Notívagos vivem menos, mas isso não tem a ver com o sono


Um grande estudo realizado na Finlândia, que acompanhou mais de 23.000 pessoas ao longo de 37 anos, sugere que os notívagos têm maior risco de mortalidade prematura. No entanto, a causa desse aumento de risco não está relacionada diretamente ao horário do sono, mas sim, aos comportamentos que os noturnos adotam durante as horas em que a maioria das pessoas está dormindo. A pesquisa constatou que o maior consumo de tabaco e álcool entre os notívagos é o fator principal para o aumento do risco de mortalidade.

Não é o horário o problema

As taxas de mortalidade entre os noturnos que são bebedores leves e não fumantes não diferiram significativamente das taxas dos madrugadores. Isso indica que a escolha de um estilo de vida pouco saudável tem um impacto maior na saúde do que a preferência natural por ser uma pessoa noturna ou matutina.

O estudo concluiu que o cronotipo, ou seja, ser noturno ou matutino, não contribui independentemente para a mortalidade. O Dr. Christer Hublin, autor correspondente do estudo, ressaltou que o aumento do risco de mortalidade associado aos noturnos está principalmente relacionado ao maior consumo de tabaco e álcool.

O estudo

Ao contrário de pesquisas anteriores que não consideraram os estilos de vida dos participantes, essa análise levou em conta fatores como consumo diário de álcool, tabagismo, índice de massa corporal (IMC) e presença de doenças crônicas. Os participantes foram categorizados como matutinos ou noturnos com base em suas respostas a questionários. A comparação entre os grupos indicou que os noturnos eram mais jovens e apresentavam um maior consumo de álcool e tabaco.

Inicialmente, os noturnos apresentaram um risco de mortalidade 21% maior do que os matutinos, mas quando fatores adicionais foram considerados, o risco geral de mortalidade excessiva nos noturnos caiu para 9%. As principais causas de morte relacionadas aos noturnos foram doenças relacionadas ao álcool e envenenamento acidental, além de mortes por câncer de pulmão e vias aéreas associadas ao tabagismo.

Leia também:

Em resumo, a pesquisa destaca que os noturnos têm um risco ligeiramente maior de mortalidade prematura, mas esse risco está diretamente ligado ao maior consumo de tabaco e álcool, não ao simples fato de ser uma pessoa noturna. Portanto, é importante adotar um estilo de vida saudável, independentemente do seu cronotipo.

Leia aqui na íntegra o estudo Chronotype and mortality – a 37-year follow-up study in Finnish adults

Talvez te interesse ler também:

Dormir com máscara melhora a memória e outras funções cognitivas

Dormir bem ajuda a viver melhor. Os conselhos para um bom repouso

Os Ensinamentos e a Simbologia da CORUJA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...