18 dias sem beber melhora a fluência verbal e a memória


Você está se sentindo cansado mentalmente, com dificuldade de aprendizagem, tem perdas de memória? Pare de beber e veja o que acontece com seu cérebro. Segundo uma nova pesquisa, parar de beber melhora a cognição em menos de 3 semanas.

É o que demonstrou um recente estudo francês. Aqueles que pararam de beber, apresentam uma melhora significativa na memória, fluência verbal e outros parâmetros cognitivos, depois de terem ficado apenas 18 dias sem álcool.

Os benefícios neuropsicológicos foram percebidos inclusive pessoas com Transtorno de Uso de Álcool – TUA), ou seja, em alcoólatras.

Assim como parar de fumar, parar de beber traz benefícios físicos e mentais imediatos. Em menos de 3 semanas, já é possível notar as melhorias cognitivas, de memória, na fluência verbal e em métricas visuoespaciais.

Leia também:

O estudo

Desenvolvido por uma equipe francesa de pesquisa,  o estudo envolveu 32 pacientes com Transtorno de Uso de Álcool. A maioria homens (24) de idade média de 45,5 anos.

Os participantes foram submetidos ao teste de Avaliação de Comprometimento Neuropsicológico Relacionado ao Álcool (BEARNI), o padrão-ouro em pesquisas científicas para determinar o impacto da bebida na cognição.

Os participantes conseguiram parar de beber com a ajuda de um programa específico de desintoxicação alcoólica, seguindo uma terapia oral à base de vitamina B1 (tiamina), que é a vitamina mais afetada no metabolismo do álcool e, portanto, deficiente em alcoólatras.

Leia também:

Os participantes fizeram o teste BEARNI 8 dias após o início da terapia, e 60% deles ainda exibiam várias deficiências cognitivas. Após 18 dias, quando o teste foi repetido, notou-se uma melhora significativa em 63% nos resultados dos testes.

Os testes revelaram aprimoramentos relacionados à fluência verbal, memória e métricas visuoespaciais. A melhora ocorreu mais cedo do que a observada em outros estudos conduzidos anteriormente.

Embora 32 pacientes seja uma amostra minúscula, as descobertas são animadoras e representam esperança e motivação para estimular todos aqueles que lutam contra o vício do álcool.

Quantos profissionais estão perdendo suas capacidades mentais por causa do álcool?

Os detalhes da pesquisa “Early Improvement of Neuropsychological Impairments During Detoxification in Patients with Alcohol Use Disorder” foram publicados na revista científica especializada Alcohol and Alcoholism.

Talvez te interesse ler também:

O que acontece ao corpo se você não beber álcool por 1 mês?

18 Sérios Motivos para Parar de Beber

Ajude um parceiro a parar de fumar, seguindo essas dicas

Afinal é melhor parar de beber ou diminuir a quantidade de álcool?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...