Quartzo rosa: a pedra que atrai paz e amor verdadeiro. Como usar


Para os místicos, o quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor e da paz infinita, inspirando os sentimentos de perdão e cuidado, através da cura interior e do amor próprio, purificando e abrindo o coração para o novo.

O quartzo rosa teria o poder de nos ajudar na busca de um amor puro e verdadeiro, além de ajudar na cura das nossas feridas emocionais.

Quer atue o efeito placebo ou a fé, fato é que este lindo mineral – segundo os esotéricos – teria um efeito sutil, percebido com o tempo e após certa frequência de uso, sobre a nossa energia vital, trazendo boas vibrações na busca do que todos nós almejamos: um amor de verdade!

Será que funciona? Não custa tentar!

O quartzo é segundo mineral mais abundante da Terra, seu preço não é alto, a pedra é linda, e então…

Vamos lá tentar!

Como usar o quartzo rosa

Segundo dizem, em contato com a pele, as propriedades minerais do quartzo rosa são absorvidas e agem diretamente no foco do problema, desde que aliado a uma boa concentração mental.

Além da meditação, pode-se usar a pedra como pingente, de preferência com a corrente comprida, na altura do coração ou timo, diariamente.

Outra forma de utilizar a pedra é dentro de casa, no trabalho, no carro ou carregando na bolsa.

Meditação com quartzo rosa

Segundo o livro “A bíblia dos cristais”, de Judy Hall, a meditação é uma das formas mais fáceis de entrar em sintonia com a energia do cristal.

Se você já tem o hábito de meditar, basta introduzir o cristal no seu ritual, próximo ao corpo, dependendo do tamanho da pedra, ou sobre alguma parte do corpo, ou segurando-a com as mãos.

Mas se você nunca meditou, tente iniciar o processo já utilizando uma pedra no ritual.

Pode ser sentado ou deitado. Tente fechar os olhos, relaxar e não fixar o pensamento em alguma ideia, deixe a mente livre. Dificilmente vai conseguir não pensar em nada, mas só o fato de relaxar, buscar equilíbrio, recompor as energias, já pode trazer uma sensação de paz e conforto.

É um momento íntimo, particular e que pode ser mais relaxante que uma noite de sono. Dependendo do grau do relaxamento, da atenção que se dá à desaceleração da mente, dos pensamentos, dos problemas, pode ser um exercício muito prazeroso inclusive.

Em silêncio, depois de se sentir tranquilo e relaxado, pode encerrar o processo.

Ambiente interno da casa ou trabalho

A gema é ideal para neutralizar os efeitos das energias telúricas e suas radiações (relativas à terra e ao solo), sendo uma escolha natural para a harmonização do lar.

Assim, além da decoração, o mineral serve principalmente como purificador de ambiente. O quartzo rosa pode repelir as energias negativas e potencializar as vibrações de amor, possibilitando harmonia e paz em relacionamentos estabelecidos e no ambiente familiar.

No trabalho, o quartzo pode ser usado no pescoço ou na mesa, para trazer harmonia entre as pessoas.

Energização

Para garantir que seu cristal mantenha sua condição energética é preciso ativar seus componentes químicos e físicos.

Alguns cristais podem ser lavados, dependendo se não forem muito porosos, de preferência em água limpa corrente como rio, mar ou cachoeira.

Se não for possível, nada como uma boa tarde de sol para recarregar toda a sua potência energética, juntamente com uma boa noite de lua para potencializar o magnetismo da pedra.

Utilize as energias cósmicas e da natureza a seu favor.

Outra dica importante é não permitir que outras pessoas toquem no seu cristal, não deixe que outras energias interfiram na pedra.

Um pouquinho de história sobre o quartzo

A palavra cristal vem do grego krustallos e significa tanto gelo quanto quartzo.

Antigamente pensava-se que o quartzo incolor fosse gelo supercongelado, de modo que nunca derretia.

“O quartzo é um desses minerais mais comuns. Ele está presente nos três tipos de rocha que existem no planeta, as sedimentares, as ígneas e as metamórficas. Quando aparecem em soluções aquosas nas cavidades das rochas, as moléculas de quartzo podem se agrupar na forma de cristais”, diz o geólogo Darcy Pedro Svisero, da USP.

Segundo a geóloga Monica Correa, o cristal de rocha, ou quartzo hialino, é uma das principais variedades geológicas do quartzo em seu estado ideal, sendo incolor e transparente.

O quartzo é incolor quando puro, mas pode assumir qualquer cor devido às inclusões de outros elementos e minerais em sua estrutura.

Se puro, o quartzo é incolor, transparente, cristalino e muito rígido, e pode ser encontrado em várias regiões do Brasil.

A Bahia tem sido, juntamente com Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, destaque na produção de gemas naturais, sendo que no Brasil encontra-se uma das maiores reservas desse mineral do mundo.

Só no solo baiano, acredita-se que existam mais de 30 variedades geomorfológicas, encontradas nas Serras do Espinhaço e Chapada Diamantina, sendo utilizado, hoje, principalmente, para produção de joias.

Sobre a origem das cores

Dentre as principais variedades coloridas estão o

  • quartzo rosa,
  • a ametista (violeta),
  • citrino (amarelo),
  • quartzo fumê (cinza a marrom),
  • quartzo verde,
  • quartzo azul…

Mas existem ainda muitos outros.

A cor é um fenômeno que ocorre nos cristais quando eles absorvem, refletem ou transmitem a luz. Ela não é causada apenas pela composição química do mineral, mas também pela presença de inclusões, pelo seu arranjo atômico e por impurezas e defeitos na sua estrutura cristalina.

Preço de mercado

O quartzo rosa tem diferentes preços no mercado, variando de R$ 200,00 a R$ 800,00 o quilo, dependendo das propriedades e características.

Cristais quase transparentes (diz-se quase porque a sua transparência nunca é total), atingem preços mais elevados no mercado.

Além do Brasil, cuja produção é a mais abundante, o quartzo rosa pode ser extraído nos Estados Unidos e no Japão, sendo que a variedade da gema mais valiosa vem de Madagáscar, por ser um dos quartzos mais translúcidos.

Talvez te interesse ler também:

A cruel origem de pedras e cristais que ninguém quer saber

30 Pedras Preciosas → Significado e Benefícios (FOTOS)

Deitar sobre pedras aquecidas pelo sol pode ajudar na cura das dores articulares e outras doenças

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental para o sucesso das relações




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...