Bebedores pesados NÃO são mais resistentes ao álcool, diz estudo


Não é verdade que bebedores pesados são mais resistentes a grandes quantidades de álcool. Um novo estudo realizado pela Universidade de Chicago revela que essa crença é apenas um mito urbano. Embora muitas pessoas acreditem que bebedores pesados sejam mais resistentes ao álcool e possam lidar melhor com a ressaca ou recuperar a sobriedade mais rapidamente, o estudo mostra que isso não é verdade.

A autora sênior do estudo, professora Andrea King, explica que a tolerância ao álcool na verdade depende da quantidade consumida, da velocidade do consumo e do tempo decorrido após a ingestão.

O estudo

O estudo analisou os efeitos do álcool em três grupos de participantes: bebedores leves, bebedores sociais pesados e pessoas com transtorno de uso de álcool.

Os bebedores leves foram definidos como aqueles que consumiam até seis doses “padrão” de álcool por semana, os bebedores sociais pesados como aqueles que consumiam pelo menos 10 doses “padrão” por semana e bebiam de uma a cinco vezes por mês, e as pessoas com transtorno de uso de álcool como aquelas que consumiam 28 ou mais doses por semana (para homens) e 21 doses ou mais por semana (para mulheres), com pelo menos 11 episódios de consumo excessivo de álcool por mês.

O estudo mostrou que as pessoas com transtorno de uso de álcool e os bebedores sociais pesados demonstraram maior tolerância à primeira dose intoxicante de álcool em comparação com os bebedores leves. No entanto, quando submetidos a uma dose mais alta, as pessoas com transtorno de uso de álcool apresentaram 50% mais comprometimento mental e motor do que quando receberam a dose mais baixa e não recuperaram seu desempenho básico mesmo após três horas.

Portanto, o estudo destaca os limites da tolerância ao álcool, mostrando que mesmo aqueles com experiência em beber não estão imunes aos efeitos do álcool. Isso ressalta a importância de compreender os efeitos do álcool e os limites individuais de cada pessoa.

Leia na íntegra o estudo -> Holding your liquor: Comparison of alcohol-induced psychomotor impairment in drinkers with and without alcohol use disorderpublicado na revista Alcohol: Clinical and Experimental Research.

Talvez te interesse ler também:

18 dias sem beber melhora a fluência verbal e a memória

Beber 1 cerveja ou 1 copo de vinho por dia envelhece o cérebro em 2 anos

O que acontece ao corpo se você não beber álcool por 1 mês?

18 Sérios Motivos para Parar de Beber

Em nome da saúde física e mental: jovens estão bebendo menos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...