Sal amargo: descubra todos os usos e benefícios


O sal amargo, sal de epsom ou mesmo sulfato de magnésio, é exatamente um sal, um mineral puro composto de magnésio e sulfato que na natureza pode ser encontrado geralmente em fontes de água quente e, embora os antigos já soubessem dos benefícios deste tipo de sal, só recentemente tem se comprovado cientificamente que seus nutrientes podem fazer bem tanto para a estética quanto para a saúde de nosso corpo.

O magnésio age de várias formas benéficas no corpo, desde regular a atividade de mais de 325 enzimas, reduzindo inflamações, prevenindo o enrijecimento das artérias, até auxiliar nas funções musculares e nervais. Já o sulfato auxilia a expelir toxinas, a absorver nutrientes e também no tratamento de dores de cabeça ou mesmo enxaquecas.

Entenda quais são os benefícios do sal amargo ou sal de epsom

Muito além do já descrito acima, o sal amargo pode trazer diversos benefícios para a saúde. Destacamos aqui os benefícios são usualmente mais verificados e notados em pesquisas científicas:

Tratamento de prisão de ventre ou constipação

Por desintoxicar internamente, o sal amargo acaba agindo como um eficiente laxante natural e também auxilia na limpeza do cólon ou mesmo de grande parte do intestino grosso.

Aliviando câimbras e dores musculares com o sal amargo

Esta utilidade do sal amargo já é muito conhecida pela humanidade há séculos ou até mesmo milênios, mas comprovada cientificamente há pouco tempo. Um simples banho em água com sal amargo é capaz de aliviar dores, acabar com inflamações e também asma brônquica.

Limpeza do organismo e eliminação de toxinas pelo sal amargo

E não é somente o cólon que é beneficiado com o sal amargo. O sulfato do sal amargo é capaz de eliminar toxinas, metais pesados e diversas outras substâncias nocivas de nossas células.

Tratamento contra o estresse com o sal amargo

Quando estamos estressados, os níveis de magnésio de nosso corpo reduzem drasticamente, já os níveis de adrenalina aumentam muito. O sal amargo se mostrou extremamente eficaz na resolução do estresse, uma vez que é composto basicamente de magnésio e sulfato. Ainda, o magnésio ajuda a melhorar o humor, demonstrando excelentes resultados também como auxiliador em tratamentos que requerem o aumento de serotonina no corpo.

Leia também: SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO

Conheça todos os usos do sal amargo

sal amargo

O sal amargo possui usos que vão desde beneficiar nossa saúde até auxiliar na limpeza de casa, por incrível que pareça. É claro que o mais aconselhado antes de iniciar um tratamento natural com o sal amargo ou sal epsom é procurar a orientação de um médico, principalmente as gestantes. Para aproveitar seus benefícios em nosso organismo, precisamos basicamente tomar banho em água com sal amargo. Para isto, em geral, é necessário a utilização de uma banheira com água morna, bastando a adição de 2 xícaras de sal amargo ou sal epsom. O aconselhado é tomar este tipo de banho pelo menos 3 vezes por semana por pelo menos 15 minutos.

Caso não possua uma banheira, uma vez que pode não ser muito comum em sua cidade ou região, você também pode utilizar o sal amargo em uma bacia para os pés. Para tal, basta adicionar meia xícara de sal amargo a uma bacia com água morna e deixar os pés por cerca de 20 a 30 minutos. Você perceberá que é muito relaxante e também poderá tratar possível mazelas como pé de atleta. Obviamente, neste caso, também será absorvido pelo corpo e poderá apresentar todos os benefícios já descritos.

Para nossa estética e beleza o sal amargo funciona muito bem. Serve como esfoliante e elimina a pele morta. Caso decida usá-lo para este fim durante o banho, basta usar um punhado de sal amargo com um sabão líquido e esfregar pelo corpo. Se for utilizar apenas no rosto fora do banho, pode ser adicionado meia colher de chá de sal amargo a um hidrante ou creme facial de sua preferência. Ainda na questão asseio, se os pés forem imersos em uma bacia com água morna e sal amargo, conforme já explicado, os odores serão eliminados.

O sal amargo possui também usos domésticos de limpeza e jardinagem. É excelente para limpar azulejos do banheiro e muito fácil de aplicar. Neste caso, é necessário apenas adicionar partes iguais de sal amargo a um detergente líquido de louça e esfregar com uma esponja ou esfregão os azulejos que deseja limpar. Na jardinagem, pode-se jogar sal amargo sobre as plantas uma vez por semana, pois serve para nutri-las. Além disso, será eficiente para afastar algumas pragas, como a lesma.

Lembrete

Novamente, caso deseje fazer uso do sal amargo ou sal epsom em banhos, é recomendado a prévia consulta médica a fim de evitar possíveis inconvenientes.

Talvez te interesse ler também:

10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS

SAL ROSA DO HIMALAIA: 10 EXTRAORDINÁRIOS BENEFÍCIOS E COMO USAR

Fontes: saltworks.uswikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...