um clareador da pele, mas só deve ser usado à noite porque, sendo fotossensível, pode manchar e queimar a pele se exposta ao sol.

Use o suco de limão, puro, para passar nas axilas e virilha. Deixe por meia hora e remova com água e sabonete (só a água não remove o óleo do limão).

Observe se não ocorre irritação localizada (descontinue o uso caso ocorra) e, continue usando até clarear o tanto que você quiser. Cuidado com o sol. Veja mais neste artigo: frutas cítricas queimam e mancham!

Creme com leite, mel e amido de milho

Faça uma mistura com amido de milho

  • 1 colher de sopa de leite ou 1 xícara de iogurte
  • 1 colher de sopa de mel.
  • Leve os ingredientes ao fogo baixo para fazer um mingau. Deixe amornar.

Cubra as zonas escurecidas da sua pele com esse creme morno. Deixe agir por 15 minutos.

Retire com água e hidrate bem. Pode usar até 2 vezes por semana, se tiver manchas na pele e, basta 1 vez a cada 15 dias para a manutenção.

Este mesmo creme pode ser feito com leite de soja também, ou com fubá fininho. Os efeitos serão semelhantes.

Só tenha o cuidado para não colocar o creme muito quente na pele e se queimar.

Águas clareadoras

São clareadoras da pele as águas de pepino, de batata crua e a água de rosas.

Para obter esse efeito, você deverá usar a que preferir, todas as noites, passando a água nas axilas e virilhas e só enxaguando no dia seguinte.

Bicarbonato de sódio

Uso consagrado para axilas pois, equilibra o pH, retira as bactérias que dão cheiro forte e mantém a pele saudável. Faça uma pasta de bicarbonato de sodio com água (água de rosas, por exemplo), aplique durante a noite e retire na manhã seguinte.

Vinagre

Prefira usar um vinagre de maçã ou, pelo menos, um que seja branco (os vinagres tintos podem manchar ainda mais a pele).

Use para lavar as axilas e virilhas caso você tenha muito suor e CC, ou seja, odor acentuado. E uma vez por semana, embeba um algodão em vinagre, passe nos locais a clarear, e retire na manhã seguinte.

Pasta de pó de sândalo ou de casca de laranja

Esta receita, de origem oriental, também é bastante eficiente para o clareamento da pele de axilas e virilha, pelos efeitos combinados do sândalo, da laranja e da água de rosas.

Faça uma pasta bem suave com o sândalo, com a laranja ou junte os dois. Passe nos locais e deixe até 1 hora agindo. Depois lave bem com água.

Se não tiver irritação, você pode deixar a pasta toda a noite e lavar no dia seguinte.

Cuidado que tanto o pó de sândalo quanto o de casca de laranja são fotossensibilizantes ao sol.

Tente estas receitas mas ao mesmo tempo reveja a necessidade e a frequência da depilação nesses locais de pele tão sensível. Afinal, o corpo é seu, certo? E os pelos também têm suas funções.

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/7564-mulheres-que-nao-se-depilam/

Talvez te interesse ler também:

DESCOBERTA A BACTÉRIA RESPONSÁVEL PELO MAU CHEIRO NAS AXILAS

ALGUMAS ALTERNATIVAS NATURAIS AO DESODORANTE

SAIBA COMO SE PREVENIR DE MICOSES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...