Resfriado: 10 Remédios Naturais que realmente funcionam

  • atualizado: 
resfriado-remédios-naturais

Nesse clima descontrolado, e não por culpa dele mas, sim, nossa, os resfriados estão na ordem do dia. Aqui deixo para vocês 10 receitas antigas, caseiras, daquelas que a vovó fazia, que são ótimas para quando a gente se sente gripado (que é quando a gente está resfriado porque gripe, bem, essa é uma virose braba, hoje em dia).

1) Chá de gengibre com canela e limão

cha-gengibre-canela-limao

O gengibre deve ser cozinhado por pouco tempo, em fogo lento, só até ferver. Junte um pauzinho de canela que você já vai colocar junto com o gengibre (também pode-se usar uma pitada de canela em pó, que você vai por depois da fervida do gengibre na água).

Abafe uns 10 minutos e acrescente o suco de meio limão para um litro de água.

Este chá é termogênico, faz seu corpo reagir ao frio. O gengibre, a canela e o limão têm efeito descongestionante nasal e também anti-inflamatório. Você vai se sentir bem melhor. Mas, depois de tomar esse chá não saia à rua, não tome friagem, senão só vai piorar.

Leia mais:

GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

2) Vaporização com óleos essenciais

oleo-essencial

Coloque uma panela grande de água para ferver. Quando levantar fervura, pingue na água óleo essencial de Melaleuca, Eucalipto, Capim-santo, Sálvia ou Gerânio (use um óleo de cada vez, observe a resposta do seu corpo. Não misture mais do que três óleos). Bastam poucas gotinhas (2, 3, 4, 5 até 10, no máximo - cada pessoa tem a sua sensibilidade específica e precisa de mais ou de menos).

Ponha uma toalha grande sobre a cabeça e se debruce sobre a panela fervente - cuidado para não se queimar! Você deverá aspirar, por alguns minutos, os vapores aromáticos quentes até sentir que seu nariz descongestionou. E vai reduzir o ronco dos que estão resfriados, pode ter a certeza disso!

Leia mais:

PARA DE RONCAR, PELO AMOR DE DEUS

ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

3) Alho, mel e limão

Amasse um dente de alho com uma colher de mel, o suco de um limão e água quente - isso dá para uma xícara de chá. Você deverá beber 2 a 3 xícaras por dia.

Leia mais: O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

4) Água de cebola

É fácil de fazer. Abra uma cebola e corte uma fatia em tirinhas, jogue tudo num copo de água e "bata" com um garfo. Tome um golinho. Depois de um tempo, bata com o garfo de novo, tome outro golinho. "Bater com o garfo" potencializa a mistura que é, nada mais nada menos do que o líquido da cebola, o ardido, que vai se dissolvendo na água. É excelente para o sistema imunológico e para tosses, em geral.

A água de cebola pode ser dada também para bebês, crianças de qualquer idade, na colherinha, na mamadeira, enfim. E você também pode juntar um pouco de mel, para disfarçar o gosto da cebola, e para ficar mais rica.

5) Balsamo

balsamo

Um óleo balsâmico que você pode usar em massagens no peito e nas costas para aliviar a tosse, o mal estar e o soltar o catarro. Para esta você pode usar azeite de oliva, e terá um óleo líquido mas, se preferir um balsamo mais grosso então use óleo de coco ou de karitê. Você precisará de meia xícara de óleo (120 ml) e 15 gotas de óleo essencial de eucalipto (lavanda, sálvia ou gerânio também são adequados) e um pote de vidro que feche hermeticamente (para não perder o aroma). Basta misturar bem e usar, quantas vezes quiser. Mas antes teste o óleo essencial na parte interna de seu pulso para descartar qualquer reação alérgica.

Leia mais:

CONHEÇA OS FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS DO BÁLSAMO

LAVANDA, ALFAZEMA - ALGUNS USOS CURATIVOS

6) Garrafa de água quente

Isso é bem coisa de avó e olha que ajuda muito. Encha uma garrafa de água quente, embrulhe numa toalha e se sente com ela ao peito, ou nas costas. É tiro e queda. Ah, e não esqueça de calçar meias, claro.

7) Sais de banho

sais-de-banho

Se você tem banheira em casa, aproveite para preparar um sal de banho que ajuda o corpo a se libertar do mal estar do resfriado. A receita é fácil, basta misturar, num prato ou pote de vidro, o sal de epsom (1 copo) com óleos essenciais de eucalipto, lavanda e hortelã (3 gotas de cada), misture bem.

Encha sua banheira de água quente até a metade, junte 2 a 3 colheres de sopa do sal de banho assim preparado, acabe de encher a banheira, entre dentro e relaxe. Mas, não vale ficar lá mais de 20 minutos e, se você tiver pressão baixa, tenha cuidado ao sair da banheira pois, o banho de imersão abaixa ainda mais a pressão arterial.

8) Gargarejo com sálvia

Quando a garganta está inflamada, nada melhor do que fazer gargarejos com água e sal, vinagre e sálvia. Você vai precisar de: 1 copo (240 ml) de vinagre de maçã, 4 colheres de sopa de folhas de sálvia secas ou 8 colheres de sopa de folhas de sálvia fresca, 1 colher de chá de sal, 1 copo (240 ml) de água e 1 frasco de vidro (meio litro) com tampa.

Ferva a água, jogue as folhas de sálvia, abafe uns 10 minutos, coe a infusão, deixe esfriar, misture com o vinagre de maçã. Use para fazer gargarejos, 2 a 3 vezes ao dia. Não fará mal se você engolir. Esta infusão, guardada na geladeira em pote bem fechado, aguenta uma semana sem estragar.

Leia mais:

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

GARGANTA INFLAMADA: 10 REMÉDIOS NATURAIS

9) Xarope de gengibre

xarope-de-gengibre

Em fogo baixo ferva um copo de água com 2 colheres de chá de gengibre fresco picado. Depois de ferver, junte 120 g de açúcar e cozinhe até engrossar (ponto de calda). Se for usar mel em vez de açúcar, então não cozinhe para não perder as qualidades do mel, que já é grosso, no ponto certo.

Leia mais: 10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

10) Infusão de limão com mel e gengibre

limao-mel-gengibre

Faça um chá de gengibre, abafe uns 10 minutos. Junte uma colher de mel e o suco de um limão. É excelente para descongestionar o nariz, aliviar a garganta e, de quebra, ótimo para levantar o seu sistema imunológico.

Talvez te interesse ler também:

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

XAROPE DE MEL - FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!