Hoje é o Dia Mundial do Sorriso: Por que sorrir faz bem!


Na primeira sexta-feira de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Sorriso, também conhecido como o World Smile Day. A data é um convite para fazer um gesto amável e contagiante para ajudar, pelo menos as pessoas que estiverem ao nosso redor, a sorrir e a ser feliz. O primeiro Dia Mundial do Sorriso foi celebrado em 1999.

A origem da data

A ideia de dedicar um dia ao sorriso nasceu do inventor do Smile, o símbolo do sorriso mais utilizado na web, em marketing e em spots publicitários. Smile é aquele rostinho amarelo, redondo e sorridente que todos conhecemos bem e que costumamos usar quando escrevemos no computador ou enviamos uma mensagem pelo telefone.

Harvey Ball, o inventor do “Smile”, dedicou o dia dos sorrisos à sua cidade, Worcester (Massachusetts, Estados Unidos). A iniciativa então se espalhou pelo mundo.

O Dia Mundial do Sorriso não tem uma data fixa no calendário. Na verdade, ele cai na primeira sexta-feira de outubro, cujo dia varia de ano para ano. Ao lado do Dia Mundial do Sorriso nasceu a World Smile Foundation. A associação tem o lema de melhorar o mundo com um sorriso de cada vez. Cada pequeno gesto para tornar a vida das pessoas ao nosso redor mais alegre, é considerado importante.

immagine

De acordo com a Australian’s Flinders University, a atividade cerebral desencadeada pela visão do famoso Smile, é semelhante àquela ativada nas pessoas que vêem um sorriso real em um rosto humano. De fato, muitos são os efeitos terapêuticos documentados pelo simples ato de sorrir.

Por que sorrir faz bem?

Segundo as pesquisas mais recentes, sorrir (e rir) não é apenas um verdadeiro remédio para curar o mau humor, mas também ajuda a combater o estresse, a controlar a raiva, a aliviar a ansiedade, o medo e a dor.

Além disso, ajudaria a facilitar a reabilitação após um derrame e até mesmo nos ajudaria a perder peso e a melhorar a circulação sanguínea.

Segundo a coach Marina Osnaghi, quanto mais sincero for um sorriso, mais se sente bem-estar:

“O sorriso é um símbolo de acolhimento, uma demonstração de boas-vindas, um sinal de benevolência. As pessoas sorriem não só por razões internas, mas também porque percebem a outra pessoa como bem-vinda e de confiança nelas. Além disso, quanto mais sincero for um sorriso, mais serão contrastados os sentimentos de estresse e desconforto, graças à produção de substâncias benéficas e agradáveis, fontes de bem-estar e alegria. Como é muito importante que os seres humanos se sintam acolhidos e amados pelo que são, o sorriso é o promotor de um clima relacional positivo que afeta positivamente a área emocional, o desempenho no trabalho e a vida em geral. Daí a fama que o Smile adquiriu no mundo: só de vê-lo nos sentimos felizes e acolhidos”.

Então, queridos, hoje vamos espalhar sorrisos, alegria e bem-estar. Sorrir não custa nada!

smile harvey ball

Talvez te interesse ler também:

Dar as Mãos faz Bem, Reduz a Dor

O que é Energia Vital, de onde vem e como ativá-la

Conheça a técnica da respiração 5×5 para melhorar de vida




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...