Como Prevenir a Demência: Novo Estudo Revela Fatores de Redução de Risco


Demência e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer afetam milhões de pessoas em todo o mundo, mas um novo estudo aponta para maneiras de reduzir o risco de desenvolvê-las. Conheça três fatores modificáveis importantes que podem desempenhar um papel crucial na proteção contra a demência, se você quiser manter seu cérebro lúcido.

Poluição Atmosférica

A exposição à poluição do ar, especialmente aquela proveniente do tráfego, está emergindo como um fator de risco significativo para a demência. Estudos mostraram uma associação entre a má qualidade do ar, devido aos altos níveis de partículas finas (PM 2,5) provenientes do tráfego, e o aparecimento da doença de Alzheimer em pessoas geneticamente predispostas. A poluição atmosférica foi adicionada à lista de fatores de risco modificáveis ​​para a redução da demência, destacando a importância de limitar a exposição a esse tipo de poluição.

Consumo de Álcool

Beber menos álcool é outro fator que pode ajudar a reduzir o risco de demência. O consumo excessivo de álcool ao longo do tempo pode prejudicar o funcionamento do cérebro e aumentar o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. Reduzir o consumo de álcool pode ser uma maneira eficaz de proteger o cérebro e diminuir as chances de desenvolver demência.

Prevenção da Diabetes Tipo 2

A prevenção da diabetes tipo 2 também é crucial na redução do risco de demência. Estudos têm mostrado uma forte ligação entre diabetes tipo 2 e demência, sugerindo que controlar os níveis de açúcar no sangue pode ajudar a proteger o cérebro contra danos. Adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e exercícios regulares, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2 e, por sua vez, reduzir o risco de demência.

Esses fatores de risco modificáveis destacam a importância de adotar um estilo de vida saudável e tomar medidas para proteger o cérebro contra danos. Ao fazer escolhas saudáveis ​​e evitar exposições prejudiciais, podemos ajudar a reduzir o risco de desenvolver demência e outras doenças neurodegenerativas.

O estudo The effects of genetic and modifiable risk factors on brain regions vulnerable to ageing and disease foi publicado na revista Nature Communications.

Talvez te interesse ler também:

Como envelhecer mantendo o cérebro e a mente saudáveis?

Ter um cachorro faz bem ao cérebro e ajuda a tratar doenças neurológicas

Vitamina B: a melhor vitamina para manter o cérebro jovem e saudável

Bebidas proteicas fazem bem aos “músculos” do cérebro, diz pesquisa

O cérebro das mulheres é três anos mais jovem que o cérebro dos homens. Um estudo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...