Conheça os fantásticos benefícios do bálsamo


O bálsamo é uma planta largamente conhecida e há muito tempo. O bálsamo possui fantásticos benefícios que trazem excelentes resultados ao corpo, interna e externamente. Em termos práticos, ao menos na língua portuguesa, “bálsamo” é uma palavra que designará de forma genérica as plantas que possuem composição carnuda. Sendo assim, o bálsamo é citado de diversas formas ao longo da história da humanidade enquanto estudando seus benefícios.

Indicações e benefícios do Bálsamo

Diversos são os benefícios do bálsamo. Entre os resultados mais comuns observados após o consumo regular desta planta, podemos citar o tratamento de machucados, feridas derivadas da gangrena, úlcera, diabetes, epilepsia, queimaduras, bronquite, frieiras e etc. As formas de ingestão ou aplicação serão vistas adiante com mais detalhes.

É importante notar que, assim como qualquer outro tratamento natural ou não, a adoção do bálsamo deve ser aprovada por um médico ou mesmo nutricionista, portanto é importante consultar estes profissionais antes de passar a usar o bálsamo em seu cotidiano.

Como usar o bálsamo

A forma correta de utilizar o bálsamo depende basicamente do resultado que se busca. Como o bálsamo tem benefícios externos e internos, poderá ser utilizado praticamente destas duas formas. Assim, veremos então como é feita a aplicação externa e também a sua ingestão.

Pomada de bálsamo

Para aproveitar os benefícios externos do bálsamo, será necessário o preparo de uma pomada e/ou creme. O mais aconselhado é criar um composto que contenha apenas bálsamo, mas há que adicione outros elementos, tal como o alho que é um antibiótico natural.

Para preparar a pomada ou creme de bálsamo, pegamos algumas folhas (cerca de 3-4) e as colocamos em um pequeno recipiente, sendo o mais ideal um pilão bem limpo. Em seguida, utilizamos o macerador ou apetrecho do pilão para pressionar as folhas com força razoável. Faz-se isso até que as folhas comecem a tomar aspecto pastoso e não vejamos mais folhas inteiras.

Com a pomada de bálsamo pronta, poderemos tirar proveito de seus benefícios externos. Basta aplicarmos certa quantidade da pomada de bálsamo sobre a área desejada. Esta pomada, retomando, poderá ser utilizada para aliviar queimaduras, feridas (oriundas da gangrena), pequenos machucados e até mesmo frieiras. Recomenda-se aplicar a pomada uma vez ao dia, após o banho noturno e antes de se deitar.

Salada de bálsamo ou chá de bálsamo

Para que o bálsamo possa trazer benefícios internos ao nosso organismo, devemos obrigatoriamente consumi-lo como alimento ou líquido. Utilizá-lo como salada é muito simples, sendo necessário apenas algumas folhas bem limpas junto ao resto da refeição. O mais recomendado é que seja ingerido sozinho, durante a manhã na quebra de jejum, ou seja, como primeiro alimento. É recomendada também uma segunda ingestão cerca de uma hora antes de se deitar.

O chá de bálsamo também é muito simples de fazer, bastando apenas a infusão de 3-4 folhas em água fervente por cerca de 5 minutos, e depois mais 5 minutos com o fogo desligado. Deve ser tomado ao menos duas vezes ao dia.

Tanto a salada quanto o chá serão muito eficientes e trarão fantásticos benefícios no tratamento de úlceras, problemas dos aparelhos respiratório e urinário, diabetes, bronquites e até mesmo epilepsia.

Note que embora tais resultados sejam cientificamente observados, não se deixa de ser necessário consultar um médico ou nutricionista sob nenhuma hipótese antes da ingestão desta planta.

Curiosidades do bálsamo

Por se tratar de uma planta milenar, o bálsamo também é citado várias vezes na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Como exemplo, no livro de Jeremias o profeta teria perguntado com tristeza se não havia nenhum bálsamo de Gileade naquele momento, fazendo menção às suas propriedades curativas.

Talvez te interesse ler também:

ARARUTA: CONHEÇA A PLANTA QUE PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE, CORPO E AINDA SER UMA OPÇÃO NA COZINHA

O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

MASTRUZ: TODOS OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...