Em nome da saúde física e mental: jovens estão bebendo menos


Cerveja, no calor do Brasil, é a bebida perfeita para todo e qualquer tipo de comemoração, certo? Desce como água e tem baixo teor alcoólico, gelada é refrescante e socialmente aceita (é até estimulada). Só que não! Dá barriga e ressaca, custa caro e tem tantos outros malefícios. Os jovens não querem mais saber disso!

Segundo uma matéria publicada na Folha de São Paulo, os jovens estão abandonando as bebidas alcoólicas como sinônimo de saúde e autocuidado. E não só no Brasil. No mundo todo, esse fenômeno pode estar em curso.

Um estudo inglês recém-publicado aponta um declínio no consumo de bebidas alcoólicas nos últimos 20 anos por jovens ingleses de 12 a 19 anos. Os motivos?

  • A mudança de práticas de socialização,
  • a diminuição da acessibilidade ao álcool
  • e mudanças de atitudes em relação ao risco e ao autocontrole.

Ou seja, o álcool perdeu, ou vem perdendo, o glamour entre os jovens. A única coisa que seria ruim, vendo pelo estudo inglês, é a questão da sociaização. O álcool socializa e, talvez, os jovens estejam bebendo menos porque estão socializando menos.

No Brasil, segundo a Folha, entre os motivos da diminuição está também o preço da bebida. Quem não bebe gasta menos e sobra dinheiro para coisas mais importantes. Mas a saúde mental e física foram os motivos mais comentados sobre parar de beber (ou diminuir).

Eu bebo sim…

Estou vivendo… A questão é beber para comemorar e beber para chorar. Beber é viver para muitos de nós, brasileiros. Na repostagem da Folha, alguém conta que bebia quando estava triste e bebia quando estava feliz. Beber é sempre um motivo. No dia seguinte ressaca. Para alguns, Síndrome do Pânico e por aí vai.

Muitos entrevistados disseram que se sentem mais dispostos, mais saudáveis, focados e felizes sem o álcool.

O único efeito colateral de não beber é ter de dar satisfações à sociedade.

Tem gente que não bebe está morrendo…

A nossa cultura alcoolista é assim, se você não bebe, você está morrendo, está com algum problema de saúde quando, para muita gente, não beber é a própria saúde.

Mas as coisas estão mudando.

Existem grupos nas redes sociais de pessoas que deixaram de beber e se apoiam umas às outras. Um desses grupos é o @chapadinhasdeendorfina. Muita gente para de beber por motivos religiosos, de saúde,  econômicos e ou porque simplesmente não gostam mas, em uma cultura alcoolista, beber é quase uma obrigação. Graças a esses grupos, ser abstêmio no Brasil está deixando de ser tabu.

Beber faz mal?

Alguns estudos dizem que há benefícios em beber. Os antioxidantes do vinho, o relax da cerveja, a socialização, sobretudo. Mas outros estudos revelam que beber faz mal e não existe quantidade segura de álcool. O álcool é tóxico e ponto.

Para quem consegue beber socialmente, pouco e de vez em quando, ótimo. Para aqueles que não conseguem, podem tentar parar de beber por um tempo. Existem grupos de ajuda. Você não estará sozinho. Para muita gente, beber, não tem mais sentido.

Fontes:

  1. Folha de São Paulo
  2. Young people’s explanations for the decline in youth drinking in England

Talvez te interesse ler também:

Quer mudar algo? São necessários 21 dias para mudar ou criar novo hábito

18 Sérios Motivos para Parar de Beber

18 dias sem beber melhora a fluência verbal e a memória




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...