Como usar corretamente a pedra-pomes para beleza e outros usos


Você sabe o que é pedra pomes? Muitos jovens, hoje em dia, desconhecem o uso dessa queridinha das vovós. Neste conteúdo você vai aprender a usar esse produto natural na beleza do corpo e na limpeza da casa.

{index}

O que é pedra pomes?

Pedra-pomes (do lat. pūmex, pūmicis m.) ou púmice é uma rocha vulcânica produzida na fase de ejecção dos gases contidos na lava, formando um coloide com os materiais em fusão.

Por arrefecimento, esse coloide, que é uma espuma de rocha em fusão, solidifica-se sob a forma de uma rocha esponjosa de baixa densidade, com superfície áspera e abrasiva e textura profusamente vesicular (em geral microvesicular).

Como usar corretamente – beleza e outros usos

São diversos os usos que podem ser dados à pedra-pomes.

Ela pode ser utilizada para eliminar a pele morta e a limar os calos dos pés e, também, na limpeza da casa.

Confira como a pedra-pomes é multifuncional:

Limpar o fogão

Antes de limpar o fogão com a pedra-pomes, molhe-a bastante e, em seguida, use-a suavemente para tirar a gordura, as sujeira mais encrostadas e os demais resíduos ao redor dos bicos. O segredo é molhá-la bem e usar sem forçar para não riscar o fogão.

Limpar o banheiro

A dica é a mesma: umedeça bem a pedra-pomes e limpe azulejos, vaso e box. Você pode usar algum detergente para ajudar na tarefa.

Fertilizar plantas

Colocar pedras-pomes na terra dos vasos de planta ajuda a reter melhor a água e a conservar os nutrientes essenciais para o crescimento das suas plantas.

Use 1 parte de um pequeno fragmento da pedra para cada 4 partes de terra.

Limpar o pelo deixado por animais

Quem tem gato e cachorro sabe que eles deixam pelos pelo caminho. Em pequenas áreas onde o aspirador não chega, use a pedra pomes. Molhe-a antes de usá-la e limpe a área como se você fosse usar uma esponja. Recolha os pelos deslizando-a na mesma direção até formar uma bola.

Customizar jeans

Quer fazer algo diferente com aquele jeans velho esquecido no armário? Use a pedra pomes para rasgar o seu jeans esfregando-a suavemente sobre o tecido até que os fios amoleçam e se separem.

Depilar o corpo

Comece o processo esfoliando a pele com um creme e água morna para eliminar as células mortas e amaciar os pelos. Seque a pele, mas deixa-a umedecida. Em seguida, esfregue delicadamente a pedra pomes sobre a região a ser depilada com movimentos circulares até que os pelos se desprendam. Por fim, hidrate a pele. Repita o processo se necessário.

Esfoliante natural

Esse é o uso mais conhecido da pedra-pomes, como esfoliante para retirar calosidades das mãos, dos pés, as sujeiras mais difíceis, as células mortas e o excesso de pele seca.

Economia

Esses usos da pedra-pomes natural, tanto para a beleza e higiene pessoal quanto para os cuidados da casa, são ecológicos e naturais e ainda fazem você economizar o seu dinheiro, pois a pedra-pomes custa pouco!

Onde comprar

Em supermercados, casas de produtos de beleza, mercearias, na venda do bairro. Ainda é fácil encontrar pedra-pomes por aí.

Pedra hume e pedra-pomes. Qual é a diferença?

A pedra hume tem como principal constituinte o alúmen de potássio, um sulfato que ocorre naturalmente como “incrustação em rochas, em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e minerais de rolagem de potássio”. É parecido com um sal grosso, tem textura granulada e coloração branca. Além de ser aplicado industrialmente para diversos fins, a pedra hume tem seu uso mais conhecido como desodorante e cuidados pós-barba, por ser um adstringente e hemostático tópico.

É bastante utilizada pelas manicures quando elas tiram os doloridos “bifes” nas cutículas. Ela deve ser usada de forma pontual e aplicada sobre as feridas.

Já a pedra-pomes não serve para essa finalidade, sendo muito mais versátil.

Cuidados

Quando for utilizar a pedra-pomes, seja para a limpeza da casa, seja para a higiene pessoal, tenha cuidado para não esfregá-la demais sobre a área onde será aplicada, a fim de não machucá-la e arranhá-la.

Pessoas com pele delicada, deve consultar um dermatologista e usar a pedra-pomes em tratamentos de beleza com muita parcimônia, frequência justa e sem forçar na esfoliação pra não se machucar.

Talvez te interesse ler também:

ARGILA PRETA: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO USAR NO ROSTO

EXISTEM ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS MAIS VÁLIDAS QUE O VINAGRE EM ALGUNS CASOS

MOFO: O QUE É, COMO SE FORMA E COMO ELIMINÁ-LO DA CASA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...