Sorrir, ainda que um sorriso falso, faz bem à saúde e deixa a gente feliz


Além de cativar, o sorriso tem o poder de mudar a perspectiva de como enxergamos a vida e nos faz sentir melhores.

A risoterapia funciona mesmo e os cientistas descobriram que sorrir, ainda que de maneira falsa, ou só para trabalhar os músculos faciais, deixa a nossa mente mais positiva.

Essa descoberta foi feita da seguinte maneira: pesquisadores da University of South Australia (Unisa), induziram o sorriso dos participantes com o auxílio de uma caneta colocada entre os dentes.

Depois eles analisaram as expressões faciais dessas pessoas e perceberam que a atividade muscular facial altera também as expressões corporais, gerando emoções positivas.

De acordo com o Dr. Fernando Marmolejo-Ramos, líder da pesquisa e especialista em cognição humana e artificial:

“quando os músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva”.

Segundo ele, quando praticamos vigorosamente o sorriso estimulamos a amígdala, que é o centro emocional do cérebro e libera neurotransmissores que estimulam emoções positivas.

Funciona como enganar o cérebro para que ele perceba estímulos felizes e, consequentemente, melhore a saúde mental.

Esse estudo foi baseado nas descobertas do experimento do “sorriso falso”, ou seja, avalia as interpretações das expressões faciais usando o mecanismo da caneta entre os dentes. Além desse estímulo, foram utilizadas também imagens de vídeos tristes e felizes como estímulos visuais.

Com base nisso, o pesquisador Dr. Marmolejo-Ramos afirma que existe uma forte ligação entre ação e percepção. Isso significa que, mesmo que o sorriso seja falso, o cérebro transmite sensações positivas para o corpo, só pelos movimentos do rosto.

Bora colocar a caneta entre os dentes? O ideal é sorrir de forma espontânea, mas se isso não for possível, vamos “fingir” até que se torne um hábito positivo para o bem da nossa saúde mental!

Talvez te interesse ler também:

Significado das velas – o que representam e como usá-las

Plantas para dar de presente: que planta escolher para a pessoa querida?

Quartzo rosa: a pedra que atrai paz e amor verdadeiro. Como usar




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...