Em Qualquer Idade: Parar de Fumar traz Grandes Benefícios para a Saúde


O hábito de fumar é conhecido por apresentar inúmeros riscos à saúde, incluindo um aumento significativo no risco de morte prematura. No entanto, um novo estudo revela que parar de fumar pode proporcionar benefícios substanciais para a saúde, independentemente da idade em que se decide largar o vício.

Contrariando a crença comum de que é tarde demais para abandonar o cigarro após muitos anos de tabagismo, a pesquisa destaca os benefícios rápidos e substanciais de parar de fumar, independentemente da idade.

Realizado por uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Escola de Saúde Pública “Dalla Lana”, em Toronto, Canadá, em colaboração com colegas da Universidade do Ártico da Noruega e de outras instituições, o estudo analisou dados de saúde de 1,48 milhão de adultos em quatro países diferentes: Canadá, Noruega, EUA e Reino Unido.

Os pesquisadores acompanharam esses participantes ao longo de um período de 15 anos, durante os quais ocorreram 122.697 mortes. Os resultados mostraram que parar de fumar reduz significativamente o risco de morte em todas as idades. Mesmo aqueles que abandonaram o hábito mais tarde na vida experimentaram benefícios consideráveis para a saúde.

Comparando fumantes atuais, ex-fumantes e não fumantes, os pesquisadores descobriram que fumar aumenta quase três vezes o risco de morte em relação aos não fumantes. Aqueles que pararam de fumar entre os 40 e os 79 anos viveram, em média, 12 a 13 anos a menos do que os não fumantes. No entanto, parar de fumar em qualquer idade foi associado a uma sobrevida mais longa.

Aqueles que abandonaram o hábito antes dos 40 anos tiveram uma esperança de vida comparável à daqueles que nunca fumaram. Os benefícios de parar de fumar foram evidentes em todas as faixas etárias. Para aqueles com menos de 40 anos, parar de fumar há menos de 3 anos reduziu o risco de morte em até 95% para mulheres e 90% para homens. Mesmo para aqueles entre 40 e 59 anos, parar de fumar resultou em uma redução significativa no risco de morte prematura.

O professor Prabhat Jha, diretor executivo do Centro de Pesquisa em Saúde Global da Unity Health Toronto, destacou a eficácia rápida e significativa de parar de fumar na redução do risco de morte. Ele enfatizou que nunca é tarde demais para abandonar o vício e que ajudar as pessoas a parar de fumar é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde pública.

Os resultados deste estudo oferecem esperança e incentivo para aqueles que desejam parar de fumar, independentemente da idade. Ao abandonar o cigarro, as pessoas podem não apenas melhorar sua qualidade de vida, mas também prolongar sua sobrevida e reduzir significativamente o risco de doenças graves associadas ao tabagismo.

Os detalhes da pesquisa “Smoking Cessation and Short- and Longer-Term Mortality” foram publicados  na revista científica NEJM Records.

Talvez te interesse ler também:

Tabagismo acelera o envelhecimento, mas parar pode reverter o processo, diz estudo

De castigo, fumar olhando pra parede é técnica brasileira contra o tabagismo

Fumar diminui o tamanho do pênis. Especialistas alertam

Pare de fumar se não quiser ficar banguela

Quanto menos pessoas fumam, outras mais param de fumar

O que acontece em seu corpo quando você para de fumar? De 20 minutos a 15 anos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...