Tabagismo acelera o envelhecimento, mas parar pode reverter o processo, diz estudo


Um estudo apresentado no Congresso Internacional da Sociedade Europeia de Medicina Respiratória de 2023, em curso em Milão, revelou que o ato de fumar acelera o processo de envelhecimento. Os pesquisadores constataram uma forte ligação estatística entre o tabagismo e a redução do comprimento dos telômeros, que são as extremidades dos cromossomos responsáveis por proteger o DNA. Esta pesquisa foi conduzida por Feng Chen e Siyu Dai, cientistas da Universidade de Hangzhou, que analisaram dados genéticos de aproximadamente meio milhão de britânicos armazenados no Biobanco do Reino Unido.

Os telômeros, que são como “capas” nas pontas dos cromossomos, protegem o DNA de danos e desgastes. Quando ocorre a divisão celular, os telômeros naturalmente encurtam, um processo chamado de senescência celular.

O encurtamento e o alongamento dos telômeros são influenciados por múltiplos fatores, tanto ambientais quanto genéticos, incluindo estilo de vida, estresse, inflamação, idade e outros. Esses fatores também estão associados ao risco de doenças como diabetes tipo 2, câncer e outras condições de saúde. Portanto, não surpreende o fato de que o tabagismo esteja intimamente ligado ao encurtamento acelerado dos telômeros. No entanto, uma descoberta importante foi que, ao parar de fumar, os telômeros tendem a se alongar novamente, indicando uma reversão do processo de envelhecimento celular.

Além disso, o estudo demonstrou que quanto mais cigarros alguém fuma por ano, mais significativo é o encurtamento dos telômeros. Os resultados também sugerem que quem nunca fumou tem telômeros mais longos, enquanto ex-fumantes apresentam melhorias em relação aos fumantes ativos, embora essa diferença não tenha sido estatisticamente significativa.

Em resumo, o estudo destacou a forte correlação entre o tabagismo e o encurtamento dos telômeros, que desempenham um papel vital na saúde celular e no processo de envelhecimento. Parar de fumar foi associado a uma reversão positiva desse processo.

As descobertas da pesquisa “The causal relationship between smoking conditions and telomere length: a mendelian randomization study in UK biobank” foram apresentadas durante o Congresso Internacional de 2023 da Sociedade Europeia de Medicina Respiratória em Milão, na Itália.

Fonte: Fanpage.it

Talvez te interesse ler também:

Tratamentos Naturais para Parar de Fumar

Conheça TODOS os malefícios do cigarro e pare agora de fumar

Fumar: riscos aumentam até para quem fuma 1 cigarro por dia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...