Argila Preta: o que é, para que serve e como usar no rosto


A argila preta vem sendo utilizada desde a antiguidade e é uma forma natural de tratar da saúde e beleza da pele, por conter nutrientes com propriedades benéficas e restauradoras para a epiderme.

Saiba mais sobre o que é, como usar e onde encontrar esse produto natural e benéfico para a pele.

{index}

O que é Argila Preta?

Como todas as argilas, a argila preta é originária da desagregação, decomposição, de rochas sedimentares. É constituída de materiais minerais como a montmorilonita, a calolinita e a mica que, em combinação com a água, forma uma lama viscosa, de cor escura, composta por oligoelementos como silício, alumínio e titânio. É uma das argilas mais raras porque retirada de grandes profundidades, e por isso, difícil de ser encontrada pura no mercado.

Para que serve

A argila preta é um produto que pode ser usado no rosto e também no corpo, para fins estéticos e de tratamento medicinal pois age como anti-inflamatório, antiestresse, adstringente, desintoxicante, rejuvenescedor e revigorante.

Por todas essas suas propriedades, a argila preta estimula a circulação sanguínea, diminui as manchas na pele, renova as células e reduz flacidez e rugas do tecido epitelial.

Esse cosmético natural pode ser usado para tratar acne, pele oleosa e envelhecimento da pele.

Pessoas de pele sensível devem estar atentas porém, e consultar um dermatologista antes de improvisar tratamentos caseiros.

Como usar a argila preta

Para fazer uma máscara de argila preta misture em um recipiente 1 colher de sobremesa de argila com a mesma quantidade de água mineral ou soro fisiológico, misture bem até ficar uma pasta cremosa.

Antes de passar o creme de argila, lave, limpe e seque o rosto, em seguida, aplique a máscara no rosto com uma espátula ou pincel de silicone, tendo cuidado de não passar na área dos olhos e da boca.

Espalhe a pasta de argila preta na pele, de forma uniforme e deixe agir de 20 minutos a 40 minutos, conforme sua disponibilidade de tempo.

O ideal é deixar a máscara secar na pele, depois, enxaguar e logo após passar um hidratante facial, de preferência também natural, por exemplo, uma mistura de farinha aveia e água mineral, em partes iguais.

A argila preta tem sua ação potencializada quando usada em conjunto com o carvão ativado, atuando como um detox para a pele. O carvão com sua capacidade de absorção de toxinas, resíduos e agentes poluentes, e em ação com a argila preta, purifica e higieniza a pele.

Para usufruir dos benefícios da máscara de argila preta, pode-se utilizá-la quinzenalmente.

Neste vídeo Gabriela Bordin mostra como usar a argila preta. Confira para ver como é que se faz essa máscara.

Onde encontrar a argila preta e dicas para comprar

Encontra-se argila preta para comprar em lojas de produtos naturais ou de cosméticos, físicas ou virtuais.

Antes de comprar é importante se certificar de que a empresa que produz a argila, e a loja que a vende, são confiáveis. Por isso pesquise antes, coletando informações, comentários, opiniões e avaliações de consumidores sobre o produto e a loja.

Agora sabendo de todas estas informações dá para cuidar da saúde da pele, sem agredi-la com cosméticos cheios de químicos, parabenos e toxidades que fazem mal ao organismo.

Mais uma boa alternativa de cuidado com a beleza, sem agredir a saúde!

Talvez te interesse ler também:

ARGILA VERDE → 10 Usos Para Sua Beleza e Saúde!

ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

ARGILA BRANCA – PROPRIEDADES MEDICINAIS E FANTÁSTICOS USOS DERMATOLÓGICOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...