Dar as Mãos faz Bem, Reduz a Dor


Dar as mãos é uma maneira doce de se juntar às pessoas e de compartilhar emoções. Mas você já imaginou que este gesto pode fazer muito, mas muito bem para a nossa saúde? É o que afirma uma nova pesquisa: dar as mãos é um ótimo analgésico natural.

Muitas vezes corremos em busca de soluções naturais para melhorar nosso estado de saúde quando, às vezes nos esquecemos do poder que gestos antigos e simples têm: beijar, abraçar, sorrir, dar as mãos. Soluções que, além de aquecer nossos corações e nos encher de boas emoções, são também benéficas à nossa saúde física.

Os benefícios de dar as mãos foram revelados por um estudo desenvolvido pela Universidade do Colorado. A equipe de pesquisa, que teve o estudo publicado na Scientific Reports, avaliou os efeitos benéficos do gesto muito natural de dar as mãos, especialmente entre casais apaixonados.

A pesquisa foi realizada com 22 casais com idades entre 23 e 32 anos. O experimento consistia em fazer uma mulher experimentar dor no braço, algumas vezes quando seu parceiro a tinha pelas mãos e outras vezes enquanto o companheiro estava longe e não podia tocá-la. Viu-se então como a dor era sentida menos forte se a mulher estava de mãos dadas ao parceiro.

Os cientistas explicaram o fenômeno como uma espécie de sincronização interpessoal que permite que duas pessoas de mãos dadas, façam seus corações bater em uníssono e com respiração regular, o que atuaria como um analgésico natural para a dor.

“Quanto mais empático é o parceiro, mais forte o efeito analgésico e maior a sincronização”, disse o principal autor do estudo Pavel Goldstein, pesquisador do Cognitive and Affective Neuroscience Lab em Boulder.

Pavel decidiu empreender a pesquisa depois de viver a emoção de assistir ao nascimento do filho na sala de parto, tendo percebido o quanto sua esposa sentia menos dor, se ele se mantivesse de mãos dadas a ela.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que as pessoas que se amam (incluindo amigos), inconscientemente, entram em harmonia também na velocidade da caminhada, alterando a postura e a marcha para se equiparar ao outro. Incluisve quando se assiste a um filme junto, ou se canta uma canção, os corações e as respirações tendem a se sincronizarem. Nossos corpos de alguma forma “sentem” a preciosa proximidade de alguém e se beneficia disso.

Mais pesquisas serão necessárias para entender exatamente como o toque de uma pessoa amada pode ser útil no tratamento da dor. Mas, uma vez que se trata de um gesto simples e natural, nenhuma contraindicação em experimentar este analgésico natural nas pessoas que queremos bem. Concordam?

Leia mais sobre Saúde e Bem-estar:

ABRAÇO: BOM PARA PREVENIR RESFRIADOS E VIVER MELHOR

SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO

ABRAÇAR UMA ÁRVORE PARA SENTIR-SE BEM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...