Cerveja sem Álcool: Todos os Benefícios e Vantagens


A cerveja é uma bebida amplamente apreciada em todo o mundo, mas nem todos podem ou desejam consumir bebidas alcoólicas. Para atender a esse público, a cerveja sem álcool tem ganhado popularidade como uma alternativa saborosa e saudável. Neste artigo, exploraremos o que é cerveja sem álcool, seus benefícios, e responderemos algumas perguntas frequentes sobre essa bebida.

O que é cerveja sem álcool, como é feita e quais ingredientes contém

A cerveja sem álcool, como o nome sugere, possui teor alcoólico muito baixo ou nulo, geralmente inferior a 0,5% de álcool por volume. Sua produção envolve um processo chamado “desalcoolização”, onde a cerveja tradicional passa por uma técnica de remoção do álcool, preservando o sabor e aroma.

Os ingredientes básicos da cerveja sem álcool são semelhantes aos da cerveja tradicional: água, malte de cevada, lúpulo e levedura. A diferença está na etapa de desalcoolização, onde o álcool é removido, mas os demais componentes permanecem quase inalterados.

Vantagens de beber cerveja sem álcool

O álcool é uma substância tóxica e psicoativa, associada a milhões de mortes globalmente por ano. Mesmo o consumo moderado e regular pode aumentar o risco de fibrilação atrial (FA), especialmente no caso de cerveja e cidra, devido a fatores como obesidade, distúrbios respiratórios do sono e hipertensão arterial.

Cientes dos impactos do consumo de álcool na saúde, muitas pessoas estão preferindo cerveja sem álcool pelas seguintes vantagens:

Hidratação e Refrescância

A cerveja sem álcool é uma ótima opção para hidratação e refrescar em dias quentes, pois não causa desidratação como bebidas alcoólicas.

Menos Calorias

A cerveja sem álcool tem menos calorias em comparação com a cerveja tradicional, sendo uma escolha mais leve para quem se preocupa com a ingestão calórica.

  • 1 Latinha de cerveja normal – 350 ml – contém 151 calorias
  • 1 Cerveja long neck sem álcool – 355 ml – contém   82 calorias  

Evitar Efeitos do Álcool

Para aqueles que não podem ou preferem evitar bebidas alcoólicas, a cerveja sem álcool permite que desfrutem do sabor da cerveja sem os efeitos do álcool.

Ideal para Grupos Específicos

Gestantes, lactantes, motoristas, atletas e pessoas com problemas de saúde que necessitam evitar álcool podem desfrutar da cerveja sem álcool sem preocupações.

Cerveja sem álcool traz algum benefício à saúde?

A cerveja é feita de malte de cevada, lúpulo e levedura, e é rica em compostos naturais de plantas conhecidos como polifenóis. Estes polifenóis, especialmente aqueles provenientes do malte, são considerados benéficos para a saúde, auxiliando na circulação, redução da pressão arterial e combate à inflamação.

Podemos listar alguns benefícios da cerveja sem álcool, dessa maneira:

  1. A cerveja sem álcool pode melhorar a saúde cardiovascular devido aos polifenóis que contém, reduzindo a pressão arterial e a inflamação.
  2. O silício presente na cerveja sem álcool pode reduzir o risco de osteoporose.
  3. A cerveja sem álcool promove um melhor metabolismo do cobre, reduzindo a gravidade de uma deficiência deste mineral.
  4. Os compostos no lúpulo da cerveja sem álcool podem melhorar os padrões de sono e promover um sono melhor.
  5. O consumo de cerveja sem álcool pode reduzir os sentimentos de ansiedade e estresse.

No entanto, é essencial consumir com moderação, pois mesmo as cervejas sem álcool têm calorias vazias e podem conter carboidratos que, em excesso, podem levar a problemas de saúde, como ganho de peso.

A cerveja sem álcool não é uma opção necessariamente saudável, mas pode ser uma escolha mais adequada para reduzir o consumo de álcool e melhorar a qualidade do sono.

Buscar fontes mais saudáveis de polifenóis, como frutas, vegetais e ervas, é recomendado para aumentar sua ingestão desses compostos benéficos.

FAQs: Perguntas Frequentes

Pode beber cerveja sem álcool e dirigir?

Sim, a cerveja sem álcool tem um teor alcoólico zero ou tão baixo que não afeta a capacidade de dirigir com segurança.

Cerveja sem álcool engorda?

A cerveja sem álcool possui menos calorias que a cerveja tradicional, sendo uma opção mais leve para quem busca manter o peso, mas mesmo assim pode engordar se consumida sem moderação.

Cerveja sem álcool faz mal ao fígado?

Não, a cerveja sem álcool não apresenta riscos ao fígado, pois o teor alcoólico é insignificante.

Cerveja sem álcool é mais saudável?

Em comparação com a cerveja alcoólica, a cerveja sem álcool tem benefícios como hidratação, menos calorias e ausência dos efeitos negativos do álcool, o que pode ser considerado uma opção mais saudável, mas não é uma bebida de todo saudável. Existem melhores opções.

Pode beber cerveja sem álcool todo dia?

Beber cerveja sem álcool moderadamente é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, o consumo excessivo de qualquer bebida pode não ser benéfico para a saúde geral.

RESUMO

A cerveja sem álcool é uma alternativa refrescante e saborosa para aqueles que desejam evitar bebidas alcoólicas. Produzida através da remoção do álcool da cerveja tradicional, mantém a maioria dos sabores e aromas. Seus benefícios incluem hidratação e menor teor calórico. Mas mesmo assim, deve ser consumida com moderação, pois contém calorias vazias.

Fontes: 

  1. Integrisok
  2. BBC good food
  3. Upstream Beer Company
  4. Casey et al. Silicon in beer and brewing. Journal of the Science of Food and Agriculture, Fevereiro 2010; DOI: 10.1002/jsfa.3884
  5. Moore, R J; Klevay et al. Beer improves copper metabolism and increases longevity in Cu-deficient rats. FASEB Journal (Federation of American Societies for Experimental Biology), Setembro 1989. DOI: 10.1093/ajcn/51.5.869

Talvez te interesse ler também: 

Bebedores pesados NÃO são mais resistentes ao álcool, diz estudo

Notívagos vivem menos, mas isso não tem a ver com o sono

Você é alcoólatra? Avalie-se por esses sinais e faça o teste




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...